Quer saber tudo sobre a profissão de auditor fiscal do trabalho? Então você está no lugar certo. Aqui você vai ter acesso a um resumo completo com informações valiosas sobre essa profissão que é vital para o trabalhador brasileiro.

Auditor fiscal do trabalho
Auditor fiscal do trabalho

Nunca antes na história do Brasil as relações entre patrão e empregado passaram por tanta turbulência. Com o advento das reformas feitas no governo Michel Temer, muitos trabalhadores ficaram sem saber quais são os seus direitos e sem saber a quem recorrer.

É fato que muita gente ainda se submete a trabalhos desumanos para garantir o seu sustento e sofre com a exploração de gente gananciosa. Veja agora tudo sobre o auditor fiscal do trabalho!

O que é?

O auditor fiscal do trabalho é na verdade o agente do estado que tem o dever de fiscalizar se as leis trabalhistas estão sendo respeitadas em defesa do trabalhador. Geralmente os auditores fiscais estão ligados ao MTE (Ministério de Trabalho e Emprego).

Muita gente se pergunta se fiscalizar é a única tarefa dos auditores e a resposta é sim, mas diferente do que pensam eles tem sempre muito trabalho a fazer. Imagine a quantidade de denúncias por dia feitas por trabalhadores que têm seus direitos violados, é um trabalho que parece não ter fim.

Apuração, visita e encaminhamento de multas e processos a justiça do trabalho essas são uma das muitas atribuições do auditor.

Onde trabalha?

Para encontrar um auditor fiscal do trabalho é necessário ir até alguma filial do ministério do trabalho. A localização de seu escritório pode variar de acordo com a estrutura da justiça de cada estado, porém é comum achar eles nas chamadas delegacias do trabalho.

As delegacias regionais do trabalho ou DRTs estão espalhadas de acordo com a quantidade de processos de cada município e visam sempre atender o trabalhador em um ambiente discreto e bem localizado.

Como falar com um auditor fiscal do trabalho?

Para falar com algum auditor fiscal do trabalho é preciso fazer uma denúncia de descumprimento das leis ou desrespeito a algum direito dentro do ambiente de trabalho. E o trabalhador deve usar um dos canais de comunicação da Delegacia do trabalho mais próxima ou fazer uma denuncia ao Ministério através do telefone.

Auditor fiscal do trabalho
Auditor fiscal do trabalho

o Número 158 é um canal direto com o ministério do trabalho onde você trabalhador pode denunciar desde situações de trabalho escravo e insalubridade, até assédio moral cometido por empregadores em qualquer lugar do Brasil.

Vistorias do auditor fiscal do trabalho

As vistorias do auditor fiscal do trabalho são feitas de acordo com as denúncias para verificar se as informações são verdadeiras. Casos confirmados são autuados imediatamente ou seguem encaminhados para a autoridade judicial legal.

Auditor fiscal do trabalho
Auditor fiscal do trabalho

Já os casos que não são confirmados, saem da mesa do auditor e são arquivados por falta de provas. Vale ressaltar que antes da visita ainda pode existir uma investigação preliminar que observe se as documentações e certificados da empresa estão em dias com as normas brasileiras.

Concursos para auditor fiscal do trabalho

Se você é um concurseiro de plantão temos boas notícias a quantidade de vagas para auditor tem crescido nos últimos anos. Assim, se você sonha com a carreira pública e acha que esse é o seu caminho, persista até conseguir.

Com salários atrativos em todos os estados se tornar auditor fiscal do trabalho é o desejo de muita gente. Um auditor pode chegar a ganhar R$ 20.000,00 de salário, uma sifra bem grande se comparada a alguém que exerce a mesma função no setor privado.

Auditor fiscal do trabalho e muito mais!

Se você chegou até aqui agora conhece tudo sobre o que é e como se tornar um auditor fiscal do trabalho. Para mais informações como essa acesse também: Como patentear uma marca.