Você sabe como negociar salário? Quando você está no mesmo emprego durante algum tempo, ou quando você está prestes a ser contratado, saber negociar salário é um dos fatores mais importantes para garantir que você receba o valor justo pelo seu trabalho.
Ainda que seja um fator importante poucas pessoas conseguem realmente sentar friamente e negociar o salário de forma realista, isso acontece pois esse é um assunto que não aprendemos na escola.
Nesse artigo vamos aprender como negociar salário usando uma técnica simples que leva em consideração os pontos mais importantes para determinar o que você realmente merece e garantir que seu salário vai ser justo.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e um número de desempregados que fica maior a cada dia as pessoas tem um certo medo de tentar negociar salário uma vez que isso poderia significar o fim do emprego.
Contudo, quando você se dispõe a negociar salário você está mostrando para o seu empregador que confia nos próprios talentos e que você não é apenas mais um no meio da multidão.
Negociar salário vale a pena uma vez que você vai estar garantindo para si uma posição mais elevada no mercado que vai sem dúvidas ter um efeito a longo prazo na sua carreira e no seu bolso.
Negociar salário não significa apenas escolher um número mais alto e pedir por ele, negociar salário é uma forma de garantir que você vai receber um salário digno, mas também é uma forma de assumir maiores responsabilidades.
Então na hora de negociar salário você precisa saber avaliar sua posição como profissional e decidir quanto o seu salário vale em relação ao que outros profissionais do mesmo mercado poderiam oferecer, então considere os seguintes fatores:
Analisando estes seis pontos você vai ser capaz de decidir quão mais alto o seu salário pode ser em relação aos seus colegas de trabalho, desta forma você vai poder valorizar o seu trabalho, mas lembre, quanto mais alto for o seu salário, maior vai ser a cobrança por resultados.
Às vezes ao negociar salário você precisa saber que vale a pena aceitar um salário menor em troca de um pouco mais de liberdade, não esqueça também que algumas empresas oferecem bonificações ao salário que podem fazer a diferença no final, como seguro saúde, dentário e outros tipos de vantagens.
Agora que você sabe o que levar em consideração vamos ao passo a passo para que você consiga manter a cabeça no lugar na hora de negociar salário e tenha um controle dos seus resultados.
Seguindo estes quatro passos você vai ser capaz de negociar o salário sem precisar ficar com medo dos resultados e vai ser um profissional bem sucedido em pouco tempo.
Se você quer saber mais sobre crescimento profissional, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Cursos para conseguir emprego.
Deixe uma resposta