Teste Vocacional

Já ouviu falar em teste vocacional? já fez ou pensou em fazer um desses teste alguma vez na vida? Mas se você não tem ideia do que estamos falando, calma que a gente te explica.

O que é o teste vocacional

Teste Vocacional
Teste Vocacional
  • O teste vocacional faz parte de uma área da Psicologia denominada Avaliação Psicológica, que tem como objetivo avaliar, através de instrumentos previamente determinados para tal, os processos psicológicos que constituem o indivíduo.
  • Os testes vocacionais consistem em questionários e testes, cujo objetivo é medir características psicológicas dos indivíduos em processo de orientação profissional.
  • O teste vocacional é uma ferramenta que auxilia na escolha profissional.
    A palavra “vocação” está relacionada à uma tendência da pessoa para exercer uma determinada atividade de acordo com as aptidões e interesses específicos.
    Um dos principais objetivos de fazer um teste vocacional é verificar os níveis de interesse, personalidade e capacidade da pessoa, bem como avaliar as habilidades para uma determinada área.

O teste não prevê o futuro, mas te mostra algumas carreiras que podem ser do seu interesse. A partir do resultado, você pode pesquisar mais sobre o assunto e refletir sobre a escolha.

Perfil do público

Teste Vocacional
Teste Vocacional

Geralmente, os testes vocacionais são realizados por adolescentes que estão buscando orientações de carreira.

Antigamente, as escolas públicas e particulares davam o teste para todos os alunos do ensino médio, mas hoje em dia isso não é tão comum. Porém, é possível fazer um teste vocacional grátis na internet.

Tipos de teste vocacional

A opção mais comum é o teste vocacional rápido, do qual você pode ter uma noção de qual área seguir, bem como os cursos que pode fazer.

Geralmente eles estão disponíveis na internet e você pode pesquisar mais sobre os cursos.

Há também a opção com um psicólogo, que é mais completo, como se fosse uma sessão de coaching. Este tipo de teste vocacional é o resultado de pesquisas e avaliações que são regulamentadas pelo conselho da profissão, o CFP.

Vale lembrar que somente o um psicólogo pode aplicar esse teste.

Após o teste vocacional

Depois de fazer o teste e obter os resultados de cada área que seria indicada para seu perfil e personalidade, vem a parte das pesquisas, afinal, você precisa saber se realmente vai gostar de seguir a carreira apontada no teste.

Tendo dito isso ainda vale lembrar que o teste não dá margens para erros e vai te apontar, por ordem, as carreiras de maior índice de afinidade até os com menos porcentagem, porém você não precisa escolher o com a maior pontuação.

Também vale lembrar que não é regra nem necessário ter 100% de afinidade com algum curso ou carreira, você ainda precisa pesquisar para saber mais sobre o que te foi apontado, para isso siga esses passos:

  1. Informe-se sobre as profissões e carreiras
  2. Converse com profissionais formados
  3. Escolha com calma a sua profissão
  4. Conheça bem suas áreas de interesse (profissionais e pessoais)
  5. Teste a sua afinidade com a profissão
  6. Vestibular não é o fim do mundo

Seja preciso e mantenha o foco

Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo mal por não conseguir se decidir entre as profissões não fique chateado: isso é mais comum do que você imagina.

Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão, o sistema educacional não dá apoio a esse ponto do futuro dos jovens, portanto busque e tenha foco.

Se você está em dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo-as bem fica mais fácil de escolher aquela que mais tem a ver com o seu perfil, por isso a pesquisa é importante.

Teste vocacional funciona?

O teste vocacional, funciona? Escolher uma profissão é não é algo simples, principalmente quando ainda somos muito novos e acabamos sendo forçados a escolher, nossos desejos e sonhos acabam dando lugar aos desejos mais realistas dos pais e muitas pessoas acabam sofrendo por não poder seguir o caminho que realmente desejam.

O teste vocacional foi criado com a intenção de ajudar pessoas a entenderem qual suas reais vocações e quais profissões vão combinar mais com a personalidade e os talentos de cada um, mas será que isso realmente funciona?

Nesse artigo vamos falar um pouco mais a fundo sobre o teste vocacional e entender qual é o verdadeiro poder deste teste e descobrir se afinal vale a pena investir em uma profissão baseado nos resultados deste tipo de teste.

Diferentes tipos de inteligência?

Teste vocacional - Funciona?
Teste vocacional – Funciona?

O teste vocacional não é uma fórmula mágica criada para descobrir o seu futuro, na verdade trata-se de um experimento baseado em psicologia que tem como objetivo ajudar você a entender qual é o tipo da sua inteligência e como interagir com ela.

Diferentes tipos de inteligência existem dentro de nós e cada pessoa tem suas próprias vantagens, habilidades e capacidades, sendo assim saber qual é sua inteligência é fundamental, os tipos de inteligência estudados no teste vocacional são:

  1. Lógico-matemática: Habilidade de pensar de forma objetiva, conceitual e abstrata, além da capacidade em discernir padrões lógicos ou numéricos.
  2. Linguística: Habilidade em comunicação (oral ou escrita), tranquilidade em falar em público, facilidade em aprender línguas.
  3. Música: Habilidade em diferenciar tons, ritmos e nuances musicais. Aptidão para produção musical, seja tocando instrumentos ou compondo.
  4. Espacial: Habilidade em perceber com precisão o mundo através de imagens. Sensibilidade à cor, forma, configuração e espaço. Habilidade em representar graficamente ideias visuais.
  5. Corporal: Habilidade em controlar e usar o corpo com o fim de resolver problemas ou realizar atividades complexas. Domínio em coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade e velocidade.
  6. Interpessoal: Habilidade em detectar e responder adequadamente aos humores, motivações e desejos dos outros. Capta e interpreta o sentimento do outro facilmente.
  7. Intrapessoal: Habilidade no conhecimento dos próprios valores, crenças e alta consciência de si.
  8. Naturalista: Habilidade em interação com a natureza, estudar, reconhecer plantas, animais, solos e elementos naturais.

Ao analisar as respostas oferecidas o teste vocacional consegue ter uma ideia da forma de pensar de cada pessoa e com isso ajuda a direcionar um pouco na direção da área de atuação que melhor se encaixa com cada pessoas de acordo com a lógica das múltiplas inteligências.

Mas o resultado, funciona mesmo?

Teste vocacional - Funciona?
Teste vocacional – Funciona?

Muitas pessoas tratam o teste vocacional como uma profecia, estas pessoas esperam encontrar respostas para o futuro e com isso escapar da responsabilidade de tomar decisões por conta própria, nesse caso o teste vocacional não funciona para essas pessoas.

Mas isso não significa que seja algo sem valor, de fato o teste vocacional pode ser bastante útil quando feito de maneira responsável, a ideia aqui é ter uma ferramenta extra para analisar antes de tomar sua decisão.

Se você está considerando mais de uma opção de profissão e quer uma ajuda para guiar melhor sua decisão, então sim, o teste vocacional pode te ajudar a ver melhor as suas opções sob uma etica mais analista e menos emocional, o teste vocacional leva em consideração os seguintes fatores:

  • Linha de pensamento
  • Habilidades físicas
  • Qualidades de caráter
  • Preferências pessoais
  • Facilidade de aprendizado

Ao combinar as informações obtidas você pode acabar descobrindo que o resultado é algo que você nunca levou em consideração mas descobrir que ao pensar no assunto considera isso como uma boa ideia, além de se testar você pode conseguir descobrir mais sobre si mesmo com a ajuda do teste vocacional.

Se você é o tipo de pessoa que tem medo de errar na escolha da sua profissão ou estilo de vida, é bom fazer um teste vocacional. Para quem ainda não sabe o teste vocacional foi criado para ajudar pessoas indecisas a escolher e traçar os seus caminhos de acordo com seus gostos e preferências.

Teste vocacional
Teste vocacional

Se você quer saber qual profissão deve escolher e se seus planos para o futuro profissional vão dar certo está no lugar certo. Aqui você vai encontrar todas as dicas do teste vocacional para ter sucesso na vida.

Como surgiu o teste vocacional?

Apesar de tornar-se popular aqui no Brasil somente após os anos 2000 os famosos testes vocacionais surgiram em meados de 1910 nos Estados Unidos. Como todos sabem o sistema de ingresso nas universidades americanas é bem complexo e apesar de ser em sua maioria privado ele tem uma seleção bem criteriosa.

Imaginem como seria se um americano depois que já estivesse em uma faculdade de medicina descobrisse que desmaia ao ver sangue? Seria no mínimo um problema para o estudante e a universidade.

Pensando nessa série de coisas o Engenheiro Frank Parsons dedicou parte da sua vida a esses estudos e após sua morte em 1909 foi publicado uma de suas principais obras o primeiro do gênero com o título “choosing a vocation”.

O que responder no teste vocacional?

Os métodos de teste vocacionais atualmente consistem em uma série de perguntas que se relacionam com suas curiosidades, seus conhecimentos e o resultado de suas avaliações regulares nas instituições de ensino.

Teste vocacional
Teste vocacional

Sem dúvidas existem hoje uma centena de métodos e testes diferentes que podem ser aplicados por profissional da área de psicologia, RH ou até alguns na internet mesmo. O método não importa tanto, mas o que vale mesmo é se o resultado te agrada.

O teste é como um algoritmo de computador que indica uma profissão ou área que provavelmente você se identifique. Respostas como, sua cor favorita, o que mais gosta de fazer, qual a sua matéria favorita na escola etc são os dados usados para fazer esse cálculo

Preciso seguir a profissão que o teste indicar?

A resposta a essa pergunta é bem clara e sonora… NÃO!
Apesar de ser um indicativo da profissão ou curso que você pode se identificar nenhum teste vocacional pode, ou deve ser determinante para essa escolha.

Então ninguém está obrigado a seguir a profissão indicada pelo resultado do teste, muito pelo contrário. Conheço pessoas aqui no Brasil que sempre sonharam em cursar Engenharia, mas devido ao mal resultado na prova de exatas do ENEM acabou entrando em cursos na área de Humanas e se descobriu.

Teste vocacional por pressão dos pais

Infelizmente é comum ver alguns jovens sendo obrigados a fazer o teste vocacional por pressão dos pais. Isso na verdade é péssimo para o adolescente e com certeza a pressão vai influenciar o teste.

Teste vocacional
Teste vocacional

Imagine você nascer em uma família de médicos e ao fazer o teste vocacional mostrar que sua aptidão está como professor de filosofia. Vai ser com certeza um choque para ambos e vai gerar muita discussão.

Na verdade o teste deve ser um apontamento e não um único caminho, sem falar que hoje em dia é perfeitamente possível conciliar duas ou mais áreas do conhecimento em um só curso.

A exemplo disso temos a Educação Física que é um curso de saúde, mas que pode ser aproveitado na escola, em academias ou até nas ciências filosóficas que discutem as influências sobre o corpo na sociedade

Se você chegou até aqui agora sabe tudo sobre o teste vocacional, então não perca tempo. Faça já o seu e comece a trilhar o seu próprio caminho. Boa sorte!

Teste vocacional e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre Teste vocacional e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como fazer empréstimo no banco.

Quero aprender mais!

Se você quer saber ainda mais sobre crescimento profissional e não pode esperar pelas nossas dicas, não perca a chance de ler nosso artigo sobre: Primeiro dia de trabalho – Como superar?

Quer saber mais?

Agora que você sabe bem sobre testes vocacionais e deseja saber mais, leia também: Primeiro emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20