Você sabe como investir em fundos imobiliários? Os fundos imobiliários são uma excelente forma de renda variável, esse tipo de investimento é super popular com investidores médios e pequenos justamente por ser super prático e oferecer oportunidade de ganhos contínuos.

Como investir em fundos imobiliários
Como investir em fundos imobiliários

O principal problema nesse caso é que os fundos imobiliários não são tão populares quanto a bolsa de valores uma vez que não aparece em filmes, séries e etc, sendo assim existe um grande número de investidores que não conhecem essa opção super vantajosa do mercado e por isso estão perdendo a chance de ganhar mais dinheiro.

Como investir em fundos imobiliários
Como investir em fundos imobiliários

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como investir em fundos imobiliários, vamos dar as dicas que você precisa para conseguir começar a investir nessa modalidade e ter a oportunidade de aumentar sua renda continuamente.

O que são fundos imobiliários?

Imagine que você decide comprar uma casa para alugar, isso seria um tipo de investimento imobiliário, você estaria transformando seu dinheiro em um imóvel e este imóvel seria utilizado para gerar uma renda mensal, contudo nem todo mundo tem dinheiro para fazer isso e nem sempre é uma boa ideia uma vez que administrar esse tipo de investimento pode ser complicado.

Como investir em fundos imobiliários
Como investir em fundos imobiliários

Os fundos imobiliários funcionam da mesma maneira, a ideia aqui é justamente investir em imóveis, mas ao contrário do exemplo acima você não vai fazer isso apenas colocando o seu dinheiro em uma única casa, a ideia aqui é investir em vários imóveis ao mesmo tempo.

Por ser um fundo, essa opção de investimento não utiliza apenas o dinheiro de um investidor, centenas de investidores podem colocar seu dinheiro desde que obedecendo as regras de cota do fundo, esse dinheiro então vai ser utilizado por um administrador para comprar e gerenciar vários imóveis que então vão ser alugados e gerar a rentabilidade.

Fundos imobiliários são um investimento de curto, médio ou longo prazo?

Existem diferentes tipos de fundos imobiliários, alguns fundos imobiliários são para médio prazo com duração de até dois anos, outros são de longo prazo com duração de até cinco anos, então ao fazer seu investimento você tem liberdade para escolher aquele que melhor se enquadra nos seus planos.

Como investir em fundos imobiliários
Como investir em fundos imobiliários

Vale lembrar que fundos imobiliários têm renda variável, ou seja, a rentabilidade vai aumentar ou diminuir de acordo com os valores dos imóveis que estejam em posse do fundo, da procura por imóveis na região e até mesmo do número de imóveis que estão ocupados ou não.

Ao final do prazo estipulado para o fundo imobiliário todos os imóveis são vendidos por um preço corrigido e esse valor se torna parte da renda total do investimento, investidores que decidam sair antes podem vender suas cotas seguindo as regras do fundo em questão e receber seu valor de investimento corrigido, lembrando que o valor total da rentabilidade apenas é atingido no momento final com a venda dos imóveis.

Passo a passo como investir em fundos imobiliários

Vamos então a um passo a passo rápido para você que quer começar a investir em breve:

  • Encontre uma boa corretora, para fazer qualquer tipo de investimento é sempre aconselhável primeiro encontrar uma boa corretora que possa te ajudar a escolher as melhores opções de investimentos, vai ser muito mais seguro desta forma.
  • Descubra seu perfil de investidor, se você é um investidor que prefere investimentos mais longos ou mais curtos, se quer correr um pouco mais de riscos ou prefere ganhar menos com mais segurança, tudo isso vai te ajudar a encontrar o investimento certo e sua corretora pode te ajudar nisso.
  • Decida quanto investir, o ideal é que seu investimento não ultrapasse um total de 20% do seu patrimônio, para que você não tenha problemas de equilíbrio financeiro e não precise retirar o dinheiro do investimento antes do momento final.
  • Continue investindo, sempre que possível alimente seu investimento, assim sua rentabilidade também vai aumentar.

Com estes passos simples você vai conseguir ter um investimento bastante seguro e vai poder ficar tranquilo enquanto seu patrimônio continua crescendo.

Como investir em fundos imobiliários e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais com nossas dicas e quer continuar aprendendo sobre como investir e como dar um up na sua carreira, aproveite para ler também nosso artigo sobre: Como fazer um empréstimo.