Feriado dia do trabalho

Dia 1º de maio é celebrado o feriado dia do trabalho ou o dia do trabalhador em diversos lugares do mundo. Na grande maioria dos países esta data é considerada feriado nacional.

Feriado dia do trabalho
Feriado dia do trabalho

Esta referência teve origem em 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade reivindicando a redução da carga horária de trabalho de 13h para 8h diárias, seguido de uma greve geral que se estendeu por todo o país. O conflito entre manifestantes e policiais foi inevitável, desencadeando a morte de inúmeros envolvidos e em dezenas de pessoas feridas.

O objetivo do feriado é de comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, a data foi estabelecida em 1925 pelo presidente Artur Bernardes.

Mas será que temos o que comemorar? Será que temos um direcionamento sob o ponto de vista legal, tributário, fiscal, em que as relações de trabalho possam estar equilibradas e que tanto o empregador quanto o empregado possa gozar de uma estabilidade de mercado e de relação empregatícia?

Não me parece que temos este direcionamento, pois há décadas se fala em reforma política, tributária, fiscal, trabalhista, mas não vemos acontecer nada consistente e efetivo na prática.

Instituição do Dia do Trabalho no Brasil

No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira.

Feriado dia do trabalho
Feriado dia do trabalho

Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de janeiro. Entre esses movimentos, também figuravam ideologias como o anarcossindicalismo, de matriz italiana, e o comunismo.

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil.

Dessa forma, desde esse ano o 1º de maio passou a ser feriado nacional. Na época do Estado novo, a data era deliberadamente usada para eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhadores e muitos discursos demagógicos.

O dia do trabalho é muito importante no Brasil?

O dia do trabalho no brasil foi conquistado com muita luta do povo Brasileiro, tudo foi incentivado pelos sindicatos das grandes empresas, todos os organizadores da época eram extremamente a favor do trabalhador, diferente de como as coisas são hoje em dia não é mesmo?

Feriado dia do trabalho
Feriado dia do trabalho

Como os feriados que os brasileiros adoram, o dia do trabalho é mais uma forma de conseguir um dia de descanso ou lazer com a família, mas não vamos tirar a importância da luta que esse seriado representa, sabemos bem como é difícil conseguir algum direito trabalhista no brasil, um país onde os donos de grande empresas sempre tentam ganhar mais pagando menos.

Muitas profissões de da atualidade não dão direito ao trabalhador de tirar esse dia para si, como todos sabem o aumento de profissões irregulares e autônomas muitas vezes acabam tirando alguns direitos dos trabalhadores, mas estamos em um século de mudanças e todos estão procurando se adaptar a isso.

Temos que lembrar de nunca esquecer dos que lutaram tanto para conseguir os direitos para nossa geração,gente que muitas vezes abriu mão da sua própria vida para lutar em prol da classe, e hoje temos algumas formas de comemorar isso e o feriado é a mais bela de todas, nunca se esqueça de quem lutou para que sua vida fosse melhor.

Feriado dia do trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre o Feriado dia do trabalho e quer continuar aprendendo sobre temas diversos e mercado de trabalho com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como trabalhar no uber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20