Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

O que é Assédio moral? Pensando nesse tema bastante polêmico resolvemos escrever este artigo para tirar algumas dúvidas dos trabalhadores. O artigo aborda o comportamento conhecido como assédio moral e seus vários modos de se suceder no local de trabalho. Discute, principalmente, no que se refere à conduta de empregadores, chefes e empregados no ambiente de trabalho.

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

É bom que o assunto tratado neste estudo não é fato novo, pois é verificado na convivência humana desde o princípio da história, podendo-se afirmar que surgiu praticamente junto ao trabalho. E, de acordo com fontes de pesquisa “o assédio moral existe em toda a parte”, contudo, é uma questão delicada e pouco discutida.

As políticas organizacionais de prevenção contra o caso são quase raras e incipientes e, muitas vezes, ficam apenas na prescrição legal devido à falta de interesse ou conhecimento em sua execução.

No Brasil, a legislação é bastante limitada, ainda não existe uma lei específica a respeito do assunto, e, apesar do grande transtorno que pode causar no indivíduo, a prática ainda não é considerada crime. Alguns projetos de lei estão em debate, entretanto, é preciso aprofundar os estudos sobre o assunto, porque envolvem outras áreas do conhecimento humano, em especial, as que se referem às relações interpessoais no trabalho.

Contudo, podemos ver que, ultimamente, o assunto tem sido recepcionado e sido causa de pesquisa em muitas áreas, principalmente na medicina e na área jurídica, especialmente pelo Direito do Trabalho, onde é discutido e observado que o poder do empregador para com o empregado deve ser limitado, não podendo este ser exercido de maneira abusiva, pois, caso isso ocorra, gerará ao empregado o direito de rescisão contratual, tendo o empregador a obrigação de pagar as verbas rescisórias na totalidade, além das indenizações a serem pagas tanto na esfera moral, como também na material.

O que é assédio moral?

O assédio moral é um fenômeno do ordenamento jurídico que surgiu com a evolução da sociedade e a intensificação sociológica nas relações de trabalho.

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

Tal fenômeno pode ser definido como uma humilhação. A exposição dos trabalhadores em situações de constrangimento durante a jornada de trabalho faz surgir o sentimento do trabalhador ser rebaixado, ofendido, inferiorizado e menosprezado.

Na grande maioria dos casos as humilhações partem das relações hierárquicas autoritárias com comportamentos assimétricos que partem de chefes e são dirigidas aos subordinados durante um longo período, desestabilizando a relação da vítima com o seu próprio ambiente de trabalho, forçando o empregado muitas vezes a desistir do emprego.

Quais são as consequências de sofrer um assédio moral?

A vítima passa a ser vista de maneira negativa, inferiorizada pois é isolada do grupo de trabalho sem explicações.

Com tais atitudes e com o receio do desemprego, a vítima perde sua autoestima pautada pela vergonha da humilhação vivida, o que gera danos irreparáveis à sua saúde.

A humilhação, se praticada por longos períodos, pode interferir na vida do trabalhador de modo direto e em todos os setores da vida do assediado, ocasionando graves danos à sua saúde física e mental podendo, inclusive, evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego e até mesmo a morte.

Essas atitudes praticadas resultam inegavelmente em um dano moral e para que este seja configurado é necessária a presença da conduta que vise humilhar, ridicularizar, menosprezar, inferiorizar, rebaixar, ofender o trabalhador, causando-lhe sofrimento psíquico e físico.

Como identificar um Assédio moral?

A conduta abusiva por comportamentos, atos, gestos, palavras que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa caracterizam o Assédio Moral.

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

Se configurada a ocorrência do assédio moral, surge automaticamente a sensação de fracasso e inutilidade do assediado, persistindo inclusive graves consequências na vida familiar e social do empregado, que evita buscar consolo junto à família e até mesmo a amigos mais próximos por acreditar que está exagerando ou por não desejar admitir sua suposta fraqueza.

Por diversas vezes a própria família, e amigos próximos auxiliam o processo para desencadear pioras no quadro psicológico do indivíduo, questionando a visão do assediado por acreditar que há um exagero na narrativa deste.

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: De volta ao trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20