Neste post, você encontrará diversas curiosidades do Japão que com certeza irão te surpreender sobre está nação completamente evoluída.
O Japão é um país que está a cada dia em mais ascensão no mercado econômico. Um país tecnológico totalmente evoluído, com uma educação de primeiro muito e que tem muito para nos ensinar.
Neste post, você encontrará algumas curiosidades do Japão que eu tenho certeza que irão te surpreender sobre este país maravilhoso do continente asiático.
O Japão é predominado por montanhas. As montanhas ocupam mais que a metade de todo o espaço.
70% do país são montanhas, incluindo 110 vulcões que estão ativos.
Existe uma fruta que no Japão é comercializada em um preço absurdo, é a fruta mais cara de todo o mundo, e isso nem se dá por causa da inflação.
Um melão do tipo Cantalupo, sem muitas imperfeições, passam dos 300 dólares.
Assim como os brasileiros, os japoneses são apaixonados por um bom café. Tanto que compra quase toda a produção de um país.
O país compra cerca de 80% da produção de café jamaicano. Exatamente 4/5 de uma produção.
O Japão é um grande fabricante de transportes em todo o mundo, se não for o maior, entretanto, em um meio específico, ele se destaca mais.
O Japão é o maior fabricante mundial de navios. Sendo assim, quando o assunto é transporte marítimo, o Japão é de longe um dos mais queridos.
As religiões que se destacam no Brasil são as derivadas do cristianismo (entretanto, não são as únicas). Você faz ideia de quais religiões se destacam no Japão?
O xintoísmo e o budismo são as religiões mais praticadas no Japão.
Quem não gosta de ser agradado com um presente, ainda mais em fora de data comemorativa. Os japoneses possuem fazer troca de presentes duas vezes ao ano.
Um costume comum no Japão é a troca de presentes entre amigos no meio e no fim do ano.
Aquela pessoa que nunca se irritou com alguém pisando de tênis sujo onde você acabou de fazer limpeza que atire a primeira pedra! Brincadeiras a parte, por que esse estresse não costuma acontecer no Japão.
Outro costume bem interessante é que os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa.
Existe uma peça do guarda-roupa japonês que faz sucesso em todo mundo. Você faz ideia de qual seja?
O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa. Ela é muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos.
Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Praticamente a caipirinha do Brasil.
Originária no século III, ela é fabricada a partir da fermentação do arroz.
A culinária oriental choca totalmente com o hábito que temos na ocidental. Diversas carnes são apreciadas que nós nem imaginamos que poderiam ser comidas.
O povo japonês é o maior consumidor de carne de baleia do mundo. Este tipo de carne é muito apreciado na culinária japonesa.
Já se imaginou tomar um banho em qualquer lugar? No Japão isso é quase que possível.
No Japão existem muitos banhos públicos, imagina tomar um banho rápido em qualquer lugar que você estiver.
Um motivo louvável no Japão é que a taxa de analfabetos é quase inexistente. Imagina um mundo onde todos podem ter acesso à leitura.
A taxa de alfabetização é de quase 100%.
Uma coisa que irrita muito o povo brasileiro: comer fazendo barulho, entretanto, esse ato é comum pelos japoneses.
Os barulhos são provocados especialmente ao comer macarrão. É um ato bem visto fazer barulho ao sugar a comida e ao mastigar, pois isso indica que ela está deliciosa.
A floresta Aokigahara, localizada na base do Monte Fuji, é um dos lugares mais populares do mundo quando se trata de suicídio.
Dezenas de corpos são recolhidos todos os anos, bem como pertences, como carros, que ficam estacionados por muito tempo à entrada do local esperando pelos donos que jamais retornam.
O índice de depressão e suicídio no Japão é altíssimo devido a intensa cobrança da sociedade, o país precisa de ajuda.
O hikikomori é uma prática de recolhimento na qual os homens se trancam em quartos e jamais saem para nada. Os psicólogos afirmam que este comportamento está intimamente ligado à depressão e pressão social.
Fugu é outro nome para o Baiacu, peixe conhecido pelo seu veneno poderoso.
Os chefs especializados em preparar o pescado treinam de forma intensiva por 11 anos e sempre devem comer o alimento antes de servi-lo aos clientes.
Para fugir da estética perfeita e por padrões de beleza impostos pela sociedade, existe um grupo de jovens que lutam para que isso acabe.
E não é algo considerado ofensivo ou racista. Os ganguro (cara preta) são jovens que se pintam como forma de protestar contra os padrões de beleza impostos pela sociedade: cabelo preto, pele muito clara e maquiagem sutil.
A adoção de adultos é algo totalmente comum no Japão, entretanto, não são por motivos de amor ou algo do tipo.
Mas é uma prática ligada aos negócios. Estima-se que 98% das adoções no país sejam de homens entre 20 e 30 anos realizadas geralmente por donos de empresas, sem filhos, como forma de passar o nome da família adiante.
O que no Brasil seria motivo para demissão por justa causa, no Japão é algo de muito prestigio.
Devido às longas jornadas de trabalho de alguns profissionais, a prática do inemuri,ou seja, a soneca no trabalho, é bem vista, pois é um sinal de que você está se esforçando bastante para cumprir suas tarefas.
Além de terem um ensino extremamente evoluído, os japoneses exercitam a autonomia das crianças no ambiente escolar.
Faz parte da educação japonesa que os estudantes ajudem na organização e limpeza do ambiente de estudo. E posso dizer? Estão de parabéns. Crianças precisam aprender a serem mais autônomas e a limpeza é algo que deveria ser reforçado não só nas escolas, mas em casa.
Espero que após esse post você tenha se interessado por esse país tão incrível que é o Japão! Comente aqui sobre quais outros países que você gostaria de aprender um pouco mais.