Cidade – Conceito

Cidades são áreas urbanizadas, diferentes de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de várias discórdias.

Cidade – conceito

Critérios de definição

  • Estrutura : Cidades contém grandes ruas e avenidas, prédios de diversos tamanhos variados, alta circulação de pessoas e veículos como carros e motos, grande intensidade de comercio e e alguns casos grande áreas verdes com grandes jardins, cidades tem uma estrutura e tamanho bem maiores que povoados.
  • Densidade populacional e demográfica : Densidade populacional e demográfica de uma cidade é bem mais superior a povoados e vilas, a densidade seria a quantidade de prédios e pessoas em uma certa distancia, resumindo seria um espaço para cada coisa que se tem na cidade.
  • Economia : A economia das cidades tem como base industrias, diferente das áreas rurais onde se tem como base econômica a agricultura, as industrias move não só a economia da cidade em questão mas também do pais inteiro.

Funções

  • politica/administrativa : Se estabelecendo nas capitais do estado, regiões e etc, é basicamente onde se concentra todo o serviço que o governo achar necessário.
  • cultura : Museus, bibliotecas, universidades e diversos outros meios de interação cultural, encontradas em grandes cidades.

Museus contém diversos meios de aprendizado cultural, como também bibliotecas onde é possível achar livros de grande raridade histórica.

Estrutura

Uma cidade contém vários setores, todos esses setores em conjunto forma a estrutura básica do lugar.

  • Centro : O centro é geralmente a parte mais movimentada da cidade, e também a mais antiga, geralmente contém todos os pontos turísticos principal da cidade, grande circulação de veículos e pessoas.
  • periferia comercial : devido ao alto custo para um desenvolvimento de uma industria alguns escolhem criar algumas impressas em áreas na periferia, essas aréas geralmente contém bastante do pequeno comercio como lojas e etc.

tipos de moradia

A paisagem urbana se modificou com o tempo, a alguns seculos atrás era muito utilizado material como madeira e bambu para a construção de casas, sua divisão também era sem planejamento.

A partir do seculo XIX todas as casas começaram a se dividir em bairros e quarterões, e até mesmo pátios, já no seculo XX como sabemos começou a ter prédios enormes conhecidos como arranha-Céus, ruas com grandes jardins e bem organizados.

Historia

As primeiras cidades são diversas vezes consideradas de grande assentamento permanentes, isso porque seus habitantes são seriam mais componesses mas trabalhariam em ocupação especializadas, nesse caso poderia ser o comercio que estava em grande crescimento e sendo assim se tornou o poder centralizado nas área citada.

É provável que a primeira cidade a existir seria a cidade de jericó, na cisjordânias, Em um sitio localizado em cerca de 500 metros da cidade atual, nessa localização foi encontrada uma muralha de cerca de 8000 A.C, alguns historiadores afirmam que pelo tamanho da muralha era possível saber que a cidade tinha cerca de 3000 habitantes.

Algumas lugares como Roma, babilônia, Alexandria, tiveram seu surgimento por causa do crescimento de impérios medievais, todas essas lugares tinham uma grande população, exemplo Roma, Roma tinha cerca de 180 mil habitantes na época.

Na idade media na Europa uma cidade era considerado uma entidade politico-administrativa e agrupamento de casas, na época morar em uma cidade era até considerado um ato de liberdade, já que nas áreas rurais haviam os senhores feudais que tomavam o controle da região.

Na Europa alguns lugares tinha seu “legislativo próprio” onde suas luas eram criadas fora do campo mas somente validas nas áreas urbanizadas, esses locais na época tinha um senhor, assim como as áreas onde tinha o senhor feudal, mas na época do Sacro império Romano-Germânico ou Alemanha medieval já não era mais necessário um senhor.

Em 1500 já haviam lugares com 100 mil, embora seja poucas, já em 1700 a numero chegou a cair para 40 mil, mas logo voltou a subir em 1900 por causa da revolução industrial, transformando londrês em uma enorme capital com uma grande população.

Quando a revolução industrial teve inicio houve um grande crescimento na industria moderna, nessa época no seculo XVIII a grande parte da população decidiu-se se mudar paras as áreas urbanas para procurar oportunidades de trabalho que lá é bem alta.

Concepção

Por meio de um concepção urbanística podemos definir uma cidade através de 3 características : densidade populacional, estilo de vida e por fim conexão urbanas, porém essas características citadas agora não é necessariamente um tabu para tornar o lugar em uma área urbanizada, lembrando que cada pais tem sua própria concepção.

Cidades globais

Resumindo de maneira clara uma cidade global seria um centro financeiro, comercial, politico, industrial e bancário. Diversas vezes o termo “cidade global” é muito confundido com uma megalópole, pois em tese os dois são grandes cidades, mas uma megalópole se refere apenas a uma grande e qualquer área urbana, mas não deve ser confundido com uma cidade global, essas áreas globais tem uma grande influencia até mesmo internacional, exemplos : Los Angeles, New York, paris e etc.

No ano de 1995 a professora Rosabeth Moss Kanter disse que para identificarmos uma “cidade grande” devemos procurar três característica, são elas : Bons comerciantes, pensadores e trabalhadores, tendo esse três elementos é bem mais fácil de um lugar crescer e se tornar uma megalópole ou até mesmo uma área global.

Problemas

Entre os diversos problemas que há nas áreas urbanizadas, há três bases para se situar nos principais problemas, são elas os problemas socioculturais, ambientais e por fim governamentais.

Os problemas socioculturais falando de maneira resumida seriam a criminalidade,pobreza, preconceitos e etc. Os problemas ambientais como o próprio nome diz são problemas relacionado ao ambiente tais como poluição atmosférica ou o famoso efeito estufa, desmatamento e etc. Já os problemas governamentais centraliza-se na dificuldade de manter a manutenção dos serviços públicos como educação, policiamento, transporte publico e etc, embora haja um imposta sobre os habitantes que em tese deveria ser usado para manter a manutenção dos serviços públicos, a corrupção boa parte disso.

O que seria uma cidade ?

são áreas urbanizadas, diferentes de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal.

Qual foi a primeira área urbana a surgir?

provavelmente foi jericó na Cisjordânia.

Quando surgiu e quantos habitantes tinha?

Cerca de 8000 anos A.c, e tinha cerca de 3000 habitantes.

Gostou do post ?

Se curtiu nosso post compartilhe nas suas redes sociais e dá uma olhada nos outros post, você pode se interessar.

Visite nosso site demonstre.com/turismo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20