Afinal como lidar com as diferenças de cultura no trabalho? Ao passar por entre as portas de qualquer emprego o funcionário terá que conviver com pessoas de diferentes classes sociais, culturas e religiões.

Cultura no trabalho
Cultura no trabalho

Essas diferenças podem criar pequenos conflitos na convivência, coisa que aos poucos pode ser bem prejudicial para o funcionamento da empresa. E o ideal para todos é saber respeitar e conviver de maneira pacífica com todos os colegas de trabalho.

Se você tem dificuldades com choque de cultura no trabalho está no lugar certo. Veja abaixo como melhorar o seu relacionamento com todos os funcionários.

Conversas produtivas e improdutivas

A melhora no respeito às diferenças começam quando evitamos conversas que são de certa forma improdutivas. Entenda, não estamos dizendo que as conversas paralelas ao trabalho estão proibidas, mas aconselhando a evitar que essas conversas sigam um caminho de impasse.

Cultura no trabalho
Cultura no trabalho

Por exemplo, um funcionário que torce com verdadeira paixão por um time de futebol provavelmente vai trabalhar em um lugar ao lado de alguém que torce pelo time rival. Uma conversa desse tipo entre torcedores de times rivais pode não ter um final muito legal e as consequências disso podem refletir nas relações de trabalho mais cedo ou mais tarde.

Uma conversa produtiva por outro lado pode ter diferenças de opinião, mas nesse caso as divergências podem trazer resultados bons para o andamento das atividades.

A hora certa para se calar e sorrir

Muita gente não sabe, mas é possível ouvir algo que você não concorde e ainda assim ficar calado. Em tempos de internet e discussões acaloradas nas redes sociais as pessoas parece que desaprenderam a ouvir não concordar e calar.

Cultura no trabalho
Cultura no trabalho

Os trabalhadores mais experientes sabem bem o que é isso, sabe aquela ordem do seu chefe que não faz sentido nenhum, mas que você baixa a cabeça e diz Ok? Pois é as vezes é bom exercitar isso não só com os superiores, mas com os colegas de empresa.

Às vezes um sorriso pode ser a saída para discussões desnecessárias que vão comprometer a sua convivência com os colegas. Acredite, todo bom gestor sabe como escapar de qualquer situação comprometedora com um sorriso e uma mudança de assunto.
a na

Relações pessoais dentro e fora do ambiente de trabalho

Uma pessoa que respeita as diferenças e sabe lidar com as diferenças de cultura no trabalho e fora dele. Ao passar na rua e ver o seu colega de trabalho é sempre bom manter a cordialidade e trocar cumprimentos, mas se existe afinidades e ambos estão em um ambiente em comum uma cerveja ou uma conversa mais informal é sempre muito bem vinda.

Mas é importante lembrar que a maioria das empresas prevê em seu status que relações afetivas o vínculo conjugal entre funcionários do mesmo quadro não são permitidas. Esse tipo de medida visa evitar que os problemas da vida pessoal sejam trazidos e contaminem o ambiente de produção.

Contudo, vale lembrar que não é legal ficar apontando e falando do colega ou da colega que desrespeitar essa norma. Cada um deve sempre buscar fazer a sua parte e evitar esse tipo de problema para si.

RH e ações sobre cultura no trabalho

Hoje em dia a maioria das empresas possui política de inclusão, respeito e valorização da cultura no trabalho. Assim temos visto que os setores de RH têm estado atentos a palestras e capacitações que visam melhorar a convivência entre seus funcionários.

Esse tipo de medida deve ser contínua e logo logo estará presente na maioria das empresas, pois elas estão percebendo cada vez mais que investir em pacificar o ambiente de trabalho significa mais produção e resultados em equipe.

Cultura no trabalho e muito mais!

Se você gostou dessa matéria continue para no site e veja mais dicas como essa em: Aposentadoria – Dicas para planejar.