Conteúdo ocultar
1 O que fazer em Holambra – 10 Pontos Turísticos

O que fazer em Holambra – 10 Pontos Turísticos

Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver.

Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas.

Holambra

Holambra é um município brasileiro do estado de São Paulo e microrregião de Campinas, fundada em 14 de julho de 1948. Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.

A cidade destaca-se por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil e por ter o melhor índice de segurança do país.

Com mão de obra qualificada no setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Holambra

Holambra considerada a capital das flores é uns dos destinos mais românticos e charmosos do estado de São Paulo, formada por imigrantes holandeses mantêm na arquitetura e na gastronomia a influência holandesa, tanto que seu nome Holambra é derivado da junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Devido a está localizada a apenas 130 km da capital de São Paulo, pode ser visitada em uma viagem de bate e volta ou de final de semana.

10 Pontos Turísticos de Holambra:

Campos de Produção

campoflores-10-humberto-castro-1947896-3616034-2200914

Holambra é muito conhecida pela Expoflora, evento que acontece todos os anos e reúne uma multidão de turistas que saem encantados com a tulipas, rosas e crisântemos da região

Mas não se engane a Expoflora, não é a única atração da cidade, Holambra pode ser visitada em qualquer época do ano, incluindo os campos de flores, contudo você vai encontrar mais que flores para admirar.

Se quiser conhecer a cidade com calma e com menos badalação, fugir da Expoflora é uma alternativa e por está localizada a apenas 120 Km de São Paulo, um final de semana na cidade é uma ótima escapada da capital.

O que Fazer no Campo de Produção:

você vai se encantar com a variedade de flores que existem no campo, lá você vai poder passear com sua família com amigos e até mesmo uma passeio romântico com sua companheira (o).

Curiosidades do Campo de Produção:

Visitar Holambra e não conhecer uns dos seus campos de flores da cidade chega ser um pecado, por isso reserve com umas das agências de turismo a visitação e se encante com as cores e perfumes das plantações de flores, a entrada nas propriedades particulares só é permitido com guias autorizados por isso a necessidade de contratar uma agência para o passeio.

Como Chegar no Campo de Produção:

Partindo do centro de Holambra – Pegue a R. Estrelitzas e R. Calêndulas até Av. das Tulípas 2 min (700 m),Continue na Av. das Tulípas até Secção A, Holambra 2 min (1,1 km), e Dirija até R. Campo das Palmas.

Sítio Estrela do Leste Arurá

É necessário agendar horário (10h às 16h) e dia para visitar o Sítio Arurá. Durante a semana, as visitas acontecem para grupos de no mínimo cinco pessoas. O valor da entrada custa R$ 20, crianças até cinco anos não pagam.

img_9847-1497476206-600x400-7342352-6808686-6155089

Os jacarés ficam em espaços especiais, onde o habitat natural é produzido com o intuito de manter a espécie, que já esteve em extinção. Ao todo são 25 tanques cimentados, protegidos com muros.

Os visitantes podem conhecer todo o processo de criação de jacarés, desde o nascimento dos ovos a fase adulta.

O que Fazer no Sítio Estrela do Leste Arurá:

Situado na estrada que liga Holambra ao município de Arthur Nogueira, é uma boa opção para levar os pequenos. Ali, dá para ver animais como o jacaré-de-papo-amarelo, papagaios, gaviões, macacos e pequenos roedores.

Curiosidades do Sítio Estrela do Leste Arurá:

O sítio, que preserva características da Mata Atlântica, destaca-se pelo seu turismo ecológico e é credenciado pelo Ibama. O local ainda conta com uma loja de produtos artesanais, que vende carne congelada de jacaré e souvenires.

Como Chegar no Sítio Estrela do Leste Arurá:

O Sítio Arurá fica localizado em Artur Nogueira/SP e tem atraído milhares de visitantes todos os anos.

O local abriga 40 jacarés-de-papo-amarelo e outras espécies de animais silvestres, praticamente um zoológico localizado na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além dos répteis, os turistas podem ver araras, tartarugas, macacos, lagartos, gaviões, esquilos, cobras e coelhos.

Moinho Povos Unidos

Uma das mais surpreendentes atrações turísticas do estado de São Paulo está localizada em Holambra e aberta aos turistas das mais diferentes idades. Inaugurado em 2008, o moinho Povos Unidos é uma cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses.

moinho-povos-unidos-1498139416-600x427-2277815-7021768-8992408

Erguida em 2008 para celebrar o aniversário de sessenta anos da imigração holandesa, a construção é parada obrigatória de todo turista. Com 38 metros de altura distribuídos por cinco andares abertos para a visitação, é considerado o maior moinho da América Latina.

O que Fazer no Moinho Povos Unidos:

O Moinho Povos Unidos possui 10 andares, sendo 6 abertos à visitação – considerando o subsolo (administrativo), o térreo (onde ficam a recepção, a loja do moinho e o Serviço de Recepção ao Visitante), três andares de alvenaria (onde está sendo implantado o museu do moinho) e mais dois andares de madeira (onde efetivamente fica o moinho).

Os outros três andares (cabeça do moinho) são fechados para visitação. Aberto aos turistas o dia todo, lá você irá se encantar com a beleza da cidade.

Curiosidades do Moinho Povos Unidos:

O monumento tem um mirante que proporciona uma bela vista dos campos de produção e dos municípios vizinhos.

Ali, o moleiro Flores Welle explica como funciona a engenhoca e narra algumas histórias de sua família, uma das primeiras a desembarcar em Holambra, durante o ano de 1948.

Como Chegar no Moinho Povos Unidos:

Partindo do centro de Holambra – Pegue a R. Estrelitzas e R. Calêndulas até Av. das Tulípas 2 min (700 m), Continue na Av. das Tulípas até Secção A, Holambra 2 min (1,1 km), Na rotatória, pegue a 3ª saída para a R. Campo das Palmas 2 min (800 m), Na rotatória, pegue a 2ª saída para a R. Pref. Azin Lian 1 min (1,1 km) e Pegue a Rua Van Aken até seu destino.

Museu Histórico e Cultural

O museu é um pedaço da história da colonização holandesa no Brasil é relatada no local, que mantém um acervo de 2000 fotos, filmes e utensílios domésticos.

Na parte externa, ficam maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes, além de réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria que remontam a ideia de como viviam os primeiros moradores de Holambra, na década de 1950.

O que fazer em holambra – 10 pontos turísticos

No museu tem uma lojinha com livros, revistas e DVDs sobre história de Holambra, a imigração e a cultura holandesa, além dos tamancos klompen, os famosos sapatos holandeses feitos de madeira.

O que Fazer no Museu Histórico e Cultural:

Museu Histórico e Cultural de Holambra , localizado no centro da cidade, proporciona aos visitantes um passeio cultural instigante.

Possui um acervo de duas mil fotos, entre imagens da colonização holandesa na cidade, além de réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria mobiliadas com móveis da época, maquinários e objetos usados pelos imigrantes.

As visitas ao museu só ocorrem mediante agendamento prévio, e não acontecem durante a semana.

Curiosidades do Museu Histórico e Cultural:

No museu dá para conhecer a história dos imigrantes holandeses que vieram para a região no período da Segunda Guerra Mundial.

O Brasil era escolhido por ser um dos poucos que aceitava imigração em grupo e tinha terras muito baratas, mas eles passaram por muitas dificuldades na época devido ao solo ruim.

O trabalho duro e dedicação dessa e das gerações seguintes fizeram de Holambra o que é hoje.

Como Chegar no Museu Histórico e Cultural:

Partindo do centro de Holambra – Siga na direção oeste na R. Estrelitzas em direção a R. Calêndulas 190 m, Vire à direita na R. Calêndulas 350 m, Vire à esquerda na Av. das Tulípas.

Passe por 1 rotatória 300 m, Vire à esquerda 250 m, Vire à direita na R. Dr. Jorge Latour 500 m, Vire à esquerda na R. Campo de Pouso 120 m, Vire à direita na Alameda Maurício de Nasau 260 m, Vire à esquerda na R. Charles Hogenboon, o destino estará à direita.

Deck do Amor

O Deck do Amor é umas das mais novas atrações de Holambra, aproveitando o clima de romance da cidade e inspirado na tradição parisiense foi inaugurado em 2015 entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia.

ensaio-pre-wedding-de-isabela-e-joao-em-holambra-sp-camera-4-fotografia_-_3-7820062-6954475-8828914

Porém, o deck do amor não tem sido procurado apenas para passeio. Muitos ensaios fotográficos de noivos e de casais que estão comemorando datas especiais tem sido realizados no espaço.”É um lugar criado especialmente para celebrar o amor”.

O que Fazer no Deck do Amor:

O Deck do Amor é um espaço agradável e que propicia interação, contemplação e momentos de bem-estar.

Não por acaso, é hoje um dos atrativos mais movimentados da cidade aos finais de semana e feriados. As centenas de cadeados já afixados ao deck também são um indicativo de que a iniciativa foi efetivamente abraçada pelos frequentadores.

Curiosidades do Deck do Amor:

De acordo com a lenda se os casais que prenderem um cadeado com seus nomes no deck e atirarem a chave no lago, vão ficar juntos para sempre.

Alguns casais mais entusiasmos fazem até pedidos de casamento no Deck do Amor e já aconteceu até uma cerimônia de casamento no local, se estiver viajando com seu amor, não esqueça o cadeado.

Como Chegar no Deck do Amor:

Partindo do centro de Holambra – Siga na direção oeste na R. Estrelitzas em direção a R. Calêndulas 190 m, Vire à direita na R. Calêndulas 350 m, Vire à esquerda na Av. das Tulípas, Passe por 1 rotatória 300 m, Vire à esquerda 250m, Vire à direita na R. Dr. Jorge Latour 650 m, Vire à esquerda na Praça Vitória Régia, o destino estará à direita.

Cervejaria Schornstein

A ideia inicial era produzir chope para um bar com capacidade para servir apenas 5 mil litros em Pomerode, município do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

O que fazer em holambra – 10 pontos turísticos

No entanto, o envio de alguns barris para Florianópolis demonstrou a força dos produtos da Schornstein e incentivou os sócios da empresa a apostarem em seu crescimento.

Para isso, eles compraram uma fábrica na cidade de Holambra, no interior de São Paulo. Mas a demanda era tão grande que, em determinado momento, tiveram que deixar a ideia de produzir apenas chope de lado e mergulhar de cabeça no universo das bebidas engarrafadas.

O que Fazer na Cervejaria Schornstein:

A Cervejaria Schornstein é nacionalmente conhecida pela qualidade de seu chope artesanal, fabricado segundo a Lei de Pureza Alemã de 1516 – que restringe os ingredientes dos chopes a cevada, lúpulo e água e garante qualidade ímpar à bebida.

Entretanto, até bem pouco tempo, tais delícias alemãs, ainda que produzidas em terras brasileiras, estavam disponíveis somente ao paladar dos catarinenses e turistas que visitam a região.

Curiosidades da Cervejaria Schornstein:

Filial de uma cervejaria catarinense, produz na cidade sete tipos de cerveja artesanal: pilsen natural, pilsen cristal, weiss, IPA, bock, imperial stout e witbier.

O bar Schornstein Krug exibe um cardápio repleto de petiscos e pratos holandeses, a exemplo do kassler krug que reúne bisteca suína defumada e salsichão guarnecidos de arroz com açafrão e legumes, purê de maça e chucrute.

Como Chegar na Cervejaria Schornstein:

Partindo do centro de Holambra – Siga a Av. das Tulípas até Rod. Campinas-Mogi Mirim/Rod. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barrosem Jaguariúna 12 min (7,8 km),

Pegue a Rod. dos Bandeirantes, Rodoanel Mário Covas, BR-116, BR-376, … e Rod. Rodolfo Jahn até R. João Rudolfo Florêncio Loss em Vila Lalau, Jaraguá do Sul 7 h 59 min (651 km), Pegue a SC-416 até Rua Hermann Weege em Centro, Pomerode.

Loja Casa Bela

É uma loja que funciona um restaurante com vários pratos da culinária holandesa e alemã, ótima lugar para fazer compras de peças de artesanatos com porcelana vindo tanto da Alemanha como da Holanda. Por a cidade estar marcada com traços dos 2 país.

holambra-12-5364430-5121250-4168636

Fica na movimentada rua Dória Vasconcelos, que concentra o burburinho e centro de compras da cidade.

O que Fazer na Loja Casa Bela:

No restaurante, o bufê de almoço (34,90 reais o quilo de segunda a sexta, 54,00 reais aos sábados e domingos) enfileira cerca de trinta pratos, entre eles o bacalhau desfiado gratinado com purê de batatas.

Para grupos de no mínimo dez pessoas, o preço é especial: de segunda a sexta come-se à vontade por 30,00 reais, já nos finais de semana, há o acréscimo de 5,00 reais.

Para aplacar fomes maiores, o típico hollandse tafel (145 reais, para quatro pessoas) mescla joelho de porco e bisteca defumados, salsichão, purê de maçã, chucrute e purê de batatas com cenoura e cebola.

Curiosidades da Loja Casa Bela:

Casas geminadas e coloridas compõem o local, misto de restaurante, ateliê e loja. Nesta última, é possível encontrar souvenires, a exemplo dos tamancos e moinhos em miniatura, xícaras e louças, tudo feito com porcelana vinda da Holanda – e não da China, como em algumas outras lojas.

Como Chegar na Loja Casa Bela:

Partindo do centro de Gramado – Siga na direção oeste na R. Estrelitzas em direção a R. Calêndulas 190 m, Vire à direita na R. Calêndulas 350 m, Vire à esquerda na Av. das Tulípas Passe por 1 rotatória 700 m.

Vire à direita na R. Rota dos Imigrantes 73 m, Curva suave à esquerda para permanecer na R. Rota dos Imigrantes 31 m, Na rotatória, pegue a 1ª saída para a R. Dória Vasconcelos, o destino estará à esquerda.

Rancho da Cachaça

Instalados desde do século XX na região de Holambra a família do Rancho da Cachaça plantava laranja e cana de açúcar para comercialização.

Em 2001 o Zé decidiu revolucionar a história da Cachaça em nossa região e então depois de um longo período de estudos começou uma pequena produção da famosa água ardente.

122853389-3612700-8700594-9311813

Para os visitantes é oferecido uma excelente infraestrutura com estacionamento, banheiro com chuveiro e Wi-Fi. Além disto temos um compromisso com meio ambiente com a reutilização de água e tratamento de esgoto.

Curiosidades do Rancho da Cachaça:

Muitas pessoas chegavam para “tomar uma” no Empório da Cachaça e sentiam fome.

A Kátia, com toda sua experiência na cozinha, construiu o Rancho do Fogão que atualmente é nosso restaurante, onde todas as refeições são feitas e servidas no fogão a lenha com uma vista panorâmica hipnotizante.

Como Chegar no Rancho da Cachaça:

Partindo do centro de Holambra – Siga na direção leste na R. Estrelitzas em direção à Av. das Violetas 13 m, Vire à direita na Av. das Violetas 67 m, Na rotatória, pegue a 3ª saída para a Rua das Dálias 450 m, Curva suave à direita na Av. das Tulípas 1,5 km Curva suave à esquerda 230 m, Vire à direita, o destino estará à esquerda.

Restaurante The Old Dutch

Esse restaurante foi construído em 1989, querendo mostrar um pouco da cultura e gastronomia do país da Holanda. Muitos objetos da decoração carrego vem desde  infância de seu criador trazido da  Holanda.

the-old-dutch-6875969-7672601-5788980

Nascido em Leeuwarden, norte da Holanda, o proprietário Robert Jager assina as receitas típicas de sua terra natal. O salsichão defumado servido como entrada vem acompanhado de batata sauté e salada de berinjela (35 reais, para duas pessoas).

Depois entra em cena o jachtschotel, composto de cubos de filé-mignon ao molho de maçã, cerveja, cebola e noz-moscada, guarnecido de arroz típico com açafrão mais purê de batata e de maçã.

O que Fazer no Restaurante The Old Dutch:

No restaurante é servido pratos tradicionais Holandeses, alguns tropicalizados e outros do jeito que eram servidos na Holanda, tudo para tentar introduzir o máximo da culinária holandesa no Brasil.

É não poderia ter escolhido outa cidade se não fosse Holambra, pois é uma cidade que traz aspectos da Holanda.

Curiosidades do Restaurante The Old Dutch:

O dono do veio ao Brasil, pois lá na Holanda as comidas típicas já estão perdendo espaço para as comidas novas. Pensando nisso o dono do restaurante  não pensou duas vezes antes de vim correndo para Holambra.

Como Chegar no Restaurante The Old Dutch:

Partindo do centro de Holambra – Siga na direção oeste na R. Estrelitzas em direção a R. Calêndulas 190 m, Vire à direita na R. Calêndulas 350 m, Vire à esquerda na Av. das Tulípas Passe por 1 rotatória 300 m, Vire à esquerda 250 m , Vire à direita na R. Dr. Jorge Latour 350 m, Vire à esquerda na R. Rota dos Imigrantes Passe por 1 rotatória 450 m.

Curva suave à esquerda na Av. Mario Bonano 20 m, Curva suave à direita na Estr. do Fundão 43 m, Continue para HBR-40 160 m Vire à direita, o destino estará à direita.

Praça Vitória Régia

A cidade, que fica a 130 km da capital, é conhecida como a capital das flores e é uns dos destinos mais românticos e charmosos do estado de São Paulo.

De colonização totalmente holandesa, essa influência está presente na arquitetura, com seu estilo único, na cultura e na gastronomia.

praca-8986969-3043358-2356537

Ótimo local para relaxar e repor as energias. Bem conservado e lugar muito agradável. Recomendo para todas as pessoas, famílias, jovens e crianças

Curiosidades da Praça Vitória Régia:

Depois da praça, dá para caminhar a pé pela charmosa avenida e apreciar o caminho em si. Repare em como tudo é muito bem cuidado, cercado de flores, nos orelhões em formato de tamancos holandeses, nos jardins das casas que sempre tem moinhos enfeitando, laguinhos e flores sempre presente nas praças, etc.

Como Chegar na Praça Vitória Régia:

Partindo do centro de Holambra – Siga na direção oeste na R. Estrelitzas em direção a R. Calêndulas 190 m, Vire à direita na R. Calêndulas 350 m, Vire à esquerda na Av. das Tulípas Passe por 1 rotatória 300 m, Vire à esquerda 250 m Vire à direita na R. Dr. Jorge Latour 650 m, Vire à esquerda na Praça Vitória Régia.

Perguntas frequentes

Qual a melhor época do ano para conhecer Holambra?

Para quem não liga para um grande público, a melhor época para visitar Holambra é em setembro, quando acontece a Expoflora.

O que Fazer na Praça Vitória Régia?

Ela é perfeita para caminhadas enquanto se admira a paisagem e principalmente pela ponte onde fica o Deck do Amor. Nessa ponte, os casais apaixonados, penduram cadeados com seus nomes.

O que Fazer no Rancho da Cachaça?

Aqui, os visitantes provam as cachaças da casa, que só é produzida quando a cana está madura. Os mais curiosos podem ver o processo de fabricação da bebida.

Esperamos que tenha gostado de conhecer esse lugar lindo cheiro de flores. Para conhecer mais lugares incríveis como este clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20