O Brasil está se recuperando das muitas crises que enfrenta e a chave para isso é o trabalho autônomo. Muita gente se impressiona em como mais de 12 milhões de desempregados conseguem sobreviver no Brasil e a resposta para isso está no trabalho informal.

Trabalho autônomo
Trabalho autônomo

Se quer saber tudo sobre trabalho autônomo está no lugar certo! Nesta matéria separamos algumas informações importantes sobre um dos assuntos mais comentados da internet principalmente agora com a nova crise gerada pelo coronavírus.

Claro que nessa matéria também não poderia faltar algumas dicas sobre como montar o seu próprio negócio e sair de vez da informalidade. Entenda!

Diferença entre emprego e trabalho?

Muita gente se faz essa pergunta, afinal existe diferença entre trabalho e emprego? A verdade é que em um olhar superficialmente não! Mas se olhar com atenção as diferenças ficam bem visíveis.

A primeira delas é o registro em carteira e afiliação a alguma empresa ou instituição. O trabalhador formal tem registro empregatício em sua carteira de trabalho e passa a ter garantias dentro da CLT.

Já o trabalhador informal não tem registro com uma empresa ou instituição e as regras para o funcionamento de seu negócio depende exclusivamente dele. Vendedores ambulantes, profissionais liberais e comerciantes em geral, eles não estão obrigados a pagar imposto e ver parte de seus salários recolhidos, porém eles não estão assegurados pelo INSS e demais regras da CLT.

O que é o trabalho autônomo?

A definição do termo trabalho autônomo é bem simples, significa feito por conta própria. Ou seja algo que parte de maneira espontânea, por vontade própria. E este trabalho espontâneo pode ser voluntário ou remunerado.

Trabalho autônomo
Trabalho autônomo

Vamos exemplificar, se você ama costurar e costuma costurar coisas para as pessoas de sua casa sem cobrar nada é um trabalho autônomo voluntário. Mas se você começa a receber cada vez mais encomendas e passa a cobrar um valor por cada serviço esse trabalho passa a ser autônomo remunerado.

Entendeu a diferença? Então agora que você já sabe o que é as diferenças entre emprego formal e trabalho autônomo. Veja algumas dicas para iniciar o seu próprio negócio. Entenda!

Como começar o meu negócio?

Para começar a fazer um negócio autônomo a pessoa precisa querer e gostar do que se pretende a fazer. Pode parecer óbvio, mas infelizmente eu vejo com muita frequência gente que quer iniciar um comércio de lanches e refeições, mas que detesta cozinhar.

Acredite no começo pode até parecer legal, mas se você não gostar daquela área vai saturar muito rápido e seu trabalho autônomo vai falir antes mesmo de começar. Então a dica é escolha algo que te agrada e que você consegue realizar bem e em seguida trace um plano de negócios para fazer daquela atividade uma coisa rentável que possa te trazer o sustento.

Preciso me registrar como Microempreendedor Individual?

para começar o seu próprio trabalho autônomo você não precisa se registrar ou ter qualquer tipo de formalização com o governo. Antes de pensar em se regularizar, a dica é pense primeiro em crescer.

Trabalho autônomo
Trabalho autônomo

Muita gente quer se registrar como MEI, mas sequer conseguem ter em caixa o dinheiro para comprar as suas mercadorias. Isto é um erro grave que você não pode cometer. Por tanto verifique primeiro se seu lucro é viável e se realmente vai valer a pena manter o negócio.

Depois disso busque se qualificar para gerir melhor o seu negócio e só depois disso procure regularizar a situação da sua pequena empresa com o governo.

Vantagens vs Desvantagens do trabalho autônomo

A maior vantagem do trabalho autônomo, sem dúvidas e não ser obrigado a pagar impostos altos ao governo. Já a principal desvantagem é não ter os benefícios que o governo estipula para os empreendedores, principalmente por linha de crédito.

Trabalho autônomo e muito mais!

E aí gostou? Se quer mais dicas como essa, continue lendo nossos artigos e aprenda dicas sobre assuntos diversos como: Como comprar ações da Petrobras.