Atenas é a maior cidade da Grécia, uma das cidades mais antigas do mundo com o território continuamente habitado há mais de 3400 anos.
A antiga Atena foi uma cidade-estado que se desenvolveu com o porto de Pireu. Se tornou um centro artístico filosófico e estudantil da antiguidade, foi a cidade que sediou a academia de Platão.
Além de ser considerada o berço da civilização e da democracia devido a seu grande impacto político durante os séculos IV e V A.C. Atualmente ela é o centro econômico e financeiro da grécia, se tornou uma metrópole cosmopolita.
Já esteve na lista das cidades mais ricas do mundo por causa do seu forte poder de consumo.
Atenas teve seu nome derivado de Ateneia ou Atena, deusa protetora que nasceu da cabeça de Zeus, a história da deusa se confunde com a história da propiá Grécia.
Os primeiros a povoarem esta terra foram os jônios, que se estabeleceram ao lado do penhasco onde depois foi construída a Acrópole.
Segundo a mitologia, Cecrops, foi o primeiro rei da região Ártica, é a ele que se atribui a fundação de Atenas.
Até o século X antes de Cristo, os habitantes de Atenas se reuniam em doze cidades, desde o começo ostentou supremacia sobre o resto das polis.
As lendas dão a Teseu o mérito de ter unificado as polis sobre o controle de Atenas; depois da unificação se estabeleceu a festa das Panateneias, uma homenagem à deusa Atenas.
Politicamente, Atena evoluiu de primitiva cidade Monarca a uma democracia. A monarquia comandava os assuntos políticos e militares, e era assistido pelo areópago, um tribunal de nobres com amplos poderes especialmente relacionado com justiça.
Para os amantes da cultura clássica, Atenas é um grande museu a céu aberto. Onde dá para encontrar restos arqueológicos ao redor de toda a cidade.
A cidade tem dois pontos de cruzeiros, o Pireus o mais importante porto natural e o Lavrion.
O porto de Pireus é o principal porto da Europa, recebe 20 milhões de passageiros por ano. É de lá que saem todos os anos diversos cruzeiros, todos os ferrys que conectam mais de 100 ilhas e países a Grécia.
É dele que partem os ferrys para as ilhas cíclades e é dele que se ganha importância para algumas companhias de navios. Também há um ônibus público que chega até o centro de Atenas e ao aeroporto mas com um trajeto de duas horas.
O novo museu de Acrópole foi dedicado a preservação e exposição dos restos encontrados na cidade de Acrópole o museu apresenta a história e o funcionamento do Centro religioso da antiga Atenas.
O Edifício do museu fica a 300 metros da cidade de Acrópole tem uma importante arquitetura contemporânea construído em aço, cristal e cimento.
O Museu da Acrópole tem uma grande coleção de peças e monumentos da cidade que pode ser vislumbrada através de várias exposições.
É possível ver algumas amostras dos restos da antiga cidade situada sobre um chão de vidro. Atualmente acrópole é a principal atração de Atenas onde seu grande tesouro sagrado é exposto para todos.
Para os gregos antigos Delfos era o Centro do Mundo; para os turistas é uma visita muito importante na antiga Grécia. Localizado na ladeira sul do Monte parnaso onde se tem uma vista surpreendente do Vale e do mar, grande parte dos hotéis e Bares possuem excelentes mirantes.
Na Grécia antiga Delfos era uma atração para visitantes peregrinos que percorriam o país em busca de conselhos de Pítia uma famosa sacerdotisa.
Oráculo era formado por mulheres idosos, acreditavam que elas tinham o poder dado do Deus Apolo. Essas mulheres chegavam em estado de transe por meio de uso de drogas e eram os sacerdotes que interpretavam as palavras ditas por elas neste estado. Delfos se tornou o lugar religioso com maior importância do mundo helênico.
Além de visitar os povoados e entrar nas fascinantes lojas, vales e bares panorâmicos, existem dois locais que todo visitante em Delfos deve comparecer:
A zona arqueológica – o lugar onde ficava a antiga Delfos, é o ponto alto da visita existem templos como o Templo de Apolo descoberto em 1892 teatro com capacidade para 56 espectadores onde era a sede dos Jogos píticos.
O Museu Arqueológico de Delfos – um dos melhores museus da Grécia onde guardam os tesouros mais valiosos do mundo: o auriga de Delfos, uma escultura de bronze que Celebra a Vitória dos jogos Píticos de 478 antes de Cristo.
Segundo as lendas, a região da Ática era disputada entre Poseidon e Atena. Os deuses dariam a região aquele que desse aos habitantes o presente mais útil. Poseidon deu então uma fonte de água, e Atena o derrotou criando a oliveira. A cidade ganhou então ganhou o nome da deusa Atena que saiu vitoriosa.u003cbru003e
Atualmente, é uma metrópole cosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia.
A u003cstrongu003ecidade de Atenasu003c/strongu003e foi estabelecida pelos Jônios; eles valorizavam a arte e a literatura, o que transformou u003cstrongu003eAtenasu003c/strongu003e no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.
Saiba mais sobre outras cidades aqui.