Você já pensou em trabalhar como freelancer? O mercado de trabalho está cada vez mais cheio de empecilhos para quem deseja crescer na vida, encontrar um emprego passou a ser um desafio e sendo assim cada vez mais pessoas procuram encontrar uma forma de conseguir uma renda usando seus próprios talentos mesmo sem ter um emprego fixo.

Sendo assim o mercado vem se tornando mais aberto e o número de pessoas atuando como freelancers é cada vez maior, porém embora esse seja um método lucrativo de dar início a sua carreira ou complementar a renda, muitas pessoas não sabem como dar os primeiros passos nesse objetivo.

Pensando nisso criamos este guia básico para ajudar você a entender como trabalhar como freelancer, daremos dicas que vão te ajudar a dar os seus primeiros passos como um profissional é garantir que você consiga colocar sua carreira em destaque.

Principais vantagens em ser um freelancer

Como Trabalhar como freelancer
Como Trabalhar como freelancer

Ser um freelancer significa que você não vai ter um salário fixo, sendo assim muitas pessoas temem que esse possa ser um caminho complexo que vai exigir muito e prover pouco, para provar o contrário criamos esta lista com os principais vantagens em ser um freelancer. 

  • Liberdade de horários: Sem dúvidas essa é a vantagem mais apreciada por quem deseja trabalhar como freelancer, você vai poder trabalhar em qualquer horário que desejar e fazer sua própria carga horária.
  • Facilidade para viajar: Para a maior parte dos profissionais viajar é complicado, mas quando você é um freelancer você pode viajar livremente, assim vivos os famosos nômades digitais.
  • Maior rentabilidade: Embora você não tenha um salário fixo, você também não vai ser tributado com a maior parte dos impostos isso significa que para o freelancer o trabalho pode sim ser bem mais lucrativo.
  • Reputação no mercado: Um funcionário contratado está preso em uma empresa, por melhor que ele seja sua reputação nunca vai crescer, para um freelancer cada trabalho concluído e cliente satisfeito vira um depoimento que aumenta sua reputação e seus valores.
  • Facilidades para começar: Pode ser difícil encontrar um emprego fixo de carteira assinada na sua área, porém encontrar um serviço como freelancer é super fácil uma vez que existem dezenas de aplicativos especializados para te ajudar nesse processo.

Agora conhecendo as vantagens de ser um freelancer basta escolher sua área de atuação e seguir o nosso passo a passo para dar os seus primeiros passos em direção a uma carreira bem sucedida.

Passo a passo para ser um Freelancer

Como Trabalhar como freelancer
Como Trabalhar como freelancer

Uma vez que você tenha os conhecimentos necessários para ser um freelancer em qualquer área, vem o momento de realmente dar o pontapé inicial nessa nova jornada e começar a encontrar clientes, para te ajudar nesse processo criamos um pequeno passo a passo.

  1. Monte um portfólio: A primeira coisa que você vai precisar é ter como mostrar a qualidade do seu trabalho, sendo assim ter um portfólio é essencial.
  2. Prepare suas ferramentas: Cada profissão exige diferentes ferramentas, sendo um freelancer você vai ser responsável pelas suas então tenha certeza de ter tudo o que você precisa e tome os cuidados para garantir que nada quebre ou estrague sem necessidade.
  3. Encontre uma plataforma: Existem dezenas de aplicativos como o Workana ou o GetNinja que estão fazendo grande sucesso em ajudar a unicar freelancers e possíveis clientes, assim você pode ter uma base de onde começar.
  4. Faça o seu melhor: Como freelancer você não tem um chefe para dizer se você precisa melhorar em algo, por isso é ainda mais importante que você faça esse controle e se mantenha produtivo.

Agora basta colocar em prática o que você aprendeu com estes passos e pronto, você vai estar no caminho certo para ser um freelancer super respeitado na sua área.

Revisão de Como trabalhar como Freelancer:

Se você pensa em como trabalhar como Freelancer, nesse artigo vou relacionar pra vocês os locais em que pode encontrar pessoas que precisam do serviço que você está oferecendo.

O que é um freelancer?

Segundo a Wikipédia,

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Como trabalhar como Freelancer

Segue algumas dicas de locais pra divulgar seu trabalho como Freelancer:

Blog e Marketing Digital

A primeira dica é, se ainda não tem, crie um blog pra poder destacar seu trabalho. Blogs são muito bem indexados pelos mecanismos de pesquisa e podem ajudar a tornar você uma pessoa conhecida em sua área de atuação.

Não utilize o blog apenas para divulgar seu trabalho. Uma dica quente é, escreva também artigos (ou pague algum freela pra escrever) sobre sua área de atuação, o que pode lhe render visitas de pessoas interessadas e futuros contatos profissionais ou indicação de seu trabalho.

Crie seu perfil nas principais redes sociais

Crie seu perfil nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin. Preencha os dados com exatidão, dando destaque para seu trabalho.

No Facebook você ainda pode criar uma página de fãs para seu trabalho e conseguir ainda mais destaque para seu trabalho.

Como Criar uma página no Facebook?

Participe de grupos no Facebook e Linkedin

Uma outra dica é participar de grupos no Facebook e no Linkedin. São vários grupos, basta uma rápida procura e você encontra o que está procurando. Seguem alguns grupos:

Claro que existem milhares de outros grupos, tanto no Facebook quanto no Linkedin, basta uma rápida procura pelo tema Freelancer.

Relação de sites que ajudam o Freelancer

—> Conheça 5 razões positivas para trabalhar pela internet

Agora segue uma relação de sites que vão lhe ajudar na tarefa de saber como trabalhar como freelancer.

Trampos: Este site traz diariamente diversas oportunidades para freelancers, sobretudo nas áreas de design, webdesign, publicidade e criação de conteúdo para blogs e outros veículos virtuais. O Trampos também divulga vagas efetivas e de estágio.

OpenJobs: Jornalistas, webdesigners, programadores e profissionais de qualquer área podem oferecer seus serviços pelo site.

Prolancer: Neste site, todo dia aparecem novas oportunidades de “frila” para fotógrafos, redatores, desenvolvedores web, designer, entre outros profissionais.

99freelas.com.br: O site mostra oportunidades em muitas áreas, como ilustração, jornalismo, programação, fotografia, edição de foto e vídeo, produção musical, entre outras.

Busca Freelas – Esta é uma rede social voltada para freelancers.

Workana – O site traz oportunidades para profissionais das áreas de design e criação, fotografia e audiovisual, publicidade e marketing, redação e conteúdo e web e desenvolvimento.

Freelancenow – Um espaço para freelas e para a comunicação entre empresas.

Comunica Freelancer – Oferece oportunidade para freelancer, programador, web designer, profissionais de comunicação, marketing, design gráfico, internet e tecnologia. Os profissionais podem ainda divulgar seu currículo e portfólio e descrever suas necessidades, recebendo as oportunidades de trabalho correspondentes.

Conclusão

Hoje, com a internet, não importa muito a área em que você atua como freelancer. Você pode encontrar muitos serviços, contatos e criar uma rede de networking para lhe ajudar a alcançar o sucesso na sua área.

Espero que tenha lhe ajudado a entender como trabalhar como Freelancer.

Gostou do conteúdo?

Se você gostou de aprender sobre Como Trabalhar como freelancer e quer aprender ainda mais para se tornar um profissional disputado, leia também nosso artigo: Conseguir emprego sem experiência.