Como lidar com os Trabalhos em Grupo?

As escolas sempre estão procurando fazer alguns trabalhos onde todas as crianças possam participar, evitando exclusões por parte dos colegas de classe.

Dessa maneira, os trabalhos em grupo têm sido muito utilizados pelos professores como forma de unir a turma, assim com toda certeza o conhecimento será construído de maneira coletiva, onde há uma troca de experiência entre as crianças.

A criança precisa ser preparada para lidar com outras pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. Em algum momento de sua vida, será preciso trabalhar em equipe, respeitar a opinião dos outros, ouvir o que elas têm a dizer… E isso só se aprende praticando.

Tudo isso é muito importante, pois quando é trabalhado o coletivo, várias habilidades são aprimoradas, e ao mesmo tempo em que ele está estudando o conteúdo proposto ele exercita o seu modo de avaliar, escolher e decidir.

Trabalhos em Grupo

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Neste primeiro vídeo Mary explica o que é icnologia e suas variações: Paleoicnologia e Neoicnologia, mostrando a importância dos rastros para ciência.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em algumas dinâmicas efetivas para desenvolver trabalho em equipe nas escolas e outros espaços:

Papo Sério! Como fazer um horário escolar justo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Desafios de se trabalhar em grupo

Quando o professor decide trabalhar em equipe com a turma, alguns imprevistos podem surgir no meio do caminho – afinal, são várias crianças diferentes e com opiniões diferentes. Abaixo mostrarei alguns desses desafios e como lidar com eles.

  • Sobrecarga de tarefas: como o professor trabalha com uma grande quantidade de alunos, pode haver uma má distribuição de tarefas. Sempre acontece situações em que alguns alunos acabam trabalhando mais do que outros. Por isso o professor precisa ficar atento em tudo que os alunos estão realizando. Além das notas em grupos, ele precisa fazer uma avaliação individual para que todos possam realizem a atividade, não sobrecarregando ninguém.
  • Desentendimentos: é comum acontecer alguns desentendimentos entre os participantes do grupo. Com muitas opiniões diferentes, todos querem que a sua seja mais favorecida que as demais. É preciso que o professor use a sua autoridade acalmando os alunos, pois caso ele não tome essa atitude no início, depois não conseguirá conter os seus alunos. Diante disso, o professor precisa deixar claro que não é a opinião individual que irá prevalecer mais sim o trabalho que eles estão realizando em grupo.
  • Falta de respeito: muitos alunos não conseguem expressar a sua opinião quando estão realizando trabalhos em grupo, pois sempre existe um que toma a frente e não dá espaço para os demais. Antes de formar os grupos, o professor deve esclarecer que todos são capazes de fazer as atividades propostas, do contrário nem estariam em sala. Apenas quando os alunos entenderem que todos têm direito a ter sua opinião própria e formada, é que a aula irá fluir como se espera.
  • Tempo: um grande problema em sala de aula é o tempo para a realização das atividades.  Com muitas opiniões e ritmos diferentes para cada grupo, o tempo pode não ser suficiente como em um trabalho individual. Para não acontecer imprevistos, o professor precisa ter uma noção do tempo necessário para realizar os trabalhos, impedindo-os de ficarem incompletos, e as crianças frustradas.

trabalhos em grupo

Ref: SNYDERS, George. Alunos felizes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

1 COMMENT

  1. Os trabalhos em grupo são excelentes formas de ensinar os alunos trabalharem em equipe. A natureza humana é muito coletiva, as pessoas precisam se unir para compartilhar ideias, ouvir novas ideias, trabalhar em coletividade para conseguir alcançar uma meta, e não é diferente com as crianças. Utilizar metodologias pedagógicas que estimulem a interação entre as crianças, principalmente na escola, onde ninguém gostaria de se isolar, é uma forma de ensinar a criança que temos que trabalhar em grupo, ouvir o colega, respeitá-lo, e que só assim cresceremos como seres humanos de natureza coletiva que somos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.