Como montar uma loja virtual
Como montar uma loja virtual

Você sabe como montar uma loja virtual? esse tipo de loja vem se tornando muito popular nos últimos tempos uma vez que a cada ano mais e mais pessoas passam a fazer compras pela internet de maneira regular.

Sendo assim, saber como montar uma loja virtual se tornou uma necessidade para empreendedores que querem manter o negócio sempre crescendo e alcançar cada vez mais público usando técnicas de marketing digital que são mais eficientes e mais baratas.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como montar uma loja virtual, vamos dar algumas dicas sobre o que você precisa para que sua loja virtual deixe de ser apenas uma ideia e possa se tornar realidade.

Como escolher o segmento?

Como montar uma loja virtual
Como montar uma loja virtual

Existem diversos tipos de diferentes lojas virtuais, sendo assim é fundamental saber escolher bem o seu segmento para que sua loja possa ser voltada especificamente para alcançar o público que você deseja conquistar.

Nesse caso a primeira coisa que você precisa fazer é definir o seu nicho, por exemplo, para criar uma loja virtual que venda equipamentos esportivos você vai precisar decidir entre alguns diferentes nichos como por exemplo:

  • Equipamentos para profissionais
  • Equipamentos para amadores
  • Itens de colecionador
  • Itens de moda

Cada um destes nichos vai levar sua loja para uma direção uma vez que se você decidir que seu nicho são atletas profissionais tanto os produtos quanto a estratégia de marketing vão se diferenciar muito daqueles escolhidos por uma loja que vende itens de colecionador.

Quanto investir para criar uma loja virtual?

De acordo com o tipo de loja virtual que você deseja criar os investimentos podem ser bastante diferentes, existem lojas virtuais que você pode criar com investimentos muito baixos através do sistema de Dropshipping onde você apenas cuida das vendas e um fornecedor do exterior cuida do estoque e entrega, nesse caso o investimento seria apenas para a criação do site e para o marketing.

Já para quem deseja criar uma loja do zero com estoque próprio o peso no bolso pode ser maior no primeiro investimento uma vez que é necessário comprar os produtos, armazenar, transportar e etc, um investimento bem maior é necessário.

Existem ainda as lojas que são mantidas por diversos vendedores diferentes, os chamados marketplaces, nesse caso você apenas cuida da parte gerencial enquanto uma lista de vendedores a sua escolha oferecem os produtos, cuidam do estoque e do transporte, você nesse caso apenas tem que custear o site em si e o marketing e vai receber uma porcentagem de retorno por cada venda.

Passo a passo como montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual
Como montar uma loja virtual

Agora vamos ao passo a passo para que você aprenda como montar uma loja virtual e possa finalmente começar a dar forma aos seus sonhos:

  1. Escolha o seu nicho, como explicado anteriormente o nicho vai definir qual é o seu público alvo, qual o seu segmento e ajudar a criar a sua loja virtual como um espaço só seu.
  2. Crie o visual da sua loja virtual, você pode criar o visual da sua loja pessoalmente através de sites com sistema de arrastar e soltar, porém também existe a opção de contratar uma pessoa com experiência que possa fazer o site todo voltado para as suas necessidades e com um design mais bem desenhado que vai ser bom para agradar os clientes e melhorar a experiência de navegação no seu site.
  3. Cuide da hospedagem e do domínio, a hospedagem garante que sua loja permaneça no ar enquanto que o domínio serve para que o endereço da sua loja seja fácil de lembrar, normalmente serviços de hospedagem oferecem domínio grátis com o pacote de um ano então pode valer a pena.
  4. Invista em marketing, com a loja pronta tudo o que resta é investir em marketing, assim você vai ser capaz de tornar sua loja mais conhecida e com isso aumentar rapidamente suas vendas.

Agora basta colocar em ação tudo o que você aprendeu e dar um show com sua nova loja virtual.

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar aprendendo, não perca a oportunidade de aprender ainda mais com nosso artigo sobre: Como empreender dentro da empresa.