Vantagens do estágio

Quais são as vantagens do estágio? para quem ainda não se formou mas está no processo de finalizar a faculdade ou um curso técnico o esta pode ser uma oportunidade que vai mudar o rumo da carreira, o estágio tem uma importância vital para o nosso sistema de ensino e para o mercado de trabalho, porém poucas pessoas entendem as reais vantagens deste sistema.

Ao começar um estágio o estudante que ainda não se formou já começa a ganhar experiência no mundo real, essa experiência não vai apenas ser vista no currículo, vai se refletir em suas habilidades reais, sua capacidade de lidar com problemas e principalmente em seu trabalho em equipe.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens do estágio, vamos explicar quais são as tais vantagens e quais são as maiores possibilidades que você pode ter de encontrar o sucesso graças ao estágio para seguir carreira antes mesmo de se formar.

Qual a diferença entre estágio e jovem aprendiz?

Vantagens do estágio
Vantagens do estágio

O Estagiário é um estudante que escolheu aquela área de atuação, sendo assim o estágio serve como uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos além de proporcionar uma experiência de trabalho no mundo real com uma equipe e melhorar as habilidades sociais.

Outro aspecto importante do estágio é que muitas profissões exigem tempo de experiência que o estágio vai proporcionar, assim, ganhando experiência comprovada antes de se formar o aluno vai ter maior facilidade de conseguir um emprego ao se formar.

Por outro lado o jovem aprendiz é um programa que visa oferecer oportunidades de trabalho para jovens carentes, nesse caso os jovens começam bem mais cedo e tem a oportunidade de conhecer uma profissão antes de dedicar seu tempo de estudo a ela, as motivações são diferentes de modo que cada um destes programas tem uma experiência diferenciada a oferecer.

Quais as vantagens do estágio?

Vantagens do estágio
Vantagens do estágio

Já falamos anteriormente sobre a experiência comprovada que o estagiário vai receber antes mesmo de se formar e que vai tornar a busca por emprego mais fácil depois da formatura, porém existem algumas outras vantagens neste sistema.

Um estagiário é um membro da equipe, ele está aprendendo sobre a função em uma empresa real e ganhando conhecimentos a cada dia, ou seja, quando bem sucedido o estagiário é muitas vezes efetivado na empresa onde ele já trabalha, o que torna o processo de transição do curso para a vida profissional muito mais suave.

Além disso não podemos esquecer as vantagens em networking, estagiários têm a oportunidade de conhecer grandes nomes em suas áreas além de ter a chance de se provar em empresas grandes que normalmente exigem processos seletivos super disputados antes da contratação, sem dúvidas é uma vantagem estratégica pela facilidade.

Passo a passo como conseguir um bom estágio

Vantagens do estágio
Vantagens do estágio

Se você ainda não é um estagiário mas quer ser, então esse pode ser o momento certo para conseguir o estágio que você sabe que merece, veja nosso passo a passo e fique atento às oportunidades:

  1. Descubra quais são suas opções, se você pode fazer um estágio então é fundamental descobrir onde você vai fazer esse processo, faça uma pesquisa e descubra quais empresas são uma boa opção e faça a aplicação em todas elas, assim você aumenta suas chances.
  2. Procure destacar o seu currículo, muitos outros estudantes na mesma situação que você vão estar disputando cada vaga, então naturalmente a opção para começar com o pé direito é encontrar um diferencial relevante para o seu currículo.
  3. Seja profissional desde o começo, se você for chamado para uma entrevista, tente não se deixar levar pelo fato de ser um estágio, trate como sendo um emprego e mostre seu melhor comportamento profissional, assim você vai ser respeitado desde o começo.

Com apenas estes 3 passos você está pronto para descobrir as reais vantagens do estágio, então não perca tempo, corra já atrás do seu.

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar aprendendo, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como abrir uma microempresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20