Comprometimento no trabalho

Como melhorar o Comprometimento no trabalho? Diante da enorme competitividade do mercado atual, uma palavra se tornou a chave para alcançar resultados satisfatórios a um custo mais baixo, em menos tempo e com mais qualidade: produtividade.

Comprometimento no trabalho
Comprometimento no trabalho

Porém, todo gestor sabe que é impossível atingi-la apenas com investimentos em equipamentos e infraestrutura. Para isso, um fator essencial é o engajamento da equipe. Você entende por que ele é importante?

Sem um time realmente comprometido com os resultados da organização, a empresa fica patinando em um patamar em que não consegue aumentar a produção de acordo com a demanda do mercado. Para isso, acaba investindo em novas contratações desnecessárias, aumentando os custos.

Para que você entenda a importância do engajamento da equipe, vamos mostrar, neste artigo, por que ele é fundamental para o sucesso da empresa. Além disso, você vai encontrar algumas dicas para aumentar o engajamento dos seus funcionarios. Vamos lá?

A importância do comprometimento no trabalho

O comprometimento no trabalho pode ser definido de diversas formas, mas talvez a mais significativa seja aquela que mostra a relação entre a identificação do colaborador com os valores e objetivos de um negócio.

Quando isso acontece, o funcionário cria uma ligação afetiva com a empresa, o que o leva a empregar um alto índice de energia na realização de suas tarefas. Ela é seguida por entusiasmo, comprometimento e resiliência, levando a resultados expressivos.

Comprometimento no trabalho
Comprometimento no trabalho

O profissional engajado é aquele que se sente realizado no exercício de suas atividades. Suas atribuições são compatíveis com sua visão de propósito pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida.

O resultado é produtividade acentuada devido ao empenho do profissional, que sente orgulho de trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada aos seus princípios.

Resultados do comprometimento no trabalho da equipe

Além da produtividade, que já mencionamos, uma equipe engajada, encara os desafios propostos para alcançar um patamar de excelência com motivação, dissemina uma imagem positiva da empresa diante do mercado, já que os colaboradores se tornam uma forte ferramenta de marketing da organização.

  • Revê procedimentos e estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros, por ter compromisso com a qualidade;
  • Reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
  • Mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira. Portanto, diminui o turnover e seus custos.

Enfim, o comprometimento no trabalho é a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.

Como aumentar o comprometimento no trabalho da minha equipe?

Comprometimento no trabalho
Comprometimento no trabalho

Como você deve imaginar, conseguir esse comprometimento no trabalhore quer iniciativas mais complexas do que simplesmente criar campanhas de motivação. No entanto, algumas ações são eficazes para alcançar essa meta. Conheça algumas delas e tenha uma equipe engajada.

  • Comece pela contratação

Embora a empresa tenha um papel fundamental em produzir engajamento, algumas pessoas não possuem em sua personalidade características que favorecem esse processo. Trata-se de um perfil comportamental “desengajado”.

Negatividade quanto ao futuro, dificuldade de conexão emocional com a instituição, resistência a mudanças e novas atitudes estão entre as características dos naturalmente desengajados.

Embora uma boa parte desses profissionais seja suscetível a uma mudança de atitude, o engajamento será mais fácil se você optar pela contratação de candidatos apaixonados, que têm um brilho diferenciado no olhar e estão dispostos a vestir a camisa da empresa.

  • Crie uma cultura organizacional engajada

Uma liderança descomprometida jamais conseguirá manter o engajamento da equipe. Por isso, para influenciar os colaboradores, é necessário que os níveis gerenciais incorporem os valores da empresa.

Os processos do dia a dia, como rituais de gestão, manejo das atribuições, políticas de RH, administração do tempo e do orçamento fortalecem ou enfraquecem uma cultura engajada.

Afinal, não adianta pregar a importância do engajamento para os funcionários se, na prática, os gestores contrariam esse princípio.

Comprometimento no trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Comprometimento no trabalho e quer continuar aprendendo cada vez mais para ser mais eficiente, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cultura no trabalho – Como respeitar as diferenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20