5 Cidades mais antigas do Brasil

É comum querermos saber mais detalhes sobre a cidade em que moramos ou mesmo qual a cidade que surgiu primeiro em nosso país. Como é uma curiosidade que poucas pessoas sabem, vamos mostrar agora quais são as cidades mais antigas do Brasil.

1 – Cidades mais antigas: Cananeia, São Paulo

Cananeia foi a primeira cidade fundada no Brasil, antes era considerada somente uma vila e só depois foi chamada de “cidade”. Ela fica situada no extremo sul do Litoral Paulista, a 271 km de distância de São Paulo.

cidades mais antigas do Brasil
Cananeia é uma das cidades mais antigas do Brasil

Em Cananeia ainda existe e são bem preservadas as casas do período colonial em seu centro histórico. Hoje, essa cidade serve também como destino litorâneo. Ela atrai muitos visitantes que querem ter uns dias de descanso junto ao mar e também pessoas que vão fazer trilhas, conhecendo também as cachoeiras do Parque Estadual da Ilha do Cardoso que ficam próximas. Há ainda aquelas pessoas que vão para saber exatamente como foi fundada e quais aspectos mudaram.

2 -Cidades mais antigas: Vila Velha, Espírito Santo

A cidade Vila velha foi fundada em 23 de Maio de 1535, inicialmente era conhecida por Vila do Espírito Santo, é a segunda cidade mais velha de nosso Brasil.

5 cidades mais antigas do brasil
Vila velha é uma das cidades mais antigas do Brasil

Apesar de ser uma cidade muito antiga, recebe muitos turistas por causa de suas lindas praias. É uma cidade bem animada durante o dia e a noite. Na praia da Costa sempre tem eventos. Vila velha tem muitos pontos legais para visistar, como o calçadão, ciclovias, quiosques, bares, restaurantes e hotéis.

Outro lugar que é bem visitado é a Barra do Jucu, que reúne a turma do surf. É uma praia rústica que tem um clima de vila de pescadores, igrejinha e lagoa para a prática de canoagem. Também tem a praia da Sereia, onde é mais frequentada por famílias, por conta das águas mais calmas, ambiente mais relaxado e são perfeitas para passeios de caiaque.

3 – Cidades mais antigas: Olinda, Pernambuco

Olinda é a terceira cidade mais antiga do Brasil, ela é um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Esta cidade fica localizada a apenas 7 km de Recife, a capital de Pernanmbuco. Ela foi fundada em 1535 e é considerada uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil. Ela é bem bonita, bem cuidada e bem valorizada pelo seu povo.

5 cidades mais antigas do brasil
Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil

Olinda é a terceira maior cidade de Pernambuco, com uma população de aproximadamente 400 mil habitantes e 43,55 km² de extensão territorial.

4 – Cidades mais antigas do Brasil: Salvador, Bahia

Salvador é a quarta cidade brasileira mais antiga, foi fundada em 1549 já como a primeira capital do Brasil Colônia. Na cidade de Salvador é conservada a arquitetura colonial portuguesa, mais vista principalmente no famoso Pelourinho, onde tem muitos monumentos históricos do século XVII ao XX.

5 cidades mais antigas do brasil
Salvador é uma das cidades mais antigas do Brasil

Salvador é bastante conhecido pelas várias festas, pela alegria contagiante e pela culinária. O Carnaval de Salvador atrai muitos visitantes todos os anos, mas além do Carnaval, os turistas também são atraídos pelas belezas da região.

5 – Cidades mais antigas do Brasil: São Paulo, SP

São Paulo é a quinta cidade mais velha do Brasil e também a maior cidade do Brasil e da América do Sul.

5 cidades mais antigas do brasil
A cidade de São Paulo é uma das cidades mais antigas do Brasil

Essa cidade começou de uma forma que pouca gente sabe, ela iniciou com um colégio de jesuítas feito para catequizar os índios, em 1554.

Logo no início ela era considerada uma capitania, mas depois já tinha 30 anos de história e alcançado 1 milhão de habitantes, ela passou a ser considerada uma cidade. Atualmente a cidade possui aproximadamente 12 milhões de habitantes.

São Paulo sempre teve esse nome ?

.Não. Antes de ter esse nome, seu nome era Vila de São Paulo de Piratininga e Capitania de São Vicente. Só depois que ela passou a ser conhecida como cidade, é que seu nome ficou São Paulo.

Onde fica localizada a cidade mais antiga do mundo?

Apesar do Brasil ter cidades tão antigas, não é no Brasil que está a cidade mais velha do mundo. Ela está no Líbano, é uma cidade chamada de Beirute. Ela é a maior cidade do Líbano e também é a capital de lá. Possui cerca de 2 200 000 habitantes.

Quais as diferenças das cidades mais antigas do Brasil para as mais novas ?

As cidades mais antigas são logo notadas por causa de suas formas arquitetônicas. As casas tem outros modelos que remetem aos antigos séculos, na cidade de Olinda que é uma das cidades mais antigas do Brasil, por exemplo, as casas são bastante coloridas.

Comenta aí se você já sabia de alguma. Se você já visitou algumas delas ou é residente de alguma, comenta mais algumas curiosidades de lá. Para saber mais dicas e curiosidades, continue em nosso site clicando aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20