5 Curiosidades do Ceará

O Ceará é um estado que fica situado na região Nordeste do Brasil. Sua sigla é CE, tem uma área equivalente a 148.920,472 km², a População do Estado é de aproximadamente 10 milhões de habitantes, com 184 municípios e sua capital é Fortaleza. Além dessas curiosidades sobre as estatísticas, vamos mostrar agora outras curiosidades que provavelmente você ainda não sabe.

Praias do Ceará

O Ceará tem uma ampla variedade de praias. O Estado conta com mais de 88 praias, 13 delas estão em sua capital (Fortaleza) e as outras praias estão super espalhadas pelos outros municípios. Algumas dessas praias são desertas e selvagens e outras são bastante frequentadas e até conhecidas internacionalmente.

Ceará
Praias do Ceará

As Praias mais conhecidas são:

●Praia de Canoa Quebrada-Aracati

● Praia de Morro Branco-Beberibe

●Praia de Ponta Grossa-Icapuí

●Praia de Jericoacoara-Jijoca de Jericoacoara

●Praia da Lagoa do Paraíso-Jijoca de Jericoacoara

●Praia de Cumbuco-Caucaia

●Praia da Lagoinha-Paraipaba

●Praia de Mundaú- Trairi

●Praia do Futuro-Fortaleza

●Praia do Meireles ou Praia de Iracema-Fortaleza

Famosos que nasceram no Ceará

Muitos famosos são cearenses, inclusive alguns dos humoristas mais conhecidos do Brasil nasceram no Ceará (também chamada de terra do riso, pois o pessoal é bastante brincalhão)

5 curiosidades do ceará
Famosos que nasceram no Ceará

Chico Anysio – O humorista, ator e apresentador nasceu na cidade de Maranguape em 12 de Abril de 1931.

Tom Cavalcante – A cidade natal do artista é Fortaleza. Ele nasceu em  8 de Março de 1962 e sua carreira se iniciou lá mesmo, onde ele sempre fazia apresentações de humor nos bares da cidade.

Tiririca – O cantor, compositor, humorista e político brasileiro nasceu em Itapipoca em 1 de Maio de 1965.

Renato Aragão – Conhecido principalmente por seu papel em “Os Trapalhões”, o comediante também chamado de “Didi” nasceu em Sobral no dia 13 de Janeiro de 1935

José de Alencar – O romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro tambem é cearense. José de Alencar nasceu no sítio Alagadiço Novo, Messejana no dia 1 de maio de 1829.

Rachel de Queiroz – Ela foi uma grande escritora brasileira, foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras e a primeira mulher a receber o Prêmio Camões. Ela é mais umas das famosas que nasceu no Ceará. Ela nasceu em Fortaleza no dia 17 de novembro de 1910

Presidentes que nasceram no Ceará

O Brasil teve dois presidentes cearenses. O ex presidente marechal Humberto Castello Branco e o ex presidente José Linhares.

5 curiosidades do ceará
Ceará

● O marechal Castello Branco foi o primeiro presidente brasileiro na triste época da Ditadura Militar. Seu governo começou a partir da escolha dele para presidente em eleição indireta que aconteceu em 11 de abril de 1964 e estendeu-se até 1967.

●José Linhares governou o país por pouquíssimo tempo, foram apenas três meses, até o presidente eleito assumir o posto no lugar dele. Em seu governo, Linhares tinha como principal objetivo assegurar a realização das eleições e administrar o Brasil até esse pleito.

Expressões dos cearenses

Algumas palavras surgiram no Ceará há muito tempo e são usadas até hoje, expressões que chamam atenção por onde chegam por serem divertidas e vindas de um sotaque bem animado.

5 curiosidades do ceará
Expressões do Ceará

As expressões popularmente conhecidas e mais usadas são:

-Abirobado: Significa pessoa juízo, meio boba;

-Afolozado: Significa frouxo ou muito largo. Pode ser usado para se referir à roupas.

-Aí dento: Tem o mesmo sentido das expressões “sai fora” ou “vai se danar”. Essa gíria também é usada em vários outros estados do Nordeste.

Gato véi: Significa uma pessoa feia, sem estilo ou mal vestida.

Mangar: Tem o mesmo significado que zoar com alguém. Essa gíria é usada na maioria dos estados do nordeste.

Culinária dos Cearenses

Eles são conhecidos também pelas delícias que fazem. Possuem uma gastronomia que deixa qualquer um que ver com vontade dr apreciar, tem muita variedade também. Por isso, a culinária cearense tem tantos fãs.

5 curiosidades do ceará

Os pratos típicos são:

Caranguejada – É um costume deles comer caranguejada todas as Quintas-feiras pela noite. A receita pode mudar de um lugar para o outro, mas geralmente é cozida com leite de coco e servida com tomates, pimentões e outros temperos. É comum também que as pessoas se sujem enquanto comem esse prato.

Peixes e moquecas – É bastante servida junto com pirão, para melhorar ainda mais o sabor. Os peixes são servidos inteiros na bandeja e bem temperados. Os peixes típicos desse Estado são a cavala, a pesca-amarela, o pargo e o robalo.

Caju – A fruta é muito querida no Estado. Praticamente ninguém consegue passar por Fortaleza sem alguém oferecer a fruta ou algum derivado dela, como o vinho de caju e a rapadura.

Baião de dois – O prato típico do Ceará, também é muito conhecido por outros Estados do Brasil. Ele sofre variações, é claro, cada lugar vai acrescentando ingredientes diferentes. Geralmente a receita é composta por arroz, feijão, cheiro Verde, cebola, tomate e carne picadinha.

Perguntas frequentes

Quais os pontos turísticos do Ceará?

Pedra Furada em Jericoacoara, Beach Park em Fortaleza, Canoa Quebrada em Aracati, Águas Belas em Cascavel, Praia de Lagoinha em Paraipaba, etc.

Quantos habitantes tem o Ceará?

Tem aproximadamente 10 milhões.

O Ceará fica em que região?

O Ceará fica situado na região Nordeste do Brasil.

Se gostou de nosso conteúdo, continue em nosso site.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20