O que fazer em Bogotá – 10 Pontos Turísticos

Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver.

Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas.

Bogotá – Colômbia

Bogotá anteriormente conhecida como Santa Fé de Bogotá, é a capital e maior cidade da Colômbia. Ela é administrada como o Distrito Capital, embora muitas vezes seja considerada parte de Cundinamarca.

Bogotá é uma entidade territorial de primeira ordem, com o mesmo estatuto administrativo que os departamentos colombianos. É o centro político, econômico, administrativo, industrial, artístico, cultural e esportivo do país.

Bogotá - Colômbia

Bogotá foi fundada como a capital do Novo Reino de Granada em 6 de agosto de 1538 pelo conquistador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada após uma difícil expedição nos Andes conquistar os muísca, os habitantes nativos da região que chamavam o local onde Bogotá foi fundada de Bacatá.

Após a Batalha de Boyacá em 7 de agosto de 1819, a cidade tornou-se a capital da nação independente da Grã-Colômbia. Desde a independência do Vice-Reino da Nova Granada do Império Espanhol e durante a formação da Colômbia atual, Bogotá permaneceu a capital deste território.

A cidade está localizada no centro do país, num planalto conhecido como a Savana de Bogotá, parte do Planalto Cundiboyacense, localizado na Cordilheira Oriental dos Andes.

É a terceira capital mais alta da América do Sul (depois de Quito e Sucre), com uma média de 2.640 metros acima do nível do mar. Está subdividida em 20 localidades em uma área de 1.587 quilômetros quadrados e um clima relativamente frio constante ao longo do ano.

10 Pontos Turísticos de Bogotá:

Vamos listar abaixo 10 pontos turísticos incríveis de Bogotá.

Museu Botero

O Museu Botero de Bogotá é um dos principais museus da Colômbia e um dos principais pontos turísticos em Bogotá.

O que fazer em bogotá – 10 pontos turísticos

Fundado em 2000, com obras doadas pelo próprio artista, Fernando Botero, o Museu Botero é considerado um dos melhores museus da América Latina e uma parada obrigatória quando se está na agitada capital colombiana.

O que Fazer no Museu Botero:

Esse é um museu dedicado ao artista colombiano mais famoso da história, Fernando Botero. O artista ganhou fama ao pintar pessoas e objetos volumosos. Você já deve ter visto alguma obra dele, as famosas mulheres e homens gordinhos.

Curiosidades do Museu Botero:

Mesmo quem não é muito interessado em arte gosta do museu, pois as obras de Botero são interessantes e além de quadros, também há esculturas.

O Museu Botero é interligado a outros dois museus, Casa da Moeda e Museu de Arte do Banco da República. Todos possuem entrada gratuita.

Como Chegar no Museu Botero:

Localizado no bairro centro histórico e cultural de La Candelaria em Bogotá próximo ao Museu de Bogotá, Museo Militar de Colombia Bogota, da Casa da Moeda, o Museu Botero é uma das melhores atrações para se visitar na capital.

Museu do Ouro

O Museu do Ouro de Bogotá (Museo del Oro) é considerado um dos melhores e mais ricos museus do mundo.

8c252dd8-1fe0-467a-8cae-ccc7fddd921f-1-1179150-5057021-8860996

O museu foi fundado em 1939  e hoje, o espaço entrou para a lista de Patrimônio Histórico e Arqueológico da Colômbia, sendo o museu mais importante do país e o maior do gênero no planeta. Um dos principais pontos turísticos em Bogotá na Colômbia.

O que Fazer no Museu do Ouro:

O Museo del Oro é o principal museu de Bogotá e um dos principais do gênero no mundo.

O museu mostra trabalhos pré-colombianos de povos que utilizavam o ouro para fazer utensílios domésticos, ornamentações e acessórios para os líderes das tribos.

Curiosidades do Museu do Ouro:

Apesar do museu ser muito bem montado, possui uma abordagem mais antropológica dos povos pré-históricos do que a história desse metal nobre na humanidade, o que frustra muitos visitantes.

Escolha bem onde ficar em Bogotá, porque as vezes pode ser um pouco longe do museu.

Como Chegar no Museu do Ouro:

O Museu do Ouro está localizado no bairro Candelaria, próximo ao Museo de la Esmeralda (Museu da Esmeralda) e da Casa de Poesía Silva – recebendo mais de 2 milhões de visitantes todos os anos para apreciarem mais de 30 mil peças expostas.

Monserrate

Monserrate a montanha que é considerada um dos cartões postais da capital colombiana possui o melhor e mais bonito mirante da cidade e por isso é um dos principais pontos turísticos em Bogotá na Colômbia.

O que fazer em bogotá – 10 pontos turísticos

O local também é um ponto de peregrinação, devido ao Santuário do Senhor Caído de Monserrate. Outro destaque do Cerro é a sua subida, feita através de teleférico (foto de capa) ou de funicular, um trenzinho escalonado.

O que Fazer no Monserrate:

Os visitantes encontram uma bela paisagem repleta de verde, ideal para descansar e aproveitar um dia de Sol.

Há, ainda, restaurantes e barraquinhas que vendem os mais variados artesanatos. Para chegar ao topo do Monserrate é possível ir de três maneiras distintas: teleférico, trem ou a pé.

Curiosidades do Monserrate:

O Cerro ou Colina de Monserrate é o ponto mais alto de Bogotá, possuindo 3150 metros de altitude. A Colina conta com uma Basílica e possui uma vista incrível da capital colombiana, de tirar o fôlego dos visitantes.

Como Chegar no Monserrate:

Monserrate, a montanha que é considerada um dos cartões postais da capital colombiana, possui o melhor e mais bonito mirante da cidade. Por isso é um dos principais pontos turísticos em Bogotá na Colômbia

Planetário de Bogotá

O Planetário de Bogotá é, também, um dos pontos turísticos indispensáveis de se visitar na capital da Colômbia.

O que fazer em bogotá – 10 pontos turísticos

Fundado em 1969, o Planetário passou por uma grande reforma, sendo reinaugurado em 2013 e tornando-se um dos mais modernos da América Latina.

Uma das das grandes atrações do Planetário está a sua cúpula que conta agora com projeções com o sistema de projeção PowerDome, que possibilita uma das melhores visões do espaço.

O que Fazer no Planetário de Bogotá:

O Planetário também contém um Museu do Espaço, uma Biblioteca Pública e um Auditório da Conferência. 

O prédio também abrigou no início, o Museu de Ciências Naturais, o Distrito dos Filmes e o Museu de Arte Moderna.

Curiosidades do Planetário de Bogotá:

Em 2008, quando a cidade completou 470 anos, o Planetário comprou um novo projetor. A fim de fornecer um melhor serviço aos visitantes, uma loja pública de souvenirs e um moderno café foram criados.

Em 2011 iniciou-se a etapa final de remodelação planetária que reforçou a estrutura, melhorou a sinalização, renovou a tela de projeção da cúpula, ampliou a capacidade e construiu o Museu do Espaço, que consiste de cinco salas interativas.

Como Chegar no Planetário de Bogotá:

Está localizado no interior do Parque de la Independencia, próximo ao Museu Nacional da Colômbia.

Torre Colpatria

A Torre Colpatria é um arranha-céu localizado em Bogotá, na área de San Diego, também faz parte do Centro Internacional de Bogotá. Com os seus 50 andares foi eleito o mais alto da Colômbia, o oitavo da América Latina, bem como um dos ícones da cidade.

torre-colpatria-en-bogota-colombia-por-chapecoense_xdg531xkkp801wslw707m1w9n-7151200-9635924-7324563

Foi concluída em 1979 e tem uma altura de 196 m. Em 1998, 36 luzes de xenon foram instaladas, no fim de 2012 foram substituídas pelas luzes de LED.

O que Fazer na Torre Colpatria:

Ela contém os escritórios de várias empresas, entre as quais estão as empresas do Grupo Colpatria, proprietário da torre. No telhado, há um ponto para apreciar o centro e a Savana de Bogotá.

Curiosidades da Torre Colpatria:

Devido à altura deste edifício é um ícone da Colômbia e da América Latina, que está localizado em uma área com argilas expansivas.

A sua construção exigiu o uso de novas técnicas de resistência a terremotos e fazer uma profundidade de escavação de 50 metros, para dar ancoragem para construção de 24 caixões que descansam em uma plataforma. Essa solução exigiu mais de 6.000 m3 de concreto.

Como Chegar na Torre Colpatria:

Ele está localizado no cruzamento da Carrera Setima e uma das avenidas mais importantes de Bogotá a Avenida Eldorado, que liga o centro ao oeste e ao Aeroporto Internacional El Dorado, com o centros financeiros da capital colombiana.

Catedral do Sal

A Catedral de Sal é uma catedral construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá, na Colômbia. Este santuário católico, que faz memória do Via Crucis de Jesus Cristo, é um dos mais célebres do país.

dsc_0228-copy-3022229-8077558-9572345

A importância da Catedral radica no seu valor como patrimônio cultural, religioso e ambiental

O que Fazer na Catedral do Sal:

O Parque, em união com a Catedral de Sal, é objetivo do turismo nacional e internacional e interessa em particular ao ecoturismo, ao turismo religioso e aos amadores das ciências geológicas.

Curiosidades da Catedral do Sal:

A Catedral faz parte do complexo temático O Parque do Sal, o qual tem uma área de 32 ha e constitui uma reserva natural que contrasta com uma das atividades de exploração dos recursos que mais altera os ecossistemas: a mineração.

Como Chegar na Catedral do Sal:

A Catedral de Sal encontra-se na cidade de Zipaquirá, povoação do Departamento de Cundinamarca, a 49 km a norte do Distrito Capital de Bogotá e a uma altitude de 2652 m. Por ferrovia, a Catedral dista cerca de 48 km da cidade de Bogotá; o percurso é realizado pelo Comboio Turístico da Savana.

Casa da Moeda

A Casa de Moneda de Colômbia é um colombiano moeda museu com base na cidade de Bogotá . Foi fundada em 1621 como a casa da moeda (“casa de moneda” significa “hortelã”). A atual casa da moeda é conhecida simplesmente como a Fábrica de Moneda (fábrica de moedas).

casa-da-moeda-6343679-4849020-1745889

Em 1756 a evolução do maquinário para a fabricação do dinheiro exigiu que o prédio fosse reformado e ampliado, obra que lhe deu o aspecto atual.

Curiosidades da Casa da Moeda:

Muita gente que viaja a negócios pela América Latina atua no mercado financeiro, e, para quem trabalha o dia inteiro com valores e cotações, visitar uma Casa da Moeda nas horas vagas não parece lá uma grande ideia.

Mas no caso de Bogotá a coisa muda um pouco de figura. Fundada em 1621, pelo rei Felipe III da Espanha, a antiga Casa da Moeda da cidade cunhou as primeiras moedas de ouro da América em 1622.

Como Chegar na Casa da Moeda:

O museu fica no bairro da de La Candelária, no centro histórico de Bogotá, e é vizinho do Museu Botero, com o qual se comunica por um pátio interno.

O acesso a ambos é gratuito. Mais um motivo para separar um dia no roteiro e percorrer o bairro e os museus do centro de Bogotá.

Praça Bolívar

A Praça Bolívar é a principal praça da capital colombiana, Bogotá. A praça, anteriormente chamada Plaza Mayor até 1821 e Plaza de la Constitución.

praca-bolivar-bogota-3967142-6145479-2587189

A Praça Bolívar é o local mais simbólico e importante da parte histórica de Bogotá. E um dos jeitos mais interessantes de conhecer a praça e o centro histórico de Bogotá é através de uma excursão de bicicleta.

Curiosidades da Praça Bolívar:

Durante o período colonial espanhol, a Praça Bolívar foi palco de atos de circo, mercados públicos e touradas. A praça é cercada por edifícios históricos; o Palácio da Justiça está localizado no extremo norte e o Capitólio Nacional faz fronteira com a praça no sul.

A Catedral Primária de Bogotá e o Palácio Liévano , sede do prefeito de Bogotá , estão situados no lado leste e oeste, respectivamente.

Como Chegar na Praça Bolívar:

Está localizada no coração da área histórica da cidade e abriga uma estátua de Simón Bolívar , esculpida em 1846 pelo italiano Pietro Tenerani , que foi o primeiro monumento público na cidade.

Museu Nacional da Colômbia

O Museu Nacional de Colômbia é o museu mais antigo da Colômbia. Seu acervo divide-se em quatro coleções: arte, história, arqueologia e etnografía.

Sua coleção de arte colombiana, latino-americano e europeu inclui pinturas, desenhos, gravados, esculturas, instalações e artes decorativas desde o período colonial até a atualidade.

museu-nacional-da-colombia-1201662-2169262-5630528

Seu edifício foi originalmente uma penitenciária, sendo seu arquitecto o dinamarquês Thomas Reed.

Em frente ao museu encontra-se a estação subterrânea de TransMilenio que leva sua mesmo nomeie “Museu Nacional”.

Curiosidades do Museu Nacional da Colômbia:

Fundado por Lei do primeiro Congresso da República em 28 de julho de 1823, o Museu Nacional de Colômbia é o mais antigo dos museus do país e um dos mais antigos de América.

Durante quase dois séculos consagrou-se à conservação e divulgação de depoimentos representativos dos valores culturais da Nação.

Como Chegar no Museu Nacional da Colômbia:

Ao longo de sua história, o Museu Nacional de Colômbia tem ocupado diversas sedes. Desde sua fundação e até 1842 ocupou a antiga Casa Botânica hoje desaparecida; de 1845 a 1913, o edifício das Salas atual Museu de Arte Colonial; de 1913 a 1922, o Bilhete Rufino Corvo hoje desaparecido; de 1922 a 1944, o edifício Banco Pedro A.

López hoje Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural; e de 1948 até a data, as instalações da antiga Penitenciária Central de Cundinamarca, conhecida como “Panóptico”.

Perguntas frequentes

O que Fazer no Museu Nacional da Colômbia?

Apesar do museu ser grande e possuir algumas exposições bem montadas, ele não chega a ser uma atração imprescindível. Entretanto, se tiver tempo vale a pena incluí-lo no seu roteiro!

O que Fazer na Praça Bolívar?

A história da Praça Bolívar remonta à era pré-colombiana, quando o local fazia parte da Confederação Muisca .u003cbru003eu003cbru003eO primeiro edifício da praça, uma catedral primitiva, foi construído em 1539, um ano após a fundação da capital colombiana. Durante o período colonial espanhol, a Praça Bolívar foi palco de atos de circo, mercados públicos e touradas.

O que Fazer na Casa da Moeda?

Importante ponto turístico de Bogotá, hoje o lugar é um museu que exibe as moedas de ouro e de prata usadas na Colômbia desde o período colonial. Só o prédio, do século 17, já vale a visita.u003cbru003eu003cbru003eEm estilo colonial, a construção tem uma fachada branca e simples e instalações amplas, com um jardim interno ladeado por arcos e colunas.

Esperamos que tenha gostado dessa matéria, para saber mais sobre o turismo no Brasil e no mundo clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20