Você sonha com uma mudança de carreira ou de profissão? para muitas pessoas esse é um sonho comum, afinal nem sempre estamos satisfeitos com nossa linha de trabalho atual e procurar uma maneira de seguir em outra direção é fundamental para o crescimento.
Mudar de carreira ou de profissão nem sempre é algo simples, exige preparo, mudanças no currículo e às vezes é até mesmo necessário começar do zero com um emprego que você não exatamente sonhou apenas para tentar crescer novamente, esse é um desafio que requer bastante força de vontade.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre mudança de carreira ou de profissão e sobre quais são os pontos negativos e positivos para quem decide tomar esse tipo de atitude.
Ao decidir mudar de carreira ou de profissão você precisa estar ciente de que isso vai alterar completamente sua vida, desta forma vamos tentar entender quais são as principais vantagens.
Naturalmente mudar de carreira ou de profissão vai trazer novas oportunidades ao colocar o profissional em uma linha de atuação que ele nunca antes considerou, estas oportunidades podem ser exatamente aquilo que você sempre desejou.
Novos desafios são a base para o crescimento, ao mudar de carreira ou profissão se espera começar de novo em uma linha de trabalho totalmente diferente, então pode ser bastante desafiador e recompensador.
Por outro lado ao mudar de carreira ou profissão para algo que ainda tenha relação com o emprego anterior é possível oferecer um currículo mais abrangente dadas as experiências anteriores.
Assim como essa estratégia pode trazer vantagens ela também pode trazer desvantagens para o profissional que precisa decidir se vale a pena, por exemplo:
A primeira desvantagem é a mais simples, mudas vezes para mudar de carreira ou de profissão é necessário abrir mão de um salário mais alto para um mais baixo e isso infelizmente é algo que acontece bastante.
Ao crescer em uma carreira ou profissão você acaba criando Networking que pode ser prejudicado graças a mudança, nesse caso é provável ter que reconstruir todos os seus contatos profissionais.
A queda de reconhecimento é bastante impactante, seja lá qual era sua função antes ela vai passar a ser apenas história e você vai começar do zero com uma profissão nova sem reconhecimento algum.
Por fim a diferença de idade, ao mudar de carreira ou de profissão você se coloca em posição de competir com outros profissionais mais jovens recém chegados ao mercado de trabalho e essa competição exige que você seja realmente bom para se destacar.
Vamos então tirar algumas dúvidas rápidas sobre a mudança de carreira ou de profissão que podem ainda estar na sua cabeça:
Cada caso precisa ser analisado separadamente, se você tiver um bom Networking e os conhecimentos para ingressar em uma profissão ou carreira que oferece melhores salários, pode valer a pena o esforço de começar do zero.
Claro! se você tentou algo novo e percebeu que não estava funcionando, você sempre pode voltar para sua antiga carreira, embora possa ser desafiador conseguir seu emprego de volta ou um novo, mas sua experiência vai ser valorizada.
Simples, sem largar o seu emprego atual, comece a trabalhar no seu novo currículo acumulando conhecimentos necessários para ingressar em uma nova carreira e pronto, você vai conseguir.
Deixe uma resposta