O que é empregabilidade

A empregabilidade é uma preocupação para o seu futuro? Este é naturalmente o caso. Sabemos que uma das principais preocupações do ser humano é ter um emprego ou fonte de renda que atenda às suas necessidades básicas.

No entanto, fazer com que essa situação envolva muitos obstáculos, desde a disponibilidade do mercado de trabalho até a escolha da carreira.

Neste artigo, iremos abordar vários aspectos em torno deste tópico para ajudá-los a compreender e discutir melhor as maneiras de melhorar seu índice de emprego.

O que é empregabilidade?

Podemos entender empregabilidade como o conhecimento técnico e comportamental buscado pelo mercado de trabalho no mercado profissional.

O que é empregabilidade
Empregabilidade

Tendo em vista o aumento da concorrência gerado pela globalização e inovação tecnológica, cada vez mais empresas esperam contar com funcionários que reúnam habilidades para melhorar a eficiência.

O esporte incorpora a capacidade de buscar continuamente reduzir custos, aumentar a produtividade e aumentar o nível dos serviços prestados.

Duas visões da Empregabilidade

Portanto, a empregabilidade pode ser vista de duas perspectivas:

  • Capaz de conseguir um emprego
  • Aptidão para manter-se empregado.

Em ambos os casos, seja no âmbito legal ou relacionado às novas formas de atuação na área em que pretende atuar, o profissional deve se adaptar às mudanças tecnológicas e demais atualizações.

Empregabilidade
Empregabilidade

O valor percebido pelo mercado de trabalho (empregador) está diretamente relacionado ao seu grau de ocupação ou índice. Portanto, a capacidade de inovar, conectar-se com outras pessoas e propor soluções inovadoras para problemas comuns é essencial.

Existe uma diferença entre se colocar no mercado e manter sua posição no mercado.

Exemplos de empregabilidade

Exemplos de aplicações que aumentam a empregabilidade estão relacionados com o desenvolvimento das chamadas competências sociais. Para todo profissional, são competências e habilidades comportamentais importantes.

O que é empregabilidade

Como por exemplo:

  • Relacionamento interpessoal: A qualidade das relações no ambiente de trabalho é crítica para atividades mais eficazes. O respeito pelos outros, incluindo saber aceitar diferentes perspectivas, é essencial para manter uma atmosfera agradável de colaboração.
  • Trabalho em equipe: Flexibilidade, habilidade de comunicação e maturidade são os pontos-chave para um bom trabalho em equipe, a fim de atingir objetivos comuns.
  • Equilíbrio: Os profissionais devem buscar o equilíbrio entre razão e emoção para alcançar os resultados desejados. Uma boa saúde física e mental é a base para manter a produtividade.
  • Marketing pessoal: Não basta atualizar com a nova tecnologia necessária e não sei como mostrar a diferença. Investir em marketing pessoal permite que o mercado entenda suas habilidades.
  • Aprimoramento: Buscar um treinamento de longo prazo e uma atitude de aprendizado são diferenças importantes na manutenção de uma elevada empregabilidade.

Se você deseja desenvolver suas próprias habilidades pessoais, saiba que a Foundation for Administration Management (FIA) desenvolveu um curso especificamente para esse fim.

Como escolher o melhor curso para o mercado de trabalho?

Como vimos até agora, receber treinamento é essencial para manter uma alta empregabilidade. Mas como escolher um curso que fará a diferença no recrutamento? Em primeiro lugar, um diploma pode ser descrito como um pré-requisito para qualquer campo profissional.

O que é empregabilidade

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os brasileiros com ensino superior ganham em média 140% a mais do que os profissionais com apenas o ensino médio.

Mas, é claro, apenas aceitar qualquer curso de ensino superior não é suficiente. É muito importante a escolha de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e pelo mercado, cujos professores possuem mestrado e doutorado. Além disso, verifique a avaliação do curso que deseja fazer.

A qualidade dos cursos FIA é reconhecida internacionalmente. Além disso, procure informações sobre a profissão que deseja exercer. Quais são suas perspectivas futuras? Está subindo ou descendo? Lembre-se de que agora você está pronto para agir mais tarde.

Finalmente, procure uma carreira que corresponda às suas habilidades, interesses e personalidade.

As bases da empregabilidade

O profissional deve entender que o trabalho que ele acaba encontrando não é dele, mas da empresa que o contratou. Caso contrário, a empregabilidade não pode ser entendida como um conjunto de competências desenvolvidas pelos indivíduos. Garantir a sua base estrutural de empregabilidade envolve três fatores: habilidades, conhecimento e rede. Para entender melhor, vamos explorar esses aspectos.

  • Ser proativo: Assumir a responsabilidade dentro do escopo das responsabilidades do trabalho e antecipar possíveis soluções para fornecer os resultados desejados;
  • Ser ético: Predefina um conjunto de atitudes altamente valorizadas, como não usar informações privilegiadas para obter vantagem pessoal e respeitar as regras da empresa e os regulamentos atuais;
  • Ser automotivado: Esteja motivado ao enfrentar as dificuldades, dê-se bem com os colegas e tenha uma visão de futuro.

Em relação ao conhecimento, os trabalhadores devem se manter atualizados com as novas exigências do mundo empresarial, participando de cursos, congressos, palestras e outras formas possíveis.

O que é empregabilidade

Por fim, no que diz respeito à rede de relacionamentos, é fundamental estabelecer laços de amizade abnegada dentro e fora da empresa. No longo prazo, você descobrirá que esse tipo de conexão sincera lhe dará novas oportunidades naturalmente.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre emprego e empregabilidade?

Considerar u0022empregou0022 significa focar no trabalho, sendo que este cargo só é ocupado por profissionais, e considerar u0022empregabilidadeu0022 significa focar na carreira de forma estruturada, estratégica e de longo prazo

Como é a empregabilidade no Brasil?

Com base nos ensinamentos básicos de escolas publicas no brasil, os professores não ensinam os alunos a pensar a longo prazo. Caso não entendeu, para entender melhor leia a matéria completa ou apenas a pergunta a anterior e entenderá um pouco melhor o que eu quero dizer.

Quais fatores estão afetando a empregabilidade no Brasil?

O costume de as pessoas querer tudo fácil, e o ensino base no colégio não ensina muito sobre aprender, ensina a decorar, fazendo com que as pessoas vão para o mercado de trabalho sem saber quase nada por que aprenderam a decorar e pronto, ou seja, um forma mais rápida e pratica, mas com pouco aprendizado, isso dificulta a empregabilidade no Brasil.

Esperamos que matamos a sua curiosidade e aprendeu sobre empregabilidade, para saber mais sobre o mundo do emprego e e do trabalho clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20