Como programar

Você sabe como programar? para a maior parte das pessoas a arte da programação é um mistério, o que sabemos é que os programadores são cada vez mais necessários e sendo uma profissão que cresce a cada dia se torna mais e mais atraente para quem deseja entrar no mercado de trabalho.

Ainda assim aprender como programar é algo que mesmo sendo super útil não é exatamente fácil de fazer, afinal não existem faculdades e os maiores profissionais aprendem sozinhos ou com cursos fechados, sendo assim entrar nesse mercado exige dedicação e esforço.

Nesse artigo vamos falar sobre o que você precisa fazer para se tornar um programador, vamos dar dicas de como programar que você vai poder utilizar para se tornar um profissional bem sucedido ou criar um novo tipo de passatempo.

Posso aprender sozinho?

Como programar
Como programar

De fato existe essa possibilidade, aprender como programar sozinho não é impossível, existem dezenas de tutoriais, dicas, vídeos e guias disponíveis na internet para quem deseja tomar esse caminho, contudo pode não ser a forma mais eficiente de utilizar o seu tempo de estudo.

O que acontece é que a arte da programação está sempre evoluindo, então ao aprender sozinho é muito provável que você acabe não tendo acesso aos conhecimentos corretos e vai estar sempre ultrapassado em relação ao que o mercado espera.

Nesse caso podemos dizer que aprender sozinho é um desafio que vale mais a pena quando você já tem alguma base de por onde começar, nesse caso a melhor forma de aprendizado é aquela que acontece com supervisão, seja de um professor ou de um colega programador com mais experiência.

Cursos de como programar, são uma boa opção?

Como programar
Como programar

Existem diversos tipos de cursos de como programar disponíveis no mercado, contudo existem diversas linguagens de programação com utilidades diferentes, então o maior desafio ao escolher um destes cursos é saber qual deles representa a melhor opção para você.

Naturalmente existem bons cursos que são uma opção mais segura, como por exemplo os cursos oferecidos pela Alura, essa plataforma oferece uma variedade de cursos e com o pagamento de uma mensalidade você tem acesso a todos eles, assim se torna mais fácil guiar seus estudos com material de qualidade e formar um currículo mais relevante.

Nesse caso antes de começar um curso é fundamental saber qual o seu objetivo final, por exemplo, quem deseja desenvolver jogos pode aproveitar seu tempo de estudo para os conhecimentos mais específicos indicados para esse tipo de mercado.

Quanto tempo leva para aprender como programar?

Essa é uma questão que não tem uma resposta simples, a programação muda a cada dia, é possível aprender o básico em apenas algumas semanas mas um profissional vai estar sempre se atualizando e aprendendo coisas novas.

Se você não gosta de estudar com frequência então essa pode ser a carreira errada para seguir.

Passo a passo como programar

Como programar
Como programar

Vamos ao passo a passo que você pode utilizar para começar a programar o mais rápido possível:

A primeira coisa a fazer é decidir o tipo de programação que você deseja fazer, atualmente os aplicativos mobile estão em alta então muita gente segue nessa direção.
Escolha o método de aprendizado, você pode aprender com um curso online, com um professor particular ou quebrar a cabeça e aprender sozinho através de tutoriais e exercícios, sendo assim escolha a maneira que mais combina com seus planos e coloque em ação.
Coloque em prática, depois de aprender o básico, o próximo passo é apenas tentar e tentar de novo, a programação é um aprendizado contínuo então continuar tentando e melhorando é fundamental.

Coloque em ação os 3 passos que você acabou de aprender e pronto, você vai estar preparado para começar a programar logo logo.

Quero aprender mais!

Se você quer continuar aprendendo com nossas dicas, não perca a chance de ler também nossos artigos sobre: Como vender pelo instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20