Trabalhar como voluntário

Trabalhar como voluntário é algo que poucas pessoas consideram como uma forma de melhorar o currículo mas que na verdade pode ter um impacto bastante significativo uma vez que esse tipo de trabalho oferece muitas oportunidades.

Ao trabalhar como voluntário um profissional pode colocar em prática todos os seus conhecimentos ao mesmo tempo que consegue desenvolver suas capacidades de trabalho em equipe, é sem dúvidas uma ótima opção para quem deseja ganhar experiência.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre trabalhar como voluntário bem como sobre as vantagens que esse tipo de experiência pode trazer ao seu currículo em um mercado de trabalho cada vez mais cheio de competição.

Quais são as oportunidades?

Ao trabalhar como voluntário você vai ter acesso a oportunidades que não seriam fáceis de alcançar em um mercado de trabalho disputado como o atual, muito menos sem experiência.

Trabalhar como voluntário
Trabalhar como voluntário

Imagine por exemplo que ao trabalhar como voluntário é possível se colocar em cargos muito mais importantes sem a disputa pela seleção, afinal trabalho voluntário é sempre bem vindo.

Se colocando em uma posição onde você troca os seus serviços por experiência é possível conseguir não apenas a experiência prática de exercer o serviço que você deseja como também um maior alcance de Networking e reconhecimento.

Quais pontos considerar ao trabalhar como voluntário?

Trabalhar como voluntário é algo que você deve fazer com equilíbrio, levando em consideração o tempo que você vai gastar, o bem que isso vai trazer a sociedade mas também as vantagens que isso pode trazer ao seu currículo, nesse caso leve em consideração os seguintes pontos:

  • Carga horária
  • Obrigações e responsabilidades
  • Possibilidade de networking
  • Oportunidades de aprendizado
  • Relevância

A carga horária é importante pois você não vai querer que o trabalho voluntário seja sua única ocupação durante o dia, ainda é importante que você tenha tempo para seu emprego real, para descansar ou caso não tenha um emprego para procurar por um.

Mudança de carreira ou de profissão

Suas obrigações e responsabilidade vão pesar muito na experiência que você vai poder adicionar ao currículo, ou seja, quanto maiores suas responsabilidades maior é o nível de experiência que você vai poder incluir no currículo, porém também vão ser maiores as cobranças e obrigações.

Trabalhar como voluntário é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas influentes no seu ramo de trabalho e atuação, logo antes de se comprometer com um trabalho voluntário faça uma pesquisa, descubra quem são as pessoas mais relevantes na instituição onde você vai trabalhar e tenha como objetivo conhecer e impressionar estas pessoas.

Oportunidades de aprendizado, essa é outra parte de trabalhar como voluntário que você não deve perder, as oportunidades de aprendizado vão ser maiores de acordo com quem trabalha com você sejam outros novatos que tenham uma visão diferente do trabalho ou outros voluntários mais experientes na área que possam ter conhecimentos e contatos para te passar.

Trabalhar como voluntário
Trabalhar como voluntário

Por fim a relevância, é um pouco complicado pensar nisso mas o fato é que trabalhar como Voluntário no Greenpeace trás muito mais visibilidade para o seu currículo do que qualquer outra instituição que tente proteger o meio ambiente, a relevância é fundamental para o seu crescimento.

Perguntas mais comuns sobre trabalhar como voluntário

agora vamos tirar algumas dúvidas que você pode ter sobre trabalhar como voluntário:

Não vou receber nada mesmo?

Normalmente trabalhos voluntários são realmente voluntários então não costuma existir pagamento em dinheiro, porém em alguns casos existem outras formas de compensação que podem ser vantajosas, tudo vai depender de cada instituição.

Posso largar quando quiser?

Ao trabalhar como voluntário você está doando o seu tempo então não existem obrigações de continuar e você pode largar quando decidir, contudo é de bom tom combinar tudo direitinho com o resto da equipe para que todos tenham tempo de se preparar para sua saída. 

Vale a pena trabalhar como voluntário?

Sim! sempre vale a pena trabalhar como voluntário, embora seja um trabalho que não é normalmente remunerado você vai ganhar muita experiência que vai ser útil no futuro. 

Quais os tipos de trabalho voluntário?

– Ajudar os idosos u003cbru003e- Enfermagem e assistência a pacientes; u003cbru003e- Amparar os animais ou as pessoas por meio deles; u003cbru003e- Tornar-se um voluntário sem sair de casa; u003cbru003e- Fazer turismo social; u003cbru003e- Participar em esportes ajudando;u003cbru003e- Dar aulas em um curso preparatório gratuito;u003cbru003e- Distribuir comida;u003cbru003e- Agasalhar moradores de rua;u003cbru003e- Apoiar mulheres grávidas ;u003cbru003e- Ensinar trabalhos manuais ;u003cbru003e- colaborar com causas nacionais e internacionais ;u003cbru003e- Comprometido com a proteção ambiental ;u003cbru003e- Defesa contra causas animais;u003cbru003eVamos ter uma matéria completa sobre eles u003ca href=u0022https://demonstre.com/trabalharu0022 class=u0022rank-math-linku0022u003eclique aquiu003c/au003e e veja com mais detalhes.

Por que o trabalho voluntário é bom para ambos lados?

O lado da pessoa que está sendo ajudada de u0022graçau0022 é bom obviamente porque certo?!u003cbru003eMas explicando porque coloquei aspas na palavras u0022graçau0022 porque na verdade a pessoa está trabalhando para a outra sendo voluntária, mas com certeza esse voluntário vai aprender muito nesse caminho, e você saber coisas e aprender algumas coisas podem te abrir portas.

Quero crescer mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre trabalhar como voluntário, não perca a chance de aprender ainda mais sobre este e outros assuntos lendo nosso artigo sobre: Emprego sem experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20