Recolocação profissional

Ser demitido não é algo legal, principalmente se você tiver se dedicado bastante a empresa na qual trabalhava, muitas vezes, quando não é esperado, a sensação de frustração é inevitável.

Atualmente o mercado de trabalho anda muito instável, impulsionado pela crise econômica que o país enfrenta. É crescente a quantidade de empresas que está reduzindo o número de pessoas que compõem seu quadro de colaboradores.

Apesar de alguns enxergarem a demissão como grande impacto, outros enxergam como uma oportunidade de crescimento. É difícil deixar um local que estamos habituados, mas por outro lado, experimentar novos lugares pode valer muito, ter um novo desafio para se motivar e se reinventar.

Se você se encaixa nesse quadro dos que buscam novos ambientes, saiba que aqui temos algumas dicas valiosas para se recolocar no cenário profissional.

O que fazer após uma demissão

Recolocação profissional
Recolocação profissional

Logo que saímos de um trabalho podemos nos sentir meio perdidos, às vezes até sem esperança, mas existem passos importantes que você pode tomar iniciativa imediatamente antes de ir em busca de um novo emprego.

Conte com o Outplacement

Se você enfrentou uma demissão recentemente, verifique se a empresa em que você trabalhou não oferece o benefício do Outplacement, em que a organização fornece orientação e apoio ao profissional que vai começar a procurar um novo emprego.

Esse tipo de serviço não é comum em todos os lugares, mas se seu antigo trabalho tem essa possibilidade, aproveite.

Revise sua carreira por completo

Recolocação profissional
Recolocação profissional

O momento da demissão é uma oportunidade para dar uma revisada em sua vida profissional. Agora é o momento para você olhar sua carreira e com cautela e planejamento, adequá-la ao cenário atual.

  • O que pode ser mudado?
  • Existe algo que está faltando?
  • Será que vale a pena explorar outro segmento?

Defina novas metas, trace novos rumos profissionais
É importante que você leve em conta seu aprendizado, experiências, pontos positivos, pontos de melhoria, entre outros fatores, a partir daí, estabelecer objetivos e metas profissionais, para colocá-lo no caminho que você deseja seguir em sua carreira neste momento.

Lembre-se de nunca esquecer que a cada jornada em uma empresa, adquirimos novas informações e experiências que nos tornam profissionais melhores do que quando estávamos no início desta jornada.

Currículo e redes sociais

Mantenha o currículo sempre atualizado e molde-o de acordo com as necessidades do mercado em que você atua ou deseja atuar a partir de agora.

É importante que você esteja em dia também com os perfis de suas redes sociais de negócio, como o Linkedin, para que assim os recrutadores tenham conhecimento sobre a sua experiência e, assim, a atenção deles, para o profissional que você é, seja despertada.

Vida financeira

Uma dica importante para este momento de recolocação profissional, pois você pode passar um período desempregado. É essencial que você revise seus gastos e corte aquilo que for considerado desnecessário, para que assim você não enfrente dificuldades no futuro e seja obrigado a aceitar um emprego que talvez esteja aquém de suas expectativas.

Aprenda novas coisas

Esteja atualizado profissionalmente, participando de cursos, eventos e palestras da sua área de atuação. Leitura de todos os meios, estejam eles relacionados à sua carreira ou não, também são ótimas opções, isso fará com que você esteja altamente preparado e torne-se um forte candidato a assumir a vaga que almeja.

Com o tempo livre, enquanto busca uma recolocação, você deve aproveitar para crescer e mostrar a sua evolução para o futuro recrutador.

Revisando sobre Recolocação profissional!

Você sabe o que é recolocação profissional? Com a economia mundial passando por altos e baixos as coisas nem sempre são ideais no mercado de trabalho e perder o emprego pode parecer como o fim do mundo, em especial se você tem o mesmo emprego já durante anos.

Mas o fato é que ao ser demitido é fundamental saber como se levantar rápido e dar a volta por cima, conseguir uma recolocação profissional bem sucedida e com isso continuar construindo seu patrimônio sem cair nas dívidas, o problema é que pouca gente sabe como realmente fazer isso.

Nesse artigo vamos falar sobre como você também pode conseguir uma recolocação profissional ideal, desta forma você vai conseguir finalmente atingir seu objetivo de voltar ao mercado de trabalho com um cargo que você merece e sem perder tempo com a procura infrutífera.

O que é a recolocação profissional?

Recolocação profissional
Recolocação profissional

Chamamos de recolocação profissional o processo pelo qual profissionais que acabaram de perder o emprego conseguem atualizar seu currículo, se preparar para encontrar um novo emprego e dar um upgrade em suas habilidades de modo a voltar ao topo da lista de profissionais mais desejados.

Poucas pessoas sabem mas o fato é que a recolocação profissional é uma necessidade que deve ser atendida já nos primeiros dias depois da demissão, quanto mais tempo você perde menores as chances de conseguir um emprego novo que pode ser melhor do que o que você acabou de perder.

Mesmo sendo um procedimento que todos devem fazer a recolocação profissional não é algo que podemos aprender na escola e não existem cursos para te preparar, sendo assim a maior parte dos conhecimentos que vamos disponibilizar hoje são o resultado de muita pesquisa e dicas recebidas de grandes profissionais que utilizaram esse processo para crescer na carreira.

Posso aproveitar a recolocação profissional para mudar de profissão?

Recolocação profissional
Recolocação profissional

Se o seu desejo é seguir em outra direção com uma profissão nova então esse sem dúvidas é o momento certo para tomar essa decisão, afinal você não tem nada a perder uma vez que você já se encontra desempregado e sua nova profissão vai ser uma forma de recomeço.

Contudo é importante ressaltar que o processo de recolocação profissional tem a intenção de te colocar de volta no mercado de trabalho e conseguir uma nova vaga rapidamente, desta forma você deve ter já em seu currículo as qualificações para a nova profissão, do contrário pode levar um tempo considerável passar por este processo.

Se você quer mudar de profissão mas ainda não tem as qualificações necessárias nosso conselho é conseguir um emprego na área em que você já tem experiência e começar a se aperfeiçoar enquanto estiver no novo emprego, assim você vai conseguir manter as contas em dia enquanto ainda corre atrás do seu sonho.

Passo a passo recolocação profissional

Recolocação profissional
Recolocação profissional

Vamos ao passo a passo que você precisa seguir para ter uma recolocação profissional bem sucedida:

  1. Fique atento ao Outplacement, esse serviço é oferecido por algumas empresas como uma forma de ajudar você a encontrar um novo emprego, então ao ser demitido verifique se a companhia que te dispensou não oferece esse serviço, embora seja raro no Brasil algumas empresas ainda o oferecem como uma forma de manter o profissional como um possível contato para o futuro.
  2. Defina novas metas e objetivos, uma vez que você vai ter que recomeçar é importante não estar preso em metas e objetivos antigos, faça uma análise completa e decida o que você deseja alcançar nessa nova fase da vida.
  3. Organize o financeiro, Você não sabe quanto tempo essa fase de transição vai durar então mantenha o financeiro organizado.
  4. Atualize seus conhecimentos, enquanto você não está trabalhando procure aprender algo novo e atualizar os conhecimentos antigos, renovar o seu currículo é fundamental.
  5. Amplie o networking, conhecer pessoas novas e entrar em contato com seus conhecidos, amigos e contatos de trabalho vai mostrar que você está ansioso para trabalhar.

Seguindo estes 5 passos você vai conseguir uma recolocação profissional muito mais rápido e vai poder finalmente voltar com suas atividades de forma natural.

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer aprender mais, aproveite para ler também nosso artigo sobre: Salário mínimo – Como economizar.

Quero aprender mais!

Esperamos que essas dicas te ajudem a se recolocar no mercado profissional, agora, use essas dicas e alcance o que mais deseja. E que tal saber mais sobre mercado de trabalho? Leia também: Como ser um bom funcionário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20