Conseguir um emprego de registro na carteira está complicado nos dias atuais.
A alta de pessoas em busca de emprego, os jovens que chegam a maior idade e saem em busca do seu primeiro emprego e agora também o aumento da idade para se aposentar fazem com que o mercado de trabalho se torne cada vez mais concorrido.
Na mesma direção disso está o desafio para achar uma oportunidade, de pessoas de pouca ou nenhuma experiência.
Com base nessa parte do público profissional e que provavelmente é o seu caso, vamos apontar algumas dicas para te ajudar a ter mais força e chances no disputado mercado de trabalho.
Os alunos que buscam por atividades extracurriculares costumam saber mais sobre o mercado de trabalho e procuram vagas de forma mais assertiva.
Ao mesmo tempo, são mais valorizados pelos recrutadores, que os enxergam como profissionais comprometidos, proativos e autônomos.
Você pode se inscrever em estágios oferecidos pelas universidades, fazer iniciação científica, entrar para o grêmio estudantil, entre outras opções que te garantam algo além de experiências em carteira.
Prestar serviço voluntário na sua área de atuação é uma forma solidária de obter experiência.
E essa iniciativa, ainda, também é muito bem vista pelos recrutadores. Quando você disponibiliza seu tempo para ajudar quem precisa, demonstra comprometimento, proatividade e liderança.
Outras opções para melhorar o seu currículo são:
A indicação pode ter um grande papel na hora de conseguir um primeiro emprego. Por isso, é tão recomendado investir em network.
Você pode começar a montar sua rede de relacionamentos logo na faculdade, com professores e colegas. Além de conhecer mais sobre a carreira e obter orientações sobre como alcançar sucesso na área, eles podem lembrar de você quando souberem de alguma oportunidade.
Também capriche no seu LinkedIn, a maior rede social voltada para o âmbito profissional.
O autoconhecimento te permite descobrir quais são os seus valores, traços de personalidade mais marcantes, pontos fortes e fracos e estilo de trabalho. Investir nesse tipo de análise o prepara para diversos desafios da busca pelo primeiro emprego.
Você terá melhor desempenho ao falar sobre si mesmo durante entrevistas e melhorará seu controle emocional.
Outra vantagem do autoconhecimento é a possibilidade de investir em melhoria contínua. Você identifica seus pontos fracos e busca alternativas para melhorá-los.
Pense na sua entrevista de emprego como uma partida de xadrez, você precisa ter um domínio do que vai ser falado ou sua narrativa pode acabar se perdendo, então siga os seguintes passos:
Manter-se bem informado também é importante para garantir seu emprego. Alguns recrutadores costumam testar se o candidato tem senso crítico sobre a realidade à sua volta. Por isso, atualize-se por qualquer meio de comunicação e procure formar uma opinião sobre os temas em pauta na economia, política internacional e nacional, entre outros campos.
Muito bem, mantenha essas dicas em mente e melhore seu currículo e se deseja saber mais, leia também: Oportunidades do mercado de trabalho.
Deixe uma resposta