Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver.
Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas. Portanto abordaremos pontos turísticos de João Pessoa.
João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso.
Pertence à Região Geográfica Imediata de João Pessoa e à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa. A Região Metropolitana de João Pessoa, formada por João Pessoa e mais onze municípios, tem uma população estimada em 2016 de 1 253 930 pessoas, a 23.ª mais populosa do Brasil.
Fundada em 1585 com o nome de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade.
Anteriormente chamada Frederikstad, foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife), na segunda metade do século XVII. Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda.
Vamos destacar aqui abaixo os 10 pontos incríveis de João Pessoa:
O recife é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, sendo desde a década de 80 explorado turisticamente. Atualmente existem diversas embarcações que fazem o translado entre a praia de Tambaú e Picãozinho.
Durante o trajeto, que dura cerca de 15 minutos, os turistas são instruídos a não andar sobre o recife.
O recife é bastante procurado por apresentar águas claras e uma diversificada fauna e flora marinha. É possível alugar máscaras de mergulho nas embarcações.
Durante o trajeto da praia de Tambaú até o recife de Picãozinho, pode-se avistar a barreira do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco uma das mais importantes atrações da cidade, além das praias de Cabo Branco e Tambaú.
Diversas pesquisas científicas sobre a fauna e flora marinha são conduzidas no recife de Picãozinho.
Devido ao seu fácil acesso e condições de mergulho livre favoráveis, este pequeno recife apresenta boas condições para a realização de pesquisas científicas durante a maior parte do ano.
Picãozinho é uma formação de recifes, que fica localizado a cerca de 1500 metros da praia de Tambaú no litoral de João Pessoa – PB. Durante os períodos de baixa-mar uma grande porção do recife fica exposto.
A Praia de Areia Vermelha é um dos passeios imperdíveis para fazer em João Pessoa. A praia é, na verdade, um banco de areia de coloração escura, que se forma na maré baixa, nas proximidades da Praia do Poço, no município de Cabedelo (vizinho de João Pessoa).
As águas transparentes e quentes de Areia Vermelha e as Piscinas Naturais que se formam são um convite ao mergulho. Na Ilha você encontra catamarãs com estrutura de Bar.
Na época em que a maré fica baixa surge o banco de areia; as pessoas aproveitam esse curto momento do dia para mergulhar nas praias da região e tomar sol em meio a uma paisagem bucólica e incrível – afinal, não é todo dia que podemos estar no meio do mar, com os pés em “terra firme”.
Apesar de estar, literalmente, no meio do mar, não pense que o local carece de estrutura. Donos de barracas alugam cadeiras e guarda-sóis e vendem bebidas para quem não quer ficar sem conforto.
Se estiver com sede, vale a pena pedir um drink no abacaxi, que pode ser feito com suco e leite condensado. Quando a maré começa a encher e volta a cobrir o banco de areia, toda a estrutura da ilha se desfaz e os barcos voltam para a orla.
O embarque e desembarque acontece na Praia do Poço (no antigo Bar do Marcão), localizada a aproximadamente 10Km de João Pessoa. Ao ancorar em Areia Vermelha a Embarcação 100% Lazer I fica a disposição dos nossos clientes como ponto de apoio, oferecendo sombra e banheiro.
A Estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e cartão-postal da cidade.
O complexo possui 8.510m² de área construída e é composto por um conjunto de cinco edifícios. Entre eles uma torre espelhada erguida em forma octogonal, com 43 metros de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica com 15 metros de diâmetro.
A Estação Cabo Branco possui um amplo Museu de Ciência onde o visitante pode aprender de forma interativa sobre robótica, astronomia e conceitos básicos de física e química, além de ter a oportunidade de observar os astros e estrelas de nosso Sistema Solar.
Em formato de abóboda, o Planetário da Estação Cabo Branco permite a visualização de mais de 100.000 estrelas.
No equipamento inflável, o público encontra uma esfera celeste em todo o seu esplendor, em seu interior são projetadas estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas-cadentes, além do sol e da lua. Os visitantes podem ver ainda eclipses, as estações do ano e outros fenômenos astronômicos.
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano em João Pessoa, capital do estado brasileiro da Paraíba, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008 pelo ex prefeito Ricardo Vieira Coutinho.
A Praia de Coqueirinho é uma linda praia do litoral sul da Paraíba, repleta de falésias coloridas, coqueiros, algumas formações rochosas e águas cristalinas. A paisagem é exuberante e vale a pena passar um bom tempo por lá.
Por estar em uma enseada, possui mar calmo, com ondas pequenas e água morninha. A praia possui uma extensa faixa de areia e os vários coqueiros fazem sombra para os visitantes, que se aliviam um pouco do forte calor da Paraíba.
A Praia do Coqueirinho possui uma extensa faixa de areia com vários coqueiros ao seus redor. Assim proporciona sombra e água fresca para os visitantes, que se aliviam um pouco do forte calor da Paraíba.
O norte da praia (lado esquerdo) possui arrecifes que formam uma grande piscina, sendo o local preferido pelos turistas. Já o lado sul possui ondas mais fortes, em mar aberto, e atrai os praticantes de esportes radicais.
A praia não é o único atrativo por lá. Isto é, O local ainda conta com um canyon com várias falésias coloridas e argila medicinal, uma obra prima da natureza. Assim, os bugueiros costumam passar por lá antes de seguir para Tambaba.
Além disso, a praia também possui o mirante Dedo de Deus. Bem como, a vista lá de cima deixa qualquer um ser ar, ou seja, ótimo lugar para aproveitar e tirar várias fotos.
Coqueirinho está a cerca de 35km ao sul da capital João Pessoa e para chegar até lá, basta seguir pela PB-008 até chegar no trevo que dá acesso à praia, há placas por lá.
Uma boa opção para conhecer esta praia é reservar um passeio de buggy que passa por várias outras praias da Costa do Conde, no litoral sul do estado e vai até Tambaba.
Parada obrigatória antes de chegar à cobiçada praia de Tambaba, a praia de Tabatinga é especial por vários motivos.
Além do cenário perfeito – enormes falésias, águas mornas e calmas protegidas por recifes e areias finas – oferece como bônus os ‘maceiós’, lagoas formadas pela água do mar (à esquerda).
O principal atrativo de Tabatinga é a diversidade de formações naturais. Tabatinga oferece praias tranquilas, encontro de rio com mar, nascentes à beira-mar (chamadas maceiós), enormes falésias coloridas, profusão de recifes e corais.
Como deixa bem claro uma placa fixada na chegada à praia, Tabatinga é uma área de proteção ambiental, protegida por lei, que proíbe o trânsito de veículos ao longo da areia.
Isso permite que se faça com tranquilidade a caminhada entre Tabatinga e a praia de Coqueirinho, uma distância de aproximadamente 3 km.
Tabatinga é uma praia do município do Conde, localizada a aproximadamente 30 km ao sul de João Pessoa e a pouco mais de 10 km ao norte de Tambaba.
A Praia Do Amor é uma praia brasileira do estado da Paraíba. É famosa por ter uma atração peculiar: a pedra furada – uma rocha vulcânica –, que, segundo os moradores, garante a felicidade do casal que passar por dentro dela.
Praia de grande beleza natural, é conhecida por sua tranquilidade, sendo considerada um dos refúgios da cidade
É uma boa opção para todos os públicos, principalmente para os amantes da natureza e os que buscam sossego. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que chegam até o lugar e aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias.
O restante do ano fica praticamente deserta, recebendo a visita de alguns moradores próximos e pescadores.
Conta com uma boa faixa de areia dourada e fofa, o mar é levemente agitado, de águas transparentes e pequenas ondas, propício para o banho e prática de esportes náuticos como vela e windsurf.
É uma ótima opção para um agradável dia na praia, sendo apenas indicado que o visitante leve alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos.
Perto da vila de Jacumã (que pertence ao municipio de Conde), abriga uma pedra furada perfeita para fotos. Todos os passeios fazem uma parada na área. Fica a 29 km de João Pessoa.
Considerada um dos recantos da cidade, essa praia é uma das melhores opções para os amantes da natureza. Costuma receber um bom número de turistas todos os anos, que aproveitam ao máximo os atrativos naturais que o lugar oferece.
No verão, famílias com crianças procuram o lugar, por conta de sua tranquilidade. É indicada para todos os públicos. Uma boa dica é levar alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos.
Conta com uma boa faixa de areia dourada, o mar é levemente agitado, formando pequenas ondas quando venta. De águas transparentes, é propício para o banho e prática de esportes náuticos, como windsurf e vela.
Essa praia conta ainda com a presença de um rio, que se separa do mar unicamente pela faixa de areia. Com isso, o visitante conta com duas opções para o banho.
Apresenta uma área arenosa criada pela deposição dos sedimentos trazidos pelo rio Gramame.
A formação geológica é denominada barra, por isso sua designação.Mesmo sendo uma praia de mar aberto, ela possui águas calmas com formações de recifes. A areia é clara e fofa.
Barra do Gramame é uma praia brasileira do município de João Pessoa, estado da Paraíba. É a praia mais ao sul do município pessoense, localizando-se na foz do rio Gramame, o qual, antes de se encontrar com o mar, forma uma pequena língua de terra com choupanas.
Uma das mais belas praias da região, Tambaba é a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste. Por isso, foi dividida em duas partes: na primeira – pequenina, com pedras e piscinas naturais de águas verde-azuladas – não é permitido ficar nu.
Já na segunda, tirar a roupa é obrigatório. Caso contrário, não se pode ultrapassar o posto de fiscalização que dá acesso à área dos nudistas, onde uma outra regra de conduta é observada: homens desacompanhados não entram.
Para apreciar o visual do alto, siga para o Castelo da Princesa, com cerca de 60 metros de altura.
O mirante ganhou o nome por causa do seu formato, que lembra uma torre esculpida pelas chuvas e pelo vento. A paisagem é bonita, com a torre à frente e o oceano ao fundo.
A praia é dividida em duas partes: uma para os não naturistas, ou seja, para o público curioso em geral, e outra para os naturistas.
Existe uma escadaria que separa as duas partes e, depois que você sobe e atravessa a passarela de madeira, a nudez é obrigatória!
A Praia de Tambaba fica no município do Conde, litoral sul da Paraíba, a aproximadamente 40 km da capital João Pessoa. Essa praia é uma das mais procuradas para a prática do naturismo.
O Centro Cultural funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada).
O Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do Barroco no Brasil.
Por sua importância, foi tombado pelo Iphan. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação.
A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, aberto a oficinas e exposições.
Para conhecer cada detalhe do rico acervo, situado na parte alta da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não deixe de fazer uma visita guiada.
Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países.
Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais.
O Centro Cultural São Francisco está localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa no estado da Paraíba, no Brasil.
A igreja está bem no centro do largo, no alto da colina do Porto do Capim, em frente ao Rio Sanhauá e se destaca pela arquitetura de traços ecléticos. Com forte influência neoclássica, os elementos remontam ao Renascimento florentino.
Composta por altas paredes, só foi erguida graças às contribuições de comerciantes e pescadores que se instalavam na Rua Direita (atual Duque de Caxias), centro financeiro da antiga Parahyba. Por esse motivo, o templo ganhou inicialmente o nome de Igreja dos Navegantes.
A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves está localizada no Centro Histórico e foi construída em meados de 1840.
Sua fachada e seu interior são simples, quando comparados ao conjunto arquitetônico do Centro Cultural de São Francisco – o diferencial do local, no entanto, está na sua localização, próxima ao Rio Sanhauá, e nas ruínas soterradas embaixo da igreja.
O templo ganhou inicialmente o nome de Igreja dos Navegantes. Posteriormente, passou a homenagear São Frei Pedro Gonçalves, espanhol que peregrinou, na Galícia e Andaluzia, durante os séculos XII e XIII.
Conhecido como o “Protetor dos Navegantes”, a imagem do religioso acalmava os marujos que, durante a Idade Média e a Idade Moderna, atravessam os mares bravios e desconhecidos, em busca das novas terras.
A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, é um templo católico localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves (onde se inclui a Igreja, o casario e o Hotel Globo).
No alto da colina do antigo porto do varadouro, em frente ao rio Sanhauá; no Centro Histórico de João Pessoa, capital do estado brasileiro da Paraíba. Destaca-se pela arquitetura de traços ecléticos, com influência neoclássica.
-Paróquia Santo Antônio de Lisboa;u003cbru003e-Centro Cultural de São Francisco;u003cbru003e-Igreja São Francisco;u003cbru003e-Praia de Cabo Branco;u003cbru003e-Casa do Artista Popular.
Setembro a Janeiro, nesse meses tem menos chuvas
Tambaú é a melhor opção para quem gosta de não perder nada do passeio, porque voce anda e conhece com calma cada pequena parte e o melhor é que esse bairro é banhado pela praia.
Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor João Pessoa, para conhecer melhor o Brasil ou o exterior clique aqui.