Como patentear uma marca

Você sabe como patentear uma marca? Saber como fazer isso pode ser bastante útil, é também essencial para que você não acabe se perdendo na hora de criar e uma marca, por conta de algum detalhe que você deixou para trás, então como existem muitos processos para que você patenteie sua marca, isso pode ser bem possível.

Como patentear uma marca
Como patentear uma marca

Saber como patentear uma marca tem muito haver com entender seus processos burocráticos, com quanto patentear essa marca vai custar, e com muita atenção aos seus detalhes, por isso estamos aqui para te ensinar como patentear uma marca, com um passo a passo que vai facilitar e muito sua vida e com certeza tirar todas as suas dúvidas.

Mas antes vamos te introduzir de forma correta a alguns termos referentes a marcas e patentes de marcas que você deverá saber antes de aprender como patentear uma marca, como o que define uma marca, o que é o INPI, e algumas outras coisas.

O que é uma marca?

Bom, tirando todas as ideias básicas e já bastante evidentes sobre o que é uma marca, podemos dizer que uma marca pode ser definida como um sinal que identifica em determinado setor os serviços ou produtos de uma empresa, quando se registra essa marca, você detém a proteção da marca e seu uso exclusivo no território nacional em seu setor de atuação, e com isso também todos os seus direitos sobre ela.

O que é o INPI?

Como patentear uma marca

INPI é uma sigla para “Instituto Nacional da Propriedade Nacional”, que é uma autarquia federal brasileira, e foi fundada em 1970, ela é responsável por registro de marcas, desenhos industriais, por indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, e algumas outras coisas, mas o que queremos dizer é que resumindo, ela vai ser a responsável por registrar e patentear sua marca, sem ela nenhum processo pode ser iniciado.

Passo a passo de como patentear uma marca

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as coisas que você precisa saber para começar nosso passo a passo sobre como patentear uma marca, e possivelmente têm menos chances agora de ficar perdido nele, vamos começar.

No primeiro passo, você deve fazer um registro no INPI, que tem que ter todas as informações sobre você, e também um relatório que descreve o objeto que deverá ser protegido, depois disso vai precisar fazer uma busca para ver se essa marca já foi patenteada por alguém, caso não tenha sido ainda apenas deposite o pedido da patente, você vai receber um número de protocolo, e seu pedido será analisado por cerca de 60 dias.

Quanto custa para ter como patentear uma marca?

Como patentear uma marca
Como patentear uma marca

Acredito que esteja claro que para patentear uma marca, você precise pagar algumas taxas, e elas são variadas dependendo de algumas situações, o INPI informa que para um pedido de exame de invenção o custo do serviço é de RS 590 para retribuição normal e para até 10 reivindicações, para uma quantidade de reivindicações maior, acrescente RS 100 para 11 a 15 reivindicações RS 200 para 16 a 30 reivindicações, e RS 500 para 31 reivindicações em diante.

Quais documentos eu preciso para ter como patentear uma marca?

Para patentear uma marca você vai precisar de:

  • Formulário FQ001 – Pedido de Patente ou Certificado de Adição;
  • Relatório descrito;
  • Desenhos;
  • Reivindicações;
  • Listagem de Sequência Biológica, em meio eletrônico (se for o caso);
  • Resumo;
  • Comprovante de pagamento original da retribuição relativa ao depósito.

Agora basta que você siga o passo a passo e faça o seu registro.

Como patentear uma marca e muito mais!

Se você gostou de saber como patentear uma marca, e quer saber um pouco mais sobre assuntos diversos, não perca essa oportunidade para ver também nosso outro artigo sobre: Como patentear uma ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20