entrevista de emprego
entrevista de emprego

O momento da entrevista de emprego, assim como o anterior a mesma, é bem tenso, pois a ansiedade e o nervosismo estão presentes. Quem já passou por essa experiência sabe bem como é. Uma das principais preocupações no dia é com relação à roupa que deve vestir para comparecer a conversa.

O que vestir para que o entrevistador veja que você é um/a profissional que se veste de maneira adequada no trabalho? E o que não vestir? Será que isso faz diferença na hora da entrevista?Ficou curiosa/o? Continue lendo.

Abaixo há algumas dicas que podem te ajudar nesse momento tão tenso, que é a escolha da roupa que irá vestir.

O que vestir na entrevista de emprego?

entrevista de emprego
entrevista de emprego

Trouxemos algumas dicas para você se preparar e arrasar na escolha do look quando for fazer uma entrevista de emprego. Lembre-se que se vestir bem, e de forma adequada neste dia, é importantíssimo, pois é a primeira impressão que o entrevistador terá de você na hora da conversa, Vamos às dicas?

Uma primeira dica é você conhecer melhor o perfil da empresa que ofertou a vaga de emprego. Pesquisar para saber se a empresa segue um padrão, ou se dá espaço para que os empregados sejam criativos, é relevante.

Esse passo é interessante, pois conhecendo o perfil da empresa, você pode organizar um look que se adeque ao que eles propõem no trabalho, no dia da entrevista. Se for um padrão mais corporativo, é aconselhável que você use roupas mais sérias, como terno ou vestidos sem muitos detalhes e num comprimento médio.

Uma calça, com camisa social e blazer, também cai bem numa situação dessas. Invista em cores neutras, como branco, preto e cinza.

entrevista de emprego
entrevista de emprego

Outra dica que pensamos diz respeito ao conhecimento do perfil do cargo que irá ocupar. Dependendo do cargo as roupas podem variar, ou seja, uma pessoa que trabalha em um setor financeiro talvez use roupas mais formais, enquanto uma pessoa que desenvolva serviços no setor de criação, use roupas mais modernas e despojadas.

É interessante, novamente, saber desses detalhes, pois podes surpreender o entrevistador logo de chegada. Mais o que usar se for um estilo mais formal? E em um estilo mais informal, despojado? Bom, aí vão mais umas dicas:

  • Se a pessoa ocupante do cargo se veste num estilo mais formal, na entrevista de emprego, é interessante você usar terno e gravata, calça e camisa social, blazer, e saia e vestido em um comprimento adequado, ou seja, mais comprido.
  • Se a pessoa trabalha em um ambiente mais criativo e tem autonomia para se vestir, é aconselhável que para a entrevista de emprego você use roupas mais informal e despojadas, como calça jeans, camisa tanto social, quanto polo ou T-shirt básicas. O blazer pode vir acompanhado o look, pois cai super bem com o estilo. Vestidos também são bem-vindos, mas cuidado com comprimento.

E o calçado? O que é adequado para cada estilo?

entrevista de emprego
entrevista de emprego

Bom, o calçado é algo que vale pensar também, pois faz parte do look do dia.

É recomendável que utilize sapatos com uma altura mediana, ou até mesmo sem salto. A cor mais adequada do sapato para essa ocasião é o preto, pois é básico, discreto e combina com tudo.

O que não vestir na entrevista de emprego?

É recomendável que evite roupas com cores muito fortes e chamativas, contendo muitas estampas, por exemplo. Roupas com decotes também são inadequadas para esse momento. O uso de acessórios e joias, assim como uma maquiagem muito pesada, são coisas que são preciso evitar numa entrevista de emprego. O sapato de salto alto também é algo que não é propício para essas ocasiões.

Quero crescer mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer aprender para crescer ainda mais, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Dinâmica de grupo.