Visto que as dinâmicas de grupos proporcionam diversos benefícios, dentre esses, a socialização, a troca de conhecimentos e experiências e uma melhor desenvoltura aqueles que participam, consideramos interessante trazer alguns modelos de dinâmicas de grupos para socializar com vocês.

Fique atento aos procedimentos e não esqueça de praticá-las. Um aspecto que considero interessante de salientar é que depois de realizar essas dinâmicas de grupo, você observe e analise se houve ou não mudanças a partir dos objetivos que você propôs. Caso não tenha atingido, é interessante que elabora ou escolha outras dinâmicas de acordo com aquilo que você objetiva.

Pensamos em trazer algumas dinâmicas de grupo que fossem rápidas e divertidas. Querem conhecê-las? Continuem a leitura!

Dinâmicas de grupo e seu passo a passo

Dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo

Vou dar exemplos de 3 dinâmicas de grupos que são perfeitas para quebrar o gele e animar todos.

  • Trem da alegria;
  • Estoura o balão;
  • Semelhanças;

Vamos então entender como funciona cada uma delas e quais seus objetivos.

Dinâmica de grupo ‘Trem da Alegria’

Esta é uma dinâmica que não necessita de materiais, e sim apenas uma sala para que seja desenvolvida. Tem por objetivo fazer com que as pessoas elogiem umas às outras, com o propósito de melhor o dia dessas pessoas.

Passo a passo:

  1. Primeiramente, deve-se disponibilizar um tempo para que os participantes se conheçam, caso ainda não tenham afinidades. É interessante solicitar que prestem atenção em qualidades das pessoas que estão conversando (se são sorridentes, sérios, simpáticos, etc), assim como o nome delas.
  2. Posterior a isso, o condutor da dinâmica organizará um trenzinho da alegria. O processo se dará da seguinte forma: um dos participantes chama um colega pelo nome e cita uma qualidade que notou nesta pessoa, e solicita que se junte a ela no trenzinho da alegria.
  3. Em seguida, o participante que foi chamado repete o processo, chamando outro colega. Todos devem ser chamados, e repetir a mesma ação, formando assim, um trem da alegria completo.

Dinâmica de grupo ‘Estoura o balão’

Esta dinâmica pretende divertir as pessoas que estão participando. Tem por objetivo fazer com que os participantes ao mesmo tempo que “ataque” seu colega, se proteja do “ataque” do mesmo.

Não necessita de materiais muito elaborados, mas sim, de dois balões por pessoa e barbante.

Passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, pede-se para que cada participante utilizem os barbantes para amarrar os balões em sua cintura. Pode dividir o grande grupo em duas equipes e fazer uma disputa, ou fazer todos em conjunto.
  2. Posterior a isso, as pessoas tem o desafio de estourar o balão da equipe adversária ou de um/a colega qualquer, mas ao mesmo tempo se proteger para que o seu balão não seja estourado.
  3. Se a dinâmica for organizada em forma de disputa, pode-se estipular um tempo para que as pessoas tendem estourar os balões do grupo adversário, e no final desse tempo contar quantos balões foram estourados e qual grupo teve menos balões estourados, e consequentemente saiu vencedor.
  4. É interessante prestar atenção nas estratégias que as pessoas ou os grupos empregam para estourar e, ao mesmo tempo, proteger seus balões.
  5. Apesar de ser um jogo um pouco competitivo, proporciona interação e diversão para as pessoas que estão participando.
Dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo

Dinâmica de grupo ‘Semelhanças’

Nesta dinâmica é possível que as pessoas percebam que existem semelhanças entre elas, por mais sejamos diferentes. É uma dinâmica possibilita que as pessoas se conheçam um pouco mais, se maneira descontraída.

O único recurso necessário para desenvolvê-la é uma sala ampla.

Passo a passo:

  1. Primeiro passo é dividir o grande grupo em trios, e solicitar que conversem e encontrem pelo menos duas coisas que todos têm em comum.
  2. Posteriormente, é interessante que cada trio socialize essas semelhanças com o grande grupo, e por fim façam uma reflexão sobre essas semelhanças, e possivelmente, sobre algumas diferenças que encontraram ao conversar

Se está lendo esse artigo é por que procurou algo relacionado a dinâmica de grupos. Bom, pensamos em trazer elementos básicos para discutir sobre esse tema. Se pretende saber mais sobre dinâmicas de grupo, assim como sua função, seus benéficos e seu desenvolvimento, está no lugar certo. Preparamos um artigo resumindo esses aspectos. Acompanhe a leitura!

Dinâmica de grupos – o que é?

Alguns benéficos que a dinâmica de grupo pode proporcionar…
Desenvolvimento de dinâmicas por meio de jogos Boa leitura!

Dinâmica de grupos – o que é?

A dinâmica de grupo é uma atividade que tem por objetivo unir, divertir, apresentar e promover conhecimentos. Proporciona, também, o fortalecimento de determina equipe ou grupo de pessoas para que se tornem mais eficientes e produtivas.

Para além da produtividade e eficiência, a dinâmica de grupo tem um caráter socializador, e promove experiências de comunicação para as pessoas que participação desses momentos.

Dinâmica de grupo
Dinâmica de grupo

Alguns benéficos que a dinâmica de grupo pode proporcionar…

  • Equipe ou grupo mais empenhado e comprometido com o trabalho;
  • Melhorias nas relações interpessoais, pois torna o ambiente mais leve, positivo, agradável, divertido e motivador;Confianças nos colegas de trabalho;
  • Equipe mais engajada, visando o atingimento das metas/objetivos em conjunto;
  • Pessoas mais motivadas e preparadas para novas oportunidades.

Viu quantos benefícios a dinâmica de grupo pode trazer?

Após a leitura da importância dessas dinâmicas de grupo e dos benefícios que pode proporcionar para as equipes de pessoas que trabalham juntas, certamente você terá mais subsídios se decidir implementá-las em seu ambiente de trabalho.

Já participou ou sabe desenvolver alguma?

Se não participou, e faz parte de ambientes que trabalham em coletivo, sugira algumas atividades dessas. Se não conhece nenhuma, é fácil encontrar e, normalmente, são fáceis de desenvolver, e contém detalhes para que ocorra como o esperado. Aproveite!
Desenvolvimento de dinâmicas por meio de jogos.

Sabe como são desenvolvidas essas dinâmicas de grupo?

Os jogos são uma das principais maneiras possíveis. Com o objetivo de melhorar o relacionamento entre os membros de um grupo, as dinâmicas por meios de jogos proporcionam uma interação divertida, fazendo com que os participantes de sintam à vontade para se expressar e colaborar com os outros integrantes do grupo.

As dinâmicas podem ser organizadas de diferentes maneiras, dependendo do objetivo que visas, ou seja, podes desenvolver atividades que proporcionem mudanças comportamentais e que favoreça o desempenho tanto individual, quanto grupal.

Apesar de o jogo ser um dispositivo mais lúdico, os jogos são mecanismos essenciais para transmissão e/ou fixação de conhecimentos e aprendizagens. É possível, partir dos jogos e das vivências, fazer reflexões sobre comportamentos e atitudes, e em boa parte das vezes é plausível mudanças dessas ações.

O jogo como sendo uma simulação, tem caráter experimental e da chance às pessoas para que experimentem situações e coloquem suas competências e habilidades em práticas, sem correr o risco de haver consequências danosas.

Dinâmica de grupo
Dinâmica de grupo

Algumas finalidades desses jogos:

  • Construir conhecimentos;
  • Proporcionar interações entre as pessoas;
  • Fazer com que o indivíduo seja criativo e espontâneo;
  • Ampliar repertório de respostas dos participantes;
  • Experimentar simulação e diferentes comportamentos;
  • Competir, mesmo que o que vise é o processo e não o produto final (pontos).

Sabe quais locais são mais propícios para realizar as dinâmicas?

Não há espaços específicos, pois elas têm caráter formativo e, por isso, são bem-vindas em diferentes ambientes.

Abaixo elencamos alguns locais onde são possíveis essas atividades. Mas não se restrinja a eles, use sua imaginação e proporcione essas vivências em outros espaços.
As empresas são os lugares onde essas dinâmicas de grupos com mais competitividade são utilizadas.

Dinâmicas para trocas de experiências e conhecimentos também são utilizados nesses ambientes.

As escolas são outros locais onde muitas dinâmicas de grupos são utilizadas, pois possibilitam que os alunos se conheçam e experimentem outros papéis.

Quero crescer mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer aprender ainda mais com nossos artigos, aproveite a chance de ler também nosso artigo que explica tudo sobre: Dinâmica de grupo.