Área de trabalho remota do Google Chrome

A Área de trabalho remota do Google Chrome é exatamente o que o nome sugere, uma função que permite controlar outro computador, inclusive garantindo acesso a uma pessoa confiável para que controle a sua máquina e possa ajudá-lo.

Área de trabalho remota do Google Chrome
Área de trabalho remota do Google Chrome

Com o lançamento da nova versão do Chrome, conhecido como Chrome 75, o Google anunciou que a funcionalidade está disponível diretamente no navegador. Antes, para que isso fosse feito, ambos os usuários deveriam baixar um aplicativo através da loja. Agora, tudo pode ser feito por meio do navegador.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas para você ficar por dentro dessa ferramenta que pode ser bastante útil para você.

Para que usar o acesso remoto?

Acesso Remoto, aqueles que precisam de assistência podem configurar a ferramenta e gerar o “código de acesso” que será usado por quem for auxiliá-lo para efetuar o login. Aqueles que vão fornecer a ajuda podem visitar a guia “Suporte Remoto’ para inserir esse código e continuar a interagir com o computador de outra pessoa em uma janela do navegador.

O aplicativo do Google Chrome que faz isso está apresentando um aviso que incentiva os usuários a migrarem para a versão do navegador, que tem novos recursos, como o suporte aprimorado a vários monitores.

Este site se junta a aplicativos para Android e iOS que permitem acessar um computador usando o celular. O Google encerrará o suporte ao aplicativo da área de trabalho remota em 30 de junho. Os usuários tema até essa data para realizar a migração para o novo serviço.

Configurar o acesso remoto ao computador

Área de trabalho remota do Google Chrome
Área de trabalho remota do Google Chrome

Você pode configurar o acesso remoto a um computador Mac, Windows ou Linux.

  • No computador, abra o Chrome.
  • Na barra de endereço, digite remotedesktop.google.com/access.
  • Em “Configurar acesso remoto”, clique em Download
  • Siga as instruções exibidas na tela para fazer o download do app Área de trabalho remota do Google Chrome e instalá-lo.
  • Talvez seja necessário informar a senha do computador para conceder acesso ao app. Você também pode receber uma solicitação para alterar as configurações de segurança em “Preferências”.

Para usar a Área de trabalho remota do Google Chrome no Chromebook, saiba como compartilhar o computador com outra pessoa, é muito importante que você saiba como usar essa ferramenta.

Compartilhar o computador com outra pessoa

Área de trabalho remota do Google Chrome
Área de trabalho remota do Google Chrome

É possível permitir que outras pessoas acessem seu computador de maneira remota. Elas terão acesso total aos seus apps, arquivos, e-mails, documentos e histórico.

  • No computador, abra o Chrome.
  • Na barra de endereço localizada na parte superior, digite remotedesktop.google.com/support e pressione Enter.
  • Em “Receber suporte”, clique em “Download”
  • Siga as instruções exibidas na tela para fazer o download do app Área de trabalho remota do Google Chrome e instalá-lo.
  • Em “Receber suporte”, selecione Gerar código.
  • Copie o código e envie-o para quem você gostaria de conceder acesso ao seu computador.
  • Quando essa pessoa inserir seu código de acesso no site, você verá uma caixa de diálogo com o endereço de e-mail dela. Selecione Compartilhar para conceder acesso total ao seu computador.
  • Para encerrar uma sessão de compartilhamento, clique em Parar compartilhamento.

O código de acesso funcionará apenas uma vez. Caso você esteja compartilhando seu computador, será necessário confirmar a cada 30 minutos se quer continuar compartilhando.

Bloquear a Área de trabalho remota do Google Chrome

Para impedir que os usuários da rede acessem outros computadores remotamente ou que os computadores da rede sejam acessados remotamente com a Área de trabalho remota do Google Chrome, bloqueie os URLs apropriados.

Os clientes da Área de trabalho remota do Google Chrome são um site e os apps para dispositivos móveis Android e iOS. Os três usam a mesma API de serviço. Portanto, o bloqueio impede o uso da Área de trabalho remota do Google Chrome na rede.

Área de trabalho remota do Google Chrome e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre a Área de trabalho remota do Google Chrome e quer continuar aprendendo cada vez mais, aproveite para ler nosso artigo sobre: Análise ergonômica do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20