Para alguns, isso é lindo de ver apenas nas fotos e vídeos, mas para outros, isso é viver. Há pessoas que amam adrenalina e novas aventuras, e são essas pessoas que vivem procurando quais são as montanhas mais altas para escalar.

As montanhas mais altas do mundo passam de 8 mil metros de altitude, são locais onde o ser humano não é apto para sobreviver devido ao pouco oxigênio, os ventos fortíssimos, a temperatura baixa e a dificuldade para chegar até o topo. Por isso, a taxa de mortalidade entre os que tentam escalar as montanhas mais altas do mundo é alta.

Agora vamos mostrar quais são elas e onde estão localizadas.

Montanha Monte Everest

Essa é a montanha mais alta do mundo, com aproximadamente 8848 metros de altura. Ela fica no Himalaia, fazendo fronteira entre o Tibete e o Nepal( O Nepal é onde fica as 8 maiores montanhas do mundo).

montanhas mais altas
Montanhas mais altas do mundo: Monte Everest em primeiro lugar

Muitas pessoas que tentam escalar o Monte Everest infelizmente não retornam. Para conseguir escalá-la, é necessário ter muita preparação técnica, preparação mental, preparação física e ainda assim, contar com a sorte. Os primeiros brasileiros que conseguiram chegar ao topo foi no ano de 1995.

Montanha K2

A K2 é uma das montanhas mais altas do mundo, ficando atrás apenas do Monte Everest, mas engana-se quem pensa que ela é mais fácil de escalar que o Monte Everest, na verdade ela é um pouco mais baixa, porém para subir exige muito mais técnicas.

Montanhas mais altas do mundo: Montanha K2 em segundo lugar

Geralmente quem consegue chegar ao topo do Monte Everest, também consegue chegar no topo da K2. Ela fica localizada na fronteira Sino-paquistanesa – Baltistão, China e Paquistão e tem 8611 metros de altura.

Montanha Kangchenjunga

Essa montanha fica localizada na índia e faz fronteira com o Nepal. Ela tem 8566 metros de altura e já foi considerada a montanha mais alta do mundo, antes de descobrirem as alturas do Monte Everest e da K2.

montanhas mais altas do mundo: montanha Kangchenjunga em terceiro lugar

Todos que a escalam, dizem que o cansaço vale a pena. Isso porque a paisagem é incrível, um verde infinito e paradisíaco tanto no verão quanto no inverno.

Montanha Lhotse

É uma das montanhas mais altas e bonitas do mundo, ela é ligada com o Monte Everest pela coluna Sul. Seu nome significa “Pico do Sul”.

Montanhas mais altas do mundo: montanha Lhotse em quarto lugar

Sendo a quarta maior montanha, ela conta com uma altitude de 8516 metros de altitude. Os primeiros indivíduos que conseguiram chegar ao topo foram os suíços.

Montanha Makalu

Ela é marcada por ter uma pirâmide rochosa em seu topo e fica localizada a 19 km a leste do Monte Everest.

Montanhas mais altas do mundo: Makalu em quinto lugar

A montanha Makalu possui 8485 metros de altura e é considerada uma das montanhas mais difíceis de escalar do mundo todo.

Montanha Cho Oyu

Ela é a sexta montanha mais alta do mundo e também fica próxima ao Monte Everest, fica localizada a 20 Km a Oeste da montanha mais famosa do mundo. Ela tem 8188 metros de altura.

Montanhas mais altas do mundo: Cho Oyu em sexto lugar

Essa montanha é muito usada como forma de teste, as pessoas primeiro escalam a Cho Oyu para só depois puderem escalar o Monte Everest. O custo de uma subida é de aproximadamente R$75,000.

Montanha Dhaulagiri

Essa montanha, assim como as outras, também é dona de uma bela paisagem, principalmente se for vista de seu topo. Ela tem 8167 metros de altura e é a mais alta do Nepal.

Montanhas mais altas do mundo: Dhaulagiri está em sétimo lugar

Ela também já ficou conhecida durante algum tempo como a montanha mais alta do planeta. Uma coisa que é difícil e poucas conseguem é chegar ao topo sem precisar utilizar oxigênio suplementar.

Como escalar a montanha Monte Everest?

Para isso, é necessário que a pessoa comprove que já tem experiência em longas escaladas. Além disso, é necessário mostrar um atestado onde prove que o indivíduo tem boa saúde e um bom condicionamento físico. Essas restrições são por precaução porque muitas pessoas que tentaram escalar, morreram ou sumiram.

O que saber antes de escalar uma montanha?

Escolha bem o roteiro, a melhor época do ano, tenha os equipamentos mais apropriados(botas, mochilas, lanterna de cabeça), coma e durma bem nos dias anteriores, pratique exercícios aeróbicos.

Quais são as montanhas mais altas do Brasil?

Pico da neblina- AM, Pico 31 de Março- AM, Pico da bandeira- MG e ES, Pedra da mina- MG e SP, Pico das agulhas negras- MG e RJ

O que é escalada ?

É uma atividade em que o praticante utiliza os braços e pernas, ou seu corpo todo para subir blocos, falésias, grandes paredes de rocha, gelo ou montanhas. O ideal é que ao fazer isso, esteja usando equipamentos de segurança.

E você, teria coragem de escalar uma enorme montanha dessas ? Comente aí. Para ver mais assuntos relacionados, continue em nosso site clicando aqui.