Você sabe como investir em ações? Em todo o mercado financeiro nada tem mais glamour do que a famosa bolsa de valores, presente em dezenas de filmes, séries e até mesmo livros a bolsa de valores desperta interesse e admiração atraindo investidores de todas as idades e graças aos avanços da tecnologia hoje em dia qualquer pessoa pode investir em ações.

Porém mesmo tendo a opção de investir em ações muitas pessoas ainda não sabem como é possível fazer isso, para essas pessoas a ideia de investir em ações ainda é algo muito distante então elas acabam se contentando com a poupança ou outras formas de investimento com menores oportunidades de rentabilidade.

Nesse artigo vamos falar com você que quer aprender como investir em ações para começar a construir o seu patrimônio, faremos um breve resumo de tudo o que você precisa saber para se tornar um investidor hoje mesmo.

Como ganhar dinheiro investindo em ações?

Como investir em ações
Como investir em ações

A primeira coisa que você deve entender antes de tomar a decisão de começar a investir em ações é saber quais são as formas em que você pode ter um bom rendimento através desta sua carteira de ações, existem basicamente três formas diferentes de investir em ações, são elas:

  • Investimento padrão: Nessa modalidade você vai comprar as ações e apenas esperar por um tempo enquanto essas ações ganham valor, você pode manter as ações durante meses ou anos e aos poucos deixar que elas construam valor.
  • Dividendos: A segunda modalidade pode ser feita junto com a primeira, enquanto você for dono das ações de uma empresa você é um sócio dela, sendo assim você recebe uma parte dos lucros sempre que houver uma divisão, esse pagamento é chamado de dividendo.
  • A terceira modalidade mais recente é o famoso Day trade, nessa modalidade o investidor compra e vende rapidamente suas ações, a ideia aqui não é ganhar um grande valor por cada ação mas sim ganhar muito ao negociar volumes altos de ações mesmo que o lucro individual seja baixo.

Com estas três diferentes modalidades de rentabilidade investir em ações deixa de ser um investimento completamente estático e passa a ser uma forma de conseguir muitas opções na hora de rentabilizar.

Quanto devo investir em ações?

Como investir em ações
Como investir em ações

O segredo para garantir que você não vai acabar tendo problemas financeiros é o controle de perdas, ninguém deve colocar todo o seu dinheiro em investimentos e jamais é recomendado colocar todos os seus investimentos em um único tipo.

O valor recomendado para qualquer tipo de investimento é que não passe de 20% do total do seu patrimônio, desta forma é possível ter uma margem alta de rentabilidade ao mesmo tempo em que o investidor pode se proteger contra grandes riscos.

Vale ainda lembrar que é fundamental para quem deseja aprender a investir em ações, ter uma reserva de emergência, um valor em dinheiro que seja o suficiente para que você lide com qualquer tipo de situação inesperada de modo a não ser forçado a vender suas ações em baixa.

Passo a passo como investir em ações

Vamos agora ao passo a passo para que você possa começar a investir em ações imediatamente e não tenha mais que perder oportunidades:

  1. Encontre uma boa corretora, encontrar a corretora correta que pode te ajudar é fundamental, cada corretora tem profissionais treinados que vão te dar dicas e podem até administrar o seu investimento, faça questão de escolher uma corretora com reputação de mercado mesmo se precisar pagar um pouco a mais por isso.
  2. Descubra seu perfil de investidor, cada investidor tem seu próprio perfil, sendo assim sua corretora vai ajudar a decidir se você é mais conservador ou ousado e escolher as melhores formas de rentabilizar seu investimento.
  3. Na hora da queda, respire fundo, um dos erros de iniciante é se desesperar com a queda e vender tudo, para proteger seu patrimônio, respire fundo e tente entender o que está acontecendo, você vai perceber que a maior parte das empresas vale a pena esperar que elas se recuperem do que vender as ações durante a crise e perder dinheiro.

Com estes 3 passos você está pronto, pare de se perguntar como investir em ações e coloque a mão na massa para realizar de uma vez por toda o seu sonho.

Quero crescer mais!

Se você gostou de aprender sobre como investir em ações e quer aprender ainda mais com nossas dicas, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Como criar um app.