Você já pensou em ser um profissional do futuro? O profissional do futuro é sempre visto em matérias em jornais e revistas como sendo aquele profissional que vai dominar o mercado de trabalho e sair na frente de todos, mas será que isso é mesmo verdade?
Afinal, é possível se tornar o profissional do futuro começando agora ou isso não passa de mais uma forma de apostar no desconhecido? será que ser um profissional do futuro vale a pena?
Nesse artigo vamos responder estas perguntas através de uma explicação clara sobre o que é o profissional do futuro e como você pode se tornar um profissional do futuro, tudo isso enquanto falamos sobre a sua profissão no presente.
Sempre que ouvimos falar o profissional do futuro temos que ouvir uma descrição vaga sobre como as profissões vem mudando e o papel que a tecnologia vai ter em nosso futuro mais imediato, mas afinal, quais as qualidades que deve ter o profissional do futuro, fizemos uma pequena lista para começar:
Cada uma das principais profissões consideradas como do futuro vem se apoiando na tecnologia para crescer, em especial a computação e a internet, desta forma, ter afinidade com a tecnologia é fundamental para ser um profissional do futuro.
O generalismo profissional significa que o profissional do futuro não vai ser um especialista com uma única forma de conhecimento, ele vai aprender o bastante para aplicar diversas camadas de conhecimento básico em combinações elaboradas.
Toda a ideia do profissional do futuro existe apenas baseada na ideia da inovação, sendo assim a vontade de inovar e fugir das rotinas constantes é fundamental para o profissional do futuro.
Ter fluência no inglês garante que o profissional do futuro não tenha fronteiras, a localização física deixa de ser um fator no mercado de trabalho e a comunicação global se torna cada vez mais importante.
Já o pensamento criativo define a capacidade de conseguir dar o próximo passo, o profissional do futuro está sempre pensando no futuro, sendo assim, ter criatividade para encontrar novas soluções é um caminho brilhante.
Para algumas pessoas empreender é sair da zona de conforto e começar um negócio do zero, para outras pessoas empreender é encontrar formas de se destacar no emprego, empreender é mais do que um ato, é uma forma de pensar que o profissional do futuro precisa adotar.
Por fim a necessidade do profissional do futuro de reconhecer o próprio valor e conseguir precificar o próprio trabalho, para o profissional do futuro a ideia de salário mínimo não existe, você deve saber o valor do seu trabalho e receber de forma adequada por ele.
Para ser o profissional do futuro é preciso esforço e dedicação, sendo assim vamos ao passo a passo que vai te levar até essa conquista.
Seguindo o que acabou de aprender você vai se tornar um profissional do futuro em pouco tempo e vai crescer como nunca sonhou antes.
Se você continuar dando força para o seu crescimento profissional e aprendendo sobre como tornar sua carreira ainda maior, leia também nosso artigo sobre: Insatisfação no emprego – Como lidar?
Deixe uma resposta