Viver com o salário mínimo é um desafio e tanto, mas conseguir pagar todas as contas e economizar um pouco no final do mês pode parecer quase como uma missão impossível, naturalmente muitas pessoas estão sempre tentando e poucas delas conseguem realmente se sair bem com esse desafio.

Mesmo sendo considerado o suficiente para viver o salário mínimo na verdade não permite muita margem de modo que a maior dificuldade para quem recebe o salário mínimo é conseguir fazer economia.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o salário mínimo e tentar dar dicas que você pode utilizar para conseguir economizar, assim você vai poder finalmente começar a construir o seu patrimônio e poupar para lidar com as dificuldades no futuro.

Como economizar na cozinha?

Salário mínimo - Como economizar
Salário mínimo – Como economizar

O salário mínimo é um desafio principalmente na hora de fazer as compras, ao tentar comprar o melhor para sua família quase sempre o dinheiro acaba indo embora e no final do mês sempre falta um pouco, por isso nosso primeiro tópico é justamente como lidar com esse problema.

A principal dica aqui é pesquisar, nada de fazer compras no mercado da esquina, procure os grandes mercados de atacado onde você vai poder fazer suas compras com descontos consideráveis, mesmo que sejam apenas alguns centavos em cada item isso vai fazer toda a diferença no final do mês.

Outra dica importante é não comprar as coisas aos poucos, sempre faça uma lista completa e compre tudo o que você vai precisar de uma vez, assim você não corre o risco de ficar sem algo e ter que comprar mais caro em outro lugar depois.

Devo cortar meu lazer para economizar?

Salário mínimo - Como economizar
Salário mínimo – Como economizar

Cortar completamente o lazer nunca é uma boa escolha, o lazer é fundamental para que você consiga se manter funcionando, trabalhar o mês inteiro e não conseguir se divertir vai fazer com que você fique frustrado e vai provavelmente custar mais caro no futuro.

Ainda assim é necessário ser inteligente com relação ao lazer escolhido, se você por exemplo quer beber com os amigos, deixe a ideia de ir ao bar de lado, compre as bebidas e reuna o pessoal na sua casa, faça uma vaquinha para comprar o que for preciso e crie momentos especiais sem ter que pagar couvert.

Da mesma forma você pode evitar os passeios para a pizzaria, claro que você ainda pode comer uma pizza de vez em quanto, mas vale a pena procurar formas de diversão que não sejam relacionadas com comida e bebida, sua carteira agradece.

Como organizar o orçamento?

Salário mínimo - Como economizar
Salário mínimo – Como economizar

Para garantir que você vai ter dinheiro para tudo o que precisa, muitas vezes é necessário organizar o orçamento antecipadamente e apertar um pouco o cinto durante alguns meses.

Nossa sugestão é que você separe 50% do seu salário para as despesas normais da casa como aluguel e comida, caso você tenha que pagar aluguel e seja solteiro, procure alguém que possa dividir o espaço e a conta com você, em seguida separe 10% para o seu lazer, parece pouco mas se você souber como utilizar de maneira inteligente isso vai durar o mês inteiro.

Use 20% do seu salário para criar um fundo de emergência, evite sacar dinheiro deste fundo a menos que seja realmente necessário e mantenha os depósitos chegando a cada mês, por fim use os últimos 20% para investir, assim você vai estar criando melhores condições para o seu futuro, os melhores investimentos para quem tem salário mínimo são:

  • Tesouro direto
  • Fundos imobiliários
  • Bolsa de valores ( com foco em dividendos)

Seguindo nossas dicas sua vida vai mudar para melhor e seu bolso vai receber finalmente o alívio que você sabe que merece a muito tempo.

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar aprendendo, aproveite para ler nosso artigo sobre: Vantagens do estágio.