O que fazer em Fortaleza

Vamos hoje para mais uma capital, no Ceará. Confira aqui o que fazer em Fortaleza em sua visita ao litoral cearense.

O que fazer em Fortaleza

Fortaleza é a capital do estado do Ceará e de acordo com o Ministério do Turismo é o segundo destino mais procurado no Brasil.

fortaleza_brazil_3-4236997-4053131-9435030

Prova disso é o grande volume de turistas, é a quarta cidade que mais recebe turistas no país. Possui cerca de 2 milhões e 600 mil habitantes, chegando a ser a quinta cidade mais populosa do Brasil.

As praias, principalmente, são o destaque e o motivo de tanta procura. São 34 quilômetros de praias que percorrem toda a extensão da cidade e região metropolitana. Embora o litoral seja um grande atrativo, não é só isso que você pode visitar. Assim sendo, há opções das mais diversas sobre o que fazer em Fortaleza.

Por que visitar Fortaleza

Você pode pensar que o principal motivo pra visitar Fortaleza são as praias, a água do mar e o Sol em abundância.

Contudo, não é so disso que o turismo por lá vive. É um lugar repleto de cultura, história e até arqueologia. Pela cidade encontramos um pouquinho da história da região e do país em cada lugar que se visita.

Seus museus e centros culturais evocam a cultura nordestina, história das lutas populares e suas conquistas e sobretudo a irreverência de sua população.

Fortaleza

Artistas ilustres são homenageados e tem suas raízes destacadas. Renato Aragão, Alberto Nepomuceno e José de Alencar são apenas alguns exemplos e em Fortaleza você encontra um grande destaque e orgulho desses artistas célebres. Dessa forma, a capital cearense é um destino completo:

Lazer, cultura e principalmente beleza abraçam o roteiro sobre o que fazer em Fortaleza.

Praias Urbanas

Uma grande vantagem de visitar Fortaleza é a quantidade e qualidade de suas praias urbanas, que com certeza merecem destaque. Certamente a grande maravilha de Fortaleza é poder conhecer vários pontos sem precisar se deslocar muito.

Principalmente pela proximidade do Centro e dos hotéis, essas praias são com certeza os destinos mais procurados da capital cearense. Na orla da cidade está uma efervescência de gastronomia, beleza natural e urbana. Os bares e restaurantes são incontáveis e dificilmente da pra conhecer todos.

seashore_of_fortaleza_3-6665064-4921922-2789630

É aqui também que estão as principais e melhores hospedagens de Fortaleza. Contudo a extensão seja enorme vamos destacar as melhores praias urbanas que você pode visitar no litoral cearense.

Praia de Iracema

Provavelmente a praia mais famosa de Fortaleza. Local de inspiração do escritor José de Alencar, não há como não se encantar com a paisagem e com o mar. A praia era conhecida préviamente como Praia do Peixe, devido a grande quantidade de moradores que viviam da pesca marítima.

Tradicional local de pesca dos jangadeiros não é a toa que a Praia e Iracema é um dos principais pólos gastronômicos de Fortaleza.

Em 1930 um concurso é realizado na cidade para escolher um novo nome para a Praia do Peixe, Iracema foi o nome mais votado. O romance de Alencar exalta a cultura indígena típica da região e a homenagem não podia ser mais precisa.

iracema-statue-1956758_960_720-6542987-8943206-8117705

Os colonizadores holandeses – que povoaram a cidade dos séculos XV a XVII – relatavam a grande presença de povos nativos naquela praia. Portanto, é um local perfeito para se hospedar e comer bem.

Praia do Meireles

Próximo á Iracema está a praia do Meireles. Essa praia é uma das mais recomendadas em Fortaleza, por ter águas mornas e calmas, ótima para levar as crianças.

Também é repleta de hotéis e restaurantes e tem uma vida noturna bem ativa. Uma atividade bem é famosa é, principalmente, a Feira de Artesanato da Praia do Meireles. É aqui que você vai achar presentes e lembranças da sua estadia, além de apreciar a arte e cultura nordestinas.

25057266559_9fcf5d519b_b-3945799-8372454-8083556

É muito elogiada pela sua estrutura, conta com calçadões para caminhadas e espaço para andar de bicicleta. Além disso, há várias quadras poliesportivas e espaços de ginástica abertos para uso do público.

Praia do Futuro

A praia preferida dos banhistas em Fortaleza. Na praia do Futuro você encontra de tudo, atividades de lazer, comida boa e diferentes opções de passeios turísticos.

É muito comum ir á praia do futuro para curtir música ao vivo, ao ar livre, o dia inteiro. Além disso, as noites são bem ativas com muita gente desfrutando do Happy Hour com os amigos.

Embora não possua muitos corais na Praia do Futuro, as correntezas e a froça do mar aqui costumam ser um pouco mais fortes, então é bom tomar muito cuidado e não afastar-se muito da areia e do alcance dos postos de salva-vidas.

fortaleza_do_futuro-7013444-8891898-7145395

A prática de esportes marítimos é bastante forte aqui, como o surfe, kite surf, wind surf e jet-ski. Os hotéis dessa região costumam oferecer essas atividades para seus hóspedes por ali mesmo.

Museus em Fortaleza

A capital cearense é um centro histórico vivo e muito dinâmico. A região é habitada desde os primórdios do nosso país e foi colonizada não so pelos portugueses mas também por franceses, e principalmente holandeses.

Para aprender um pouco sobre como foi construída a cultura e o ambiente de Fortaleza, é essencial visitar seus museus e centros culturais.

Além de artes e cultura, em Fortaleza é possível conhecer um pouco sobre descobertas arqueológicas na região, contendo importantes acervos dos habitantes anteriores.

Museu da Cachaça

A branquinha típica do Nordeste tem sua história preservada e homenageada nesse Museu. Já em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, encontra-se um casarão do século XIX que abriga um dos maiores acervos sobre aguardente.

O Museu da Cachaça contempla a pasagem serrana da região. Lá você encontra um extenso acervo audio visual, documentos e objetos que contam a história da bebida mais querida do brasileiro.

Além destes materiais, encontramos utensílios, ferramentas, máquinas e objetos originais utilizados na produção da cachaça esde o período colonial. Um dos destaques do Museu da Cachaça é o maior tonel de madeira do mundo (segundo o Guiness Book) que possui capacidade para 374 mil litros.

Próximo ao casarão existem também outras atividades de lazer. Passeios e charrete, pedalinhos e visitas guiadas para o público.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi inaugurado em 1933 e possui um extenso acervo sobre a história do Estado do Ceará. O local é dividido em três grandes seções: Palenteologia; Arqueologia/Antropologia Indígena; Mobiliário.

As coleções desse Museu é uma reunião dos primeiros museus cearenses, além de acervos pessoais de cidadãos importantes da região. A áreas de arqueologia e palenteologia contam principalmente a história dos povos indígenas da região.

É possível encontrar diversos objetos originais utilizado pelos nativos do Brasi, de modo a explicar e entender seu modo de vida e cultura. Existem exposições permanentes e itinerárias, sempre com o foco na história e cultura cearense.

O Arquivo Público da cidade permanecia no museu até os anos 50, e até hoje muitos documentos e mapas que ajudam a entender a história do Ceará estão expostos no museu. É um importante trabalho de resgate e preservação da história do povo cearense.

Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura

O Centro Dragão do Mar (CDMAC) é um complexo cultural próximo á orla de Fortaleza. O espaço é um dos principais centros culturais do Brasil. Dentre suas diversas unidades estão:

o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Planetário Rubens de Azevedo, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multigalerias e espaços para exposições itinerantes e a Praça Verde.

É difícil conhecer tudo em um dia só mas vale muito a pena. Alem de museus e espaços culturais o Centro Dragão do Mar é um centro de encontro para os cidadãos e visitantes de Fortaleza.

A Praça Verde pode acomodar cerca de 4 mil pessoas e é um importante local de shows nacionais e internacionais. A educação e a formação cultural do cearense é o principal foco da Instituição Dragão do Mar, que administra e preserva o espaço desde sua inauguração em abril de 1999.

O projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar é de responsabilidade de Delberg Ponce de Leon e Fausto de Nilo. A ideia é constrastar o ambiente moderno com os prédios históricos.

Casa de José de Alencar

O patrono da Academia Brasileira de Letras teve a casa onde passou a maior parte da sua vida transformada em um espaço cultural de visitação e lazer. O local é um pouco afastado do Centro de Fortaleza e tem contato direto com a natureza cearense.

O que fazer em fortaleza

A construção original foi erguida em 1826 e recebeu diversas reformas ao longo do tempo. Entretanto, a pequena casa onde José de Alencar passou sua infância – conhecida como “casinha” – permanece quase intacta.

Em 1965 a Universidade Federal do Ceará (UFC) adquiriu a propriedade e a transformou num museu em homenagem ao político e escritor. A ideia é fornecer á população informação sobre a vida e obra de José de Alencar.

O que fazer na Casa de José de Alencar

A propriedade possui uma área de cerca de nove hectares. Além da “casinha” o local também abriga outros espações culturais abertos á visitação como: 

as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante. Uma visita completa pode durar cerca de 3 horas e todas as visitas são guiadas por monitores da UFC.

As ruínas do engenho são bem preservadas e tem um peso histórico gigantesco. A área é bastante utilizada para piqueniques, passeios escolares ou apenas para conectar-se um pouco com a natureza e a vida simples no campo, nos dando um gostinho das inspiraçoes de José de Alencar.

O acervo do museu é bem extenso e resgata as origens do povo afro-brasileiro e das religiões de matriz africanas. As exposições permanentes e temporárias são bastante completas e complementam as ruínas e as construções da propriedade.

Como chegar na Casa de José de Alencar

A propriedade encontra-se na Avenida Washington Soares, número 6055, bairro Messejana, Grande Fortaleza. A entrada é franca para todos os espaços da área e está aberta para visitação de segunda a sexta das 8:00 às 17:00 e aos sábados das 9:00 às 12:00.

Parque Ecológico do Rio Cocó

Mais uma dica sobre o que fazer em Fortaleza. O Parque Estadual do Rio Cocó é o quarto maior parque urbano da América Latina e possui mais 11,5 mil quilômetros quadrados.

O que fazer em fortaleza

Em contraste com a paisagem urbana de concreto, o Parque do Rio Cocó atravessa 15 bairros da capital cearense. Ele leva esse nome por ser cortado pelo Rio Cocó e suas margens atravessam quase toda a extensão do parque. Em vista disso, o parque conta com matas ciliares, manguezais e fauna típica da Mata Atlântica.

O Parque so teve sua oficialização legal em 2016, ano em que registrou mais de 60 mil visitas agendadas. Contudo sua criação data ainda da década de 80, quando a área foi selecionada para preservação ambiental.

O que fazer no Parque do Rio Cocó

Certamente, o Parque Ecológico do Rio Cocó possui dezenas de atividades. Os visitantes e moradores de Fortaleza costumam utilizar o espaço do parque para fazer exercícios e outras atividades físicas.

Além disso, é normal encontrar grupos fazendo piqueniques e comemorações com amigos nas áreas verdes do Parque. Não apenas possui trilhas calçadas, como também há trilhas que cruzam por dentro da mata. Outro destaque é o passeio de barco pelo Rio Cocó.

O passeio costuma durar cerca de 20 minutos e permite uma ótima vista da natureza e da cidade de Fortaleza. Ainda possui diversas atividades culturais e educacionais como : aulas de Ioga, Massoterapia, Slack-Line e outros.

Como chegar no Parque do Rio Cocó

Devido a sua extensão o Parque possui diversos pontos de acesso, tais como:

  • Avenida Engenheiro Santana Junior
  • Avenida Sebastião de Abreu
  • Avenida Almirante Henrique Saboia (Via Expressa)
  • Avenida Padre Antônio Tomás
  • Rua Major Virgílio Borba
  • BR-116
  • Anel Viário

O Parque é aberto das 05:00 ás 00:00 todos os dias. As trilhas, que podem ser feitas com guias funcionam das 05:30 ás 17:45 e a entrada é gratuita.

Conheça Fortaleza

Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza é planejar a viagem e apreciar uma das mais belas capitais do nosso país.

Perguntas frequentes

Quais são as melhores atrações em Fortaleza?

Praia do Futuro;u003cbru003eShopping RioMar Fortaleza;u003cbru003eFeirinha Beira Mar;u003cbru003eArena Castelão;u003cbru003eShopping Iguatemi Fortaleza.

Qual o melhor lugar para crianças em Fortaleza?

Praia do Futuro;u003cbru003ePaulo Vans;u003cbru003eCeará Beach Tur;u003cbru003eFelipetur Traslados e Passeios;u003cbru003eFortaltur.

Fortaleza foi a primeira capital do Ceará?

Não, a primeira foi Aquiraz.

Para ver mais sobre o turismo no Brasil e no mundo clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20