O que fazer em Curitiba

Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre uma das capitais do Brasil, a capital do Paraná, Curitiba.

O que fazer em Curitiba

Fundada em 1693, a cidade é a mais populosa do Estado do Paraná e da região Sul, contando com cerca de 1 milhão e 900 mil habitantes.

O local foi povoado basicamente por Bandeirantes no século XVII e rapidamente tornou-se um importante entreposto das rotas utilizadas pelos tropeiros, que viajavam entre as regiões Sul e Sudeste comercializando animais de criação, alimentos.

O que fazer em curitiba

Dentre outros produtos comuns no comércio da época. Como uma boa capital, Curitiba é um pólo cultural e repleta de atividades para todos os gostos.

Por que viajar à Curitiba?

Curitiba é a oitava cidade mais populosa do país, segundo o IBGE, e concentra muito do que o Estado do Paraná e a região Sul podem oferecer.

Um clima temperado e por vezes um frio que se assemelha ao europeu, é uma ótima pedida para passar as férias ou até mesmo para ampliar os horizontes com uma cultura efervescente e diversificada.

Essa explosão cultural deve-se principalmente aos imigrantes de origem europeia, principalmente alemães, italianos, poloneses e ucranianos. Curioso sobre o que fazer em Curitiba?

A cidade é famosa por sua estrutura urbana bastante desenvolvida, ruas largas e um sistema de transportes que é referência no mundo todo.

Além disso, a capital possui extensas áreas verdes, sendo uma das maiores do país, o que proporciona um ambiente agradável e muito propício para viajar, seja sozinho, com amigos ou com a família.

untitled-design-1-8162092-3468968-8000426

Sem mais delongas, vamos destacar alguns lugares interessantes e que você precisa conhecer quando estiver lá.

Jardim Botânico de Curitiba – O que fazer lá?

O Jardim Botânico Francisca Richbieter, ou simplesmente Jardim Botânico de Curitiba é uma das atrações mais conhecidas da capital paranaense.

Inaugurado em outubro de 1991, o espaço foi criado para homenagear a urbanista Francisca Maira Garfunkel Richbieter, figura importante no planejamento e urbanização da capital paranaense.

Com uma área total de 278 mil metros quadrados, o jardim é inspirados em estufas francesas e conta com belas estruturas de vidro e metal, abrigando milhares de espécies vegetais, além de contar com exposições artísticas permanentes e temporárias.

botanical-garden-2168222_1920-5354975-7632720-5866224

O Jardim Botânico de Curitiba tem sua arquitetura inspirada no Art Noveau francês

Como chegar no Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba é facilmente acessado no bairro Jardim Botânico, na Rua Eng. Ostoja Roguski.

O que fazer no Jardim Botânico

No Jardim Botânico de Curitiba você encontra muitas atividades interessantes. A área é dividida em diversas alamedas e estufas de metal e vidro, cada uma contendo diversos exemplares de vegetais do Brasil e do resto do mundo.

A estufa principal é inspirada em no Palácio de Cristal de Londres, e contém espécimes da Floresta Atlântica. Algumas espécies você não pode deixar de conferir, tais como: Caraguetá, Caetê, Palmito e principalmente o Manacá – flor considerada símbolo de Curitiba e que pode ser encontrada em toda a cidade.

manaca-da-serra-828276_1920-9221699-2146986-7437798

Além das estufas e alamedas o Jardim Botânico de Curitiba, o local conta também com o Espaço Cultural Frans Krajcberg.

O nome homenageia o artista polonês, naturalizado brasileiro e cidadão curitibano, e possui a exposição permante Revolta. 

É um conjunto de mais de 100 obras que representam os sentimentos do autor em relação ao destruição da vegetação com a expansão dos limites urbanos.

Em 1992 foi incorporado ao Jardim Botânico o Museu Botânico, do arquiteto Abraão Assad.

O local possui um importante centro de pesquisa, uma biblioteca e a maior colecão de ervas do país – cerca de 400 mil exemplares de plantas secas do mundo todo.

Por fim, não deixe de conhecer o Jardim das Sensações, espaço inaugurado em 2008 no Jardim Botânico de Curitiba.

O jardim oferece umma rica experiência sensorial para todas as idades, convidando os visitantes a estimularem tato, olfato, paladar com alguns exemplares de vegetais presentes no Jardim Botânico.

Informações Importantes

Algumas coisas que você precisa saber antes de visitar o Jardim Botânico de Curitiba:

  1. É grátis! Não há taxa de entrada no Jardim Botânico, a não ser em casos de visitas especiais que você encontra em alguns pacotes turísticos em Curitiba.
  2. Está aberto todos os dias. O Jardim Botânico funciona em horário comercial, inclusive em domingos e feriados.
  3. Permite animais. Você pode levar seu pet para passear junto, com exceção para animais de porte grande. Lembrando sempre de estar levando o equipamento para coletar as fezes do animal e manter o local limpo

Pronto agora que você já tem essas 3 informações importantes podemos continuar.

Parque Barigui – O que fazer lá?

O maior parque de Curitiba, leva esse nome pois dentro do parque corre um trecho do Rio Barigui. Fundado em 1972, teve o rio represado e um lago de 230 mil metros quadrados foi criado no coração do Parque.

O nome Barigui, de origem indígena, pode ser traduzido como “rio do fruto espinhoso”, em referência á Pinha, fruto típico da região.

brazil-3453957_1920-4099243-8848028-5028850

Como chegar no Parque Barigui

O Parque Barigui fica ás margens do Rio Barigui e pode ser acessado na Avenida Cândido Hartmann, no bairro Bigorrilho.

O que fazer no Parque Barigui

O difícil é não achar nada para fazer no Parque Barigui. Com uma área bastante extensa de 1,4 milhão de metros quadrados, o Parque possui diferentes áreas de lazer bastante diversificadas.

A principal atividade entre os curitibanos é a prática de caminhada e corrida pelas vias do Parque, com circuitos de diferentes tamanhos e níveis e dificuldade – adequando-se desde os pequeno até os mais idosos – sempre contemplando a vegetação típica do Estado do Paraná, a Floresta Atlântica e as Araucárias.

O Parque Barigui possui diversos espaços infantis para levar a criançada. Existem diferentes setores que agradam crianças de todas as idades, desde caixas de areia e playground, ate quadras poliesportivas.

E antes de um bom exercício físico é sempre bom preparar-se nos equipamentos de ginástica e alongamento bem distribuídos pelo Parque e de muito fácil acesso.

Há pistas exclusivas para passeas de bicicleta e patins sem atrapalahr o trânsito de pedestres pela área, uma ótima atividade para um fim de tarde com a família.

Você também vai encontrar uma série quiosques equipados com churrasqueira para uso do público.

capivaras_parque_barigui_05_2015_cwb_3469-1303915-1754515-2228709
Capivaras, Parque Barigui

O local é muito utilizado para reuniões entre amigos e família, lembrando sempre de manter o local limpo após sua utilização. Mas há também diversos bares e restaurantes para apreciar o melhor da gastronomia em contato com a natureza, e quem sabe até curtir aquele Happy Hour com os amigos.

Informações importantes

O parque é aberto á visitação em todos os horários e não possui nenhuma taxa de entrada. A entrada de animais é permitida, e os passeios podem ser realizados em diversos locais e horários.

Próximo ao parque ainda você encontra o Shopping Barigui que possui uma loja de presentes e lembranças do local. Não deixe de visitar!

Museu Oscar Niemeyer – O que fazer lá?

Depois de conhecer um pouco da fauna e flora de Curitiba é hora de apreciar um pouco da qualidade artística do lugar.

museum-1261740_1920-6258973-8650956-3459292

O Museu do Olho, como é conhecido pelos locais, ou apenas MON, é uma referência de museus na América Latina e com certeza é um dos mais bonitos cartões postais de Curitiba.

Arquitetura

O destaque deste museu com certeza é o seu design peculiar, elaborado pelo consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, que dá nome ao museu. Não é a toa que o design e a arquitetura são um dos focos dos curadores do local.

O prédio em si é uma grande aula de arquitetura, possuindo o segundo maior vão livre do Brasil com 65 metros. O seu formato curioso rendeu o apelido de Museu do Olho e é inconfundível.

Dentro do local também há uma arquitetura inteligente e bastante peculiar – marca registrada do autor Oscar Niemeyer.

Artes Visuais

O Museu Oscar Niemeyer conta com exposições permanente e itinerantes, reunindo obras de artistas importantes como Tarsila do Amaral, Andy Warhol, Tomie Othake, Cândido Portinari, entre outros.

museu-oscar-niemeyer-mon-2680620-2138296-6287100

Recentemente o Museu do Olho passou a abrigar um acervo composto por obras de arte recuperadas durante a Operação Lava Jato, no intuito de disponibilizar ao púlico o acesso á essas obras adquiridas ilegalmente.

Como chegar ao Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer está na Ru Mal. Hermes, 999, Centro Cívico.

Informações Importantes

O Museu do Olho está aberto de Terça á Domingo, e funciona das 10:00 ás 18:00.

O valor da entrada costuma ser R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia, podendo variar a depender das atrações disponíveis. Nas quartas-feiras a entrada é gratuita para todo o público.

Mercado Municipal de Curitiba – O que fazer lá?

Fazer compras e aproveitar os produtos locais é uma ótima pedida quando visitar Curitiba. O Mercado Municipal foi fundado em 1958 e é, ainda hoje, o principal e mais tradicional centro comercial da cidade.

mercado-municipal-de-curitiba-7167430-6290573-6241434

Lá você encontra de tudo, iguarias do mundo inteiro, culinárias provenientes dos diferentes imigrantes que residem em Curitiba, além de restaurantes bastante variados e tradicionais, como o Café do Mercado – local bastante conhecido pelos curitibanos.

O que comprar

No Mercado Municipal de Curitiba você encontra todo tipo de produto, porém o destaque vai para os produtos orgânicos da região.

Principalmente, se você gosta de manter uma alimentação saudável, e ao mesmo tempo saborosa não deixe de conferir o Mercado Municipal.

O local é bastante conhecido pelos curitibanos quando o assunto é saúde, seja para encontrar ervas medicinais ou para encontrar alimentos funcionais e orgânicos.

Além de muita comida, o Mercado Municipal e Curitiba também é repleto de artesanato e cultura local. Um ótimo lugar para encontrar lembranças e presentes de sua viagem.

mercado-municipal-curitiba-2747897-4018372-6587953

Vale muito a pena experimentar o pastel e o Café no Mercado Municipal. De quebra ainda é possível encontrar diversas manifestações artísticas, como artesanato, música ao vivo e artistas de rua.

Horários do Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba está aberto segunda-feira das 07:00 ás 14:00. De terça a sábado das 07:00 ás 18:00. Aos Domingos das 07:00 ás 13:00.

Passeio Público de Curitiba – O que fazer em Curitiba?

Outro cartão postal famoso de Curitiba, o Passeio Público é o parque mais antigo da capital paranaense. A obra inaugurada em maio de 1886, foi realizada no intuito de promover um melhor saneamento para a cidade e compõe o padrão de urbanização de Curitiba.

passeio1-8523788-2738812-9035464

Anteriormente, o que era um charco e apresentava riscos de alagamento para a cidade, foi transformado em um dos mais belos parques de Curitiba e abrigou o Museu Botânico de Curitiba – que hoje encontra-se no Jardim Botânico de Curitiba.

O que fazer no Passeio Público de Curitiba

O parque, localizado no coração de Curitiba, possui uma extensa área verde com quase 70 mil metros quadrados.

Principalmente, nele você pode encontrar a fauna e flora típica de Curitiba, além de espécies estrangeiras como a Garça Branca, o Jacarandá, Carvalho e o Ipê-Amarelo.

Existem rotas para corrida e caminhada, podendo passar pelo perímetro do parque, ou cruzando seu interior dando acesso a bosques e alamedas em pleno centro curitibano.

Dentro do parque está localizado também o primeiro Zoológico de Curitiba. Primeiramente,no passado este zoológico abrigou diferentes animais, inclusive de grande porte, entretanto hoje existem apenas animais pequenos, com destaque para o Serpentário que é bastante visitado na capital.

imagem_004_ok-7212214-4549987-7518644

Também há um aquário dentro do parque, que é uma opção de passeio bem diferente e divertida.

Informações e horários

O Passeio Público de Curitiba funciona de terça a domingo das 06:00 ás 20:00.

Já o Terrário (zoológico) e o Aquário abrem de terça á sexta-feira das 09:00 ás 17:00; fins de semana e feriados das 10:00 ás 16:00.

Explore Curitiba

Essas foram apenas algumas dicas para você aproveitar sua viagem ou conhecer melhor sua cidade! Curitiba é uma cidade muito diversificada e com manifestações das mais diferentes culturas do mundo, de culinária italiana á festivais tradicionais japoneses.

Espero que este guia tenha te ajudado a conhecer um pouco melhor essa cidade incrível. Tenha um ótimo passeio!

Perguntas frequentes

Qual a melhor época do ano para conhecer Curitiba?

A melhor época do ano para visitar Curitiba é no outono, entre março e maio, é a época de poucas chuvas e temperaturas amenas.

Como chegar ao Mercado Municipal de Curitiba?

O Mercado Municipal de Curitiba encontra-se no Centro na Av. Sete de Setembro, 1865.

Como chegar no Passeio Público de Curitiba?

O acesso ao Passeio Público é extremamente fácil, no Centro de Curitiba na Rua Presidente Carlos Cavalcante, s/n.

Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor como é Curitiba. Para conhecer mais coisas sobre o Mundo e o Brasil clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20