Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com a nossa química, como usamos, e nesse post vamos trabalhar com a “Transformação Química e Equilíbrio”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das substancias e materiais, baseada em Transformação Química e Equilíbrio.

Transformação Química e Equilíbrio

As transformações químicas e o equilíbrio são ações que resultam na formação de novas substâncias.

Transformação Química e Equilíbrio 1

Onde diferenciam-se das transformações físicas pelo fato de que as transformações físicas apenas alteram estado e as substâncias continuam sendo as mesmas.

O equilíbrio na química é um grande vilão para que seja feito os experimentos todos na medida certa.

Caracterização do sistema em equilíbrio

No equilíbrio, a velocidade da reação direta (v1) é a mesma velocidade da reação inversa (v2). A impressão externa é de que tudo cessa, mas isso não ocorre.

Tanto a reação direta como a inversa permanecem contínuas e sem interrupções, no entanto, com a mesma velocidade. A igualdade das velocidades direta e inversa mantém o equilíbrio químico contínuo.

Constante de equilíbrio

A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio.

Vídeo sobre Caracterização do sistema em equilíbrio:

Produto iônico da água

Água é um eletrólito muito fraco, com valores baixos de grau de ionização e de constante de ionização no equilíbrio (Kc). É exatamente por isso que a água possui condutividade tão baixa.

O  cientista Friedrich Kohlrausch (1840-1910) foi o primeiro a dizer que a água pura conduz eletricidade, ainda que em pequena escala. Isso ocorre porque a água se comporta de modo anfótero; isto é, em determinadas ocasiões ela age como ácido, doando prótons (H+); e em outras se comporta como base, recebendo prótons.

Equilíbrio ácido-base e pH

O pH define se há acidose ou alcalose, se seu valor estiver abaixo ou acima da faixa de normalidade do sangue. Como o pH normal do sangue arterial é de 7,4 o indivíduo apresenta acidose se o pH cai abaixo desse valor, e alcalose se o pH estiver acima de 7,4. O limite inferior do pH em que uma pessoa pode viver mais que algumas horas é de 6,8 e o limite superior é de 8,0.

Vídeo sobre Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH:

Solubilidade dos sais

A solubilidade dos sais é uma forma de classificação que nos mostra a capacidade que essas substâncias inorgânicas possuem de se dissolver ou não em água.

Resultado de imagem para Solubilidade dos sais e hidrólise

Conhecer a solubilidade dos sais é importante porque, quando eles se dissolvem em água, sofrem o fenômeno da dissociação (liberação de cátions e ânions).

Hidrólise

É reação química de quebra de ligação química de uma molécula com a adição de uma molécula de água. Nessa reação ocorre a quebra da molécula de água em íons de hidrogênio e hidroxila que se ligam às duas moléculas resultantes da quebra, estas últimas podem ter caráter positivo e negativo.

Vídeo sobre Solubilidade dos sais e hidrólise:

Fatores que alteram o sistema em equilíbrio

Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.

O estado de equilíbrio é vulnerável a alguns fatores que podem alterar uma dessas velocidades e, consequentemente, modificar as concentrações de reagentes e/ou produtos, provocando o deslocamento do equilíbrio.

Fatores

Os fatores trata-se da alteração das condições de pressão, temperatura e na adição ou retirada de uma ou mais substâncias presentes no sistema (alterando assim a concentração).

Vídeo sobre Fatores que alteram o sistema em equilíbrio:

Aplicação da velocidade

Na aplicação da velocidade, além das concentrações dos reagentes elevadas aos seus respectivos expoentes (também denominados de ordens), temos a presença de uma constante K que depende da temperatura em que a reação química está sendo processada.

Resultado de imagem para Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano

Equilíbrio químico no cotidiano

São reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, praticamente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa ocorrer o contrário (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis.

Vídeo sobre Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala da Transformação Química e Equilíbrio, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.