Cada vez mais o mundo financeiro vem se tornando essencial para quem deseja sair do vermelho e construir um patrimônio de longo prazo, para isso muitas pessoas vem deixando de lado os métodos mais tradicionais como a poupança e começam finalmente a investir.

Entre os métodos de investimentos mais comuns da atualidades podemos sem dúvidas destacar a bolsa de valores como sendo um dos investimentos de maior recorrência e com maiores possibilidade de rentabilidade a curto e longo prazo.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como investir na bolsa de valores, vamos dar algumas dicas de como você pode começar do zero e criar sua carteira de ações em pouco tempo para começar a negociar e quem sabe construir o seu futuro. 

Quais as formas de lucro que a bolsa de valores oferece?

Como investir na bolsa de valores
Como investir na bolsa de valores

Existem atualmente três formas principais pelas quais a bolsa de valores pode oferecer rentabilidade para os investidores que são diferentes entre si apenas na forma como o investidor deve lidar com seu patrimônio e no tempo de rentabilidade envolvido, são eles:

  • Compra e venda padrão
  • Day Trade
  • Dividendos

No método de compra e venda padrão o investidor vai adquirir suas ações de diferentes empresas e esperar durante algum tempo para que essas ações se valorizem, este é o método de investir na bolsa de valores que apresenta menor risco a longo prazo.

Já com o sistema de Day trade o investidor deve ser mais arrojado, a ideia nesse caso é fazer o mesmo processo de compra e venda mas com um período de tempo bem menor, comprando e vendendo as ações em apenas um dia é possível ter ganho rápido, mesmo que estes ganhos sejam menores por cada ação eles podem se repetir várias vezes em um dia.

O método de investir na bolsa de valores que usa o sistema de dividendos é simples, tecnicamente todos os investidores da bolsa de valores podem utilizar esse método, ao comprar ações de uma empresa o investidor passa a ser sócio dela e por tanto tem direito a uma cota nos lucros da empresa que são divididos a cada 3 ou 6 meses, basta ser o proprietário da ação, nesse caso muitas pessoas compram ações apenas pensando em receber seus dividendos repetidamente enquanto ao mesmo tempo mantém as ações guardadas a longo prazo. 

Passo a passo como investir na bolsa de valores

Como investir na bolsa de valores
Como investir na bolsa de valores

Agora vamos ao guia básico para que você possa começar a investir na bolsa de valores rapidamente:

  1. Separe o valor de investimento, lembre é que recomendado investir apenas uma pequena quantidade do seu patrimônio nunca maior do que 20%.
  2. Procure uma corretora, ter uma corretora de confiança cuidando dos seus investimentos vai ser um ótimo negócio, a corretora vai te dar dicas e ajudar a negociar com maiores chances de sucesso.
  3. Escolha seu método de rentabilidade, conhecendo os métodos que mencionamos acima, basta escolher aquele que é o método de rentabilidade mais indicado para os seus planos e seu tempo e começar a investir.

Colocando em prática tudo o que você aprendeu com estes 3 passos você já pode começar a investir hoje mesmo.

Devo investir em mais de uma ação?

Sempre! O ideal do mercado de ações é diversificar ao máximo a sua carteira de ações para que você possa ter maiores chances de rentabilizar e ter lucro com o passar do tempo.

Não tenho tempo para negociar ações, como posso investir?

A maior parte das corretoras financeiras de sucesso oferece um sistema de investimento assistido onde um corretor especialista vai negociar suas ações, esse método é perfeito para quem tem pouca experiência mas ainda quer investir.

Corro risco de perder tudo?

O mercado de ações passa por um sobe e desce bem intenso, então naturalmente ele exige que você tenha paciência, o segredo para não perder tudo é não se desesperar e não vender as ações quando estiverem muito em baixa, lembre que esse mercado funciona com subidas e descidas.

Quero crescer mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como investir na bolsa de valores, não perca a chance de aprender ainda mais lendo nosso artigo sobre: Como criar um site de vendas.