Como elaborar um plano de negócio

Você sabe como elaborar um plano de negócio? Cada vez mais as pessoas estão procurando formas de empreender, sair da corrida dos ratos e começar o próprio negócio, mas é nesse momento que as coisas começam a ficar difíceis.

Saber como elaborar um plano de negócio é essencial para garantir que o seu esforço vai ser feito na direção certa e que você vai realmente conseguir dar os próximos passos para o sucesso.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como elaborar um plano de negócio mesmo que você nunca tenha feito isso antes, daremos dicas para que você consiga finalmente colocar seu negócio em ordem e possa ter a força e organização necessárias para crescer.

Para que serve um plano de negócio?

Como elaborar um plano de negócio
Como elaborar um plano de negócio

O plano de negócio é como um mapa, uma forma de você empreendedor conseguir guiar o seu negócio em direção aos objetivos, desta forma você vai ter uma ideia mais clara do que está em jogo a cada decisão que precisa ser tomada.

Um plano de negócios bem desenvolvido é o bastante para ajudar o empreendedor a saber onde colocar seus esforços, além de mostrar os objetivos a longo prazo o plano também deve contar os passos necessários para cada conquista, no geral o plano de negócio considera os seguintes pontos:

  • Investimento necessário.
  • Crescimento do mercado
  • Custos esperados
  • Projeção de lucros
  • Planejamento futuro

Ou seja, ao desenvolver um plano de negócio se torna mais fácil conseguir manusear os lucros e custos para estar sempre em crescimento, a maior diferença entre um empreendedor com um plano de negócios e um que não tem planejamento é justamente a possibilidade de maior crescimento.

Quando preciso de um plano de negócio?

Como elaborar um plano de negócio
Como elaborar um plano de negócio

Existe sempre uma dúvida quanto a necessidade de um plano de negócio, naturalmente a dúvida persiste em quais empresas precisam e quando ele é realmente necessário, sendo assim é natural que essa pergunta venha a sua mente.

Existem empreendedores que passam a vida inteira com um mesmo pequeno negócio, essas pessoas conseguem sobreviver sem crescer e sem perder espaço apenas com os ganhos mais básicos, a falta de um plano de negócios torna difícil o processo de crescimento.

Naturalmente você apenas precisa de um plano de negócio se sua intenção é escalonar, ou seja, se você começou um negócio que pretende crescer e dar maior margem, então sem dúvidas vale a pena criar um plano de negócios, do contrário isso não é necessário.

Passo a passo como elaborar um plano de negócio

Como elaborar um plano de negócio
Como elaborar um plano de negócio

Agora vamos ao passo a passo para que você possa dar forma ao plano de negócio e comece agora mesmo sua jornada para o sucesso.

  1. Defina seu objetivo de longo prazo, qual é o principal objetivo do seu negócio? pode ser algo como se tornar o melhor mercado da cidade ou conseguir 1 milhão de clientes online, seu objetivo de longo prazo não precisa ser pequeno.
  2. Descubra seu capital social, faça uma análise de sua empresa, descubra quanto a sua empresa realmente vale e assim você vai saber quais são os recursos que você precisa gerenciar.
  3. Crie metas de curto e médio prazo, atingir o seu objetivo de longo prazo vai exigir esforço, então para manter o controle é fundamental dividir o seu objetivo em metas menores que podem ser alcançadas de forma individual.
  4. Coloque tudo no papel, ter o seu plano de negócio anotado vai te dar uma visão mais clara, mesmo que você já tenha tudo em sua mente, então, vá em frente e faça anotações ou mesmo uma planilha para ser seguida.
  5. Faça ajustes quando necessário, conforme o dia a dia seu plano vai começar a mostrar suas pequenas falhas, não se preocupe, basta seguir em frente e ir ajustando pouco a pouco para estar sempre na direção.

Colocando em ação estes 5 passos você vai conseguir finalmente ter um plano de negócio bem desenvolvido para seguir.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais, não perca a oportunidade de ler nosso artigo sobre: Empregos para quem tem ensino superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20