• Início
  • Viagens
  • O que fazer em Santiago – Chile – 10 Pontos Turísticos
Conteúdo ocultar
1 O que fazer em Santiago – Chile – 10 Pontos Turísticos

O que fazer em Santiago – Chile – 10 Pontos Turísticos

Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver. Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas.

Santiago – Chile

Santiago, por vezes chamada Santiago do Chile  para a distinguir de cidades homónimas, é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da cordilheira dos Andes.

É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. Chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que possui 32 comunas de maneira íntegra e 11 comunas de forma parcial.

A maior parte de Santiago está na província de mesmo nome, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.

No ano de 2002, a conurbação se estendia em 641,4 km² e tinha uma população de 5 428 590 habitantes, o que equivale a cerca de 36% da população total do país naquele ano.

De acordo com esses números, Santiago, é efetivamente, a sétima cidade mais populosa da América Latina, a 40.ª do mundo e uma das 45 regiões metropolitanas mais populosas do mundo.

10 Pontos Turísticos de Santiago:

Vamos listar abaixo 10 lugares incríveis de Santiago – Chile.

Cerro San Cristóbal

Cerro San Cristóbal, a montanha mais famosa e turística da capital., certamente um dos lugares turísticos mais visitados de Santiago.

Ela fica dentro do Parque Metropolitano e é onde você poderá ter uma panorama geral de toda a cidade de Santiago, com a Cordilheira dos Andes ao fundo.

santiago-o-cerro-san-cristobal-691x447-2767381-3016507-3844303

Para circular de ônibus, você pode pagar de 700 a 350 pesos, dependendo do dia e da idade. A entrada para o parque é gratuita e tem estacionamento para carros pequenos e grandes, a partir de 3 mil pesos.

O que Fazer no Cerro San Cristóbal:

Em cima do Cerro, você encontrará jardins, piscinas públicas (só no verão), um zoológico (entrada 4 mil pesos adultos e 2 mil crianças e idosos) e claro: uma vista de tirar o fôlego!

Curiosidades do Cerro San Cristóbal:

O preço dos tickets para o bondinho e funicular varia de acordo com o dia da semana e se você compra trechos individuais ou a ida e volta juntos. No primeiro caso, é se você quer subir de um jeito e descer de outro.

Em geral, os preços da ida e volta do Bondinho vão de 1.310 a 3010 pesos. Já o funicular, varia de 800 a 2.600 pesos.

Como Chegar no Cerro San Cristóbal:

Para chegar ao cerro é possível ir caminhando ou até mesmo de bicicleta, como é bastante comum para os locais, que aproveitam as ladeiras para praticar exercícios.

Porém, os turistas acabam preferindo pegar o micro-ônibus, bondinho ou funicular, uma espécie de bonde que sobe sobre os trilhos até o topo do moro.

Museo de la Memoria

O Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, aberto em 2010, é uma homenagem às vítimas das violações dos direitos humanos durante o regime militar de Augusto Pinochet, que governou o Chile entre 1973 e 1990.

O que fazer em santiago – chile – 10 pontos turísticos

A primeira pedra do Museu Memorial foi colocada em 10 de dezembro de 2008 pelo Presidente Bachelet, que também foi vítima de tortura durante a ditadura de Pinochet.

O material e a documentação que foi montada para formar a coleção do museu foram fornecidos principalmente pela organização Casa de la Memoria, cuja doação se materializou oficialmente em 16 de junho de 2009 no Palácio de La Moneda.

O que Fazer no Museo de la Memoria:

Seu acervo conta com fotografias, textos, vídeos e muitas atividades interativas. Para quem se interessa por história e arquitetura, é um museu muito interessante e com certeza vale a visita.

Para você ter uma ideia, no espaço, existem objetos que rememoram a vida das vítimas da ditadura, bem como os lugares importantes para a resistência e também objetos que era usados na época.

Curiosidades do Museo de la Memoria:

O museu abriga memória de dispositivos de tortura usados ​​durante a ditadura de Pinochet, cartas a familiares de prisioneiros em centros de detenção, recortes de jornais e testemunhos de sobreviventes.

O museu também inclui um exame filosófico dos direitos humanos. O ícone popular chileno eo último poema do folclórico Víctor Jara , Estadio Chile , escrito nos momentos antes de sua morte no estádio durante o golpe de 1973, se estende pela entrada do museu.

Como Chegar no Museo de la Memoria:

Reconhecido pela Unesco como integrante do Programa Memória do Mundo, esse museu fica em frente ao Parque Quinta Normal e tem entrada gratuita de terça a domingo, das 10 às 18h. No verão, durante os meses de janeiro e fevereiro, o horário é estendido até às 20h.

La Chascona Casa Museo

O museu é uma das paradas do ônibus turístico da Turistik, a melhor agência especializada de Santiago. Mas dá para chegar lá também pelo transporte público de Santiago. Se você ficou curioso, os outros dois museus não ficam em Santiago. Então, esse é o único espaço oficial dedicado ao poeta na capital do Chile.

melhores-museus-santiago-2652481-9564141-8439446

Às segundas, o museu é fechado. Mas de terça a domingo, ele abre das 10 às 18h. No verão, em janeiro e fevereiro, vai até às 19h. A entrada custa 7 mil pesos chilenos e a visita é feita com auxílio de áudio-guia, disponível em português.

O que Fazer na La Chascona Casa Museo:

O La Chascona Casa Museo é decorado com uma incrível coleção de objetos de várias partes do mundo e ainda é a casa do seu prêmio Nobel. Existem quartos que fazem você ter a sensação que está dentro de um navio e de lá você também tem belas vistas da cidade.

Curiosidades da La Chascona Casa Museo:

Neruda começou a trabalhar na casa em 1953 para sua amante secreta, Matilde Urrutia , cuja assinatura cabelo vermelho encaracolado inspirou o nome da casa ( chascona é uma palavra chilena de origem quéchua em espanhol, referindo-se a uma juba selvagem de cabelo).

Em sua casa há uma pintura dada a Urrutia por Neruda, retratando uma Urrutia de dois rostos com seu famoso cabelo vermelho longo e brilhante. O que é notável sobre essa pintura é que uma face mostra o Urrutia como o cantor que o público conhecia, e a outra representa o amante que Neruda conhecia.

Como Chegar na La Chascona Casa Museo:

É um dos 3 museus da Fundação Pablo Neruda, todos localizados onde morou em Santiago. Esse, fica no bairro de Bellavista, local que o poeta viveu com sua terceira esposa Matilde Urrutida.

Palacio de La Moneda

O Palacio de La Moneda é o palácio presidencial do Chile, localizado no centro de Santiago. Eles oferecem tours gratuitos, mas pedem agendamento com pelo menos uma semana de antecedência.

O que fazer em santiago – chile – 10 pontos turísticos

No La Moneda, você poderá conferir ótimas esculturas de artistas chilenos e passear por salões ondem acontecem importantes eventos. O prédio é um dos mais bonitos de Santiago. Foi construído em 1805 e leva os traços da arquitetura neoclássica italiana.

O que Fazer no Palacio de La Moneda:

Mesmo que você não entre, dá para conferir de fora a sua suntuosidade, sempre com um gramado bem verdinho e suas fontes jorrando. Sua fachada rende ótimas fotografias e o melhor que é um ponto turístico de Santiago super acessível para qualquer tipo de roteiro.

Curiosidades do Palacio de La Moneda:

O Palacio de la Moneda foi projetado originalmente para abrigar a Casa da Moeda, quando o Chile era uma colônia espanhola.

Devido à falta de recursos do governo colonial, a Casa Real Espanhola entregou o projeto a um particular. Graças ao financiamento por Francisco García de Huidobro, I Marquês de Casa Real, o palácio foi construído entre 1786 a 1812. O arquiteto responsável foi o italiano Joaquín Toesca.

A Casa da Moeda foi inaugurada oficialmente em 1805. Suas paredes são construídas com pedras muito grandes, chegando a mais de um metro de largura, para dar à construção a resistência necessária aos frequentes abalos sísmicos que ocorrem em Santiago.

Na realidade, o Palácio de La Moneda é uma das poucas construções da era colonial que ainda permanecem em pé na capital chilena.

Como Chegar no Palacio de La Moneda:

Está localizado no centro da cidade de Santiago, entre as ruas Moneda (ao norte), Teatinos (a oeste), Morandé (a leste) e a Avenida “Libertador Bernardo O’Higgins” (ao sul). O palácio é ladeado por duas praças: ao sul, pela praça da Cidadania e, ao norte, pela Praça da Constituição.

Plaza das Armas

A Plaza das Armas é o centro histórico da cidade e o seu marco zero, sendo um dos pontos turísticos mais famosos de Santiago. É uma grande praça com esculturas, fontes e muitas árvores.

atracoes-santiago-7241810-6604377-4231260

Além da Catedral Metropolitana, no seu entorno há diversos prédios importantes da cidade, como o Correio Central, o Cuartel de Bomberos, Museo Histórico Nacional e Municipalidade de Santiago.

A dica é combinar o espaço com outras atrações turísticas e evitar frequentar o local à noite.

O que Fazer na Plaza das Armas:

Nos dias de semana, o movimento é mais de pessoas indo e vindo do trabalho. Já aos finais se semana, ela é bastante utilizada para atividades culturais e você encontrará muitos pintores, humoristas e cantores no local.

Curiosidades da Plaza das Armas:

A Plaza de Armas de Santiago tem sido o coração desta cidade desde que foi fundada juntamente com o resto da capital em 1541.

As belas estruturas arquitetônicas próximas à praça são mais recentes, uma vez que foram totalmente concluídas no século XIX.

Como Chegar na Plaza das Armas:

Para atividades que não envolvem tantos fatos históricos, visitar umas das galerias situadas também às bordas da Plaza de Armas é uma boa opção.

Estas galerias oferecem produtos artesanais típicos do Chile entre muitos outros produtos nacionais, percorrer os corredores em caracol destes prédios já é em si uma experiência cultural. Adicionalmente, você também encontrará excelentes cafeterias por aqui.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Santiago é a sede da Arquidiocese de Santiago do Chile e o principal templo católico romano no país. Localiza-se na Plaza de Armas de Santiago e forma um conjunto arquitetônico com o Palácio Arcebispal, sendo ambos considerados Monumentos Nacionais do Chile.

800px-catedral_metropolitana_de_santiago_03_chile-1434182-9316259-5837811

Entre 2005 e 2006, o altar-mor e a cripta da Catedral foram restaurados. Durante as obras, foram encontrados os restos mortais de Diego Portales- umas das figuras proeminentes da formação da República chilena.

O que Fazer na Catedral Metropolitana:

Além de sua arquitetura belíssima e muito bem conservada, há diversos tesouros históricos guardados, como restos das principais figuras eclesiásticas do Chile e personagens nacionais como o político Diego Portales, considerado o organizador da República.

Curiosidades da Catedral Metropolitana:

Dá para você visita-la em um roteiro pelo centro histórico da cidade. Ela é aberta todos os dias, sendo em horários diferentes: às segundas, às 11h; de terça a sábado, às 10h; e no domingo, às 9h.

Como Chegar na Catedral Metropolitana:

Localizada na Plaza das Armas, a Catedral Metropolitana de Santiago forma um conjunto arquitetônico com o Palácio Arcebispal, este sendo o quinto templo a ser construído no local.

Museo Chileno de Arte Precolombino

O Museu Chileno de Arte Precolombino é um museu de arte dedicado ao estudo e exibição de obras de arte pré-colombianas e artefatos da América Central e do Sul. O museu está localizado no centro da cidade de Santiago , a capital do Chile.

santiago-melhores-pontos-turisticos-1953673-3977939-2996244

O museu foi fundado pelo arquiteto chileno e colecionador de antiguidades Sergio Larraín García-Moreno, que havia procurado instalações para a exibição e preservação de sua coleção particular de artefatos pré-colombianos adquiridos ao longo de quase cinquenta anos.

Com o apoio do governo municipal de Santiago na época, García-Moreno garantiu o prédio e estabeleceu a instituição curatorial do museu . O museu foi inaugurado em dezembro de 1981 e foi fechado de 2011 a 2013 para reforma

O que Fazer no Museo Chileno de Arte Precolombino:

Uma dica de ouro para esse ponto turístico de Santiago é que no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita. Nos outros dias, o ticket é 6 mil pesos. Durante seu passeio, você também pode conhecer o café e fazer uma pausa.

Curiosidades do Museo Chileno de Arte Precolombino:

Os itens das coleções do museu são extraídos das principais áreas de cultura pré-colombianas da Mesoamérica , Intermediária / Istmo-Colombiana , Pan-Caribenha , Amazônia e Andina.

O museu tem mais de 3.000 pessoas representando quase 100 grupos diferentes de pessoas. A coleção varia de cerca de 10.000 anos. A coleção original foi adquirida com base na qualidade estética dos objetos, em vez de seu contexto científico ou histórico.

A coleção é dividida em quatro áreas:Área mesoamerica, Área Intermedia, Área Andes Centrales e Area Andes del Sur.

Como Chegar no Museo Chileno de Arte Precolombino:

A localização desse museu é ótima: a apenas uma quadra da Plaza das Armas. Às segundas, o espaço é fechado. Nos demais dias, o horário de funcionamento do Museo Precolombino é das 10 às 18h.

Mercado Central de Santiago

O Mercado Central de Santiago é o mercado central de Santiago do Chile . Foi inaugurado em 1872 e Fermín Vivaceta foi responsável pela sua construção. O mercado substituiu a Plaza del Abasto, que foi destruída por um incêndio em 1864.

800px-mercado_central_santiago_f03-5281542-1303918-5323247

O mercado está alojado num edifício em que a sua principal característica é um telhado de ferro fundido e uma estrutura de suporte, fabricada pela empresa escocesa R Laidlaw & Sons, Glasgow.  Edward Woods e Charles Henry Driver participaram do projeto da estrutura.

O que Fazer no Mercado Central de Santiago:

O Mercado Central de Santiago é o local para apreciar as cores, sabores e aromas da culinária local. Ele foi aberto em 1872 e possui um prédio belíssimo, considerado Monumento Histórico Nacional.

Curiosidades do Mercado Central de Santiago:

Uma desvantagem do Mercado Central é a abordagem insistente de alguns restaurantes para conquistar os clientes. Chega a ser chato caminhar por dentro do mercado e até nas proximidades.

Se você quer experimentar um prato típico de Santiago, o lugar é esse, mas vá decidido onde comer se não você vai ser bombardeado pelos garçons.

Como Chegar no Mercado Central de Santiago:

A estrutura de metal fica em uma base quadrada e possui um teto abobadado.

Seu intrincado projeto de telhado consiste em um telhado central piramidal coroado por uma torre abobadada, que é cercada por 8 telhados menores com um design de dois níveis. A estrutura é cercada por um prédio de alvenaria.

Parque Araucano

O Parque Araucano é uma grande região verde no meio da cidade, lugar super bonito e agradável para passear.

Existem diferentes áreas para diversas atividades como: pista de bicicleta, jardins de rosas, aviário, quadras de tênis e basquete, área para skate e um playground para crianças.

principais-parques-santiago-3790135-8077851-7036470

Ele abre todos os dias das 6 às 21h e no verão está sempre bem movimentado. Sendo considerado um dos melhores parques segundo locais e turistas.

O que Fazer no Parque Araucano:

Ele é cercado de muito agito e é um bom destino para curtir um happy hour nos bares e restaurantes que ficam nos arredores. Cuidado para não confundir com o Parque Arauco, que é um shopping de Santiago, e fica bem em frente ao parque natural. Ambos no bairros de Los Condes.

Curiosidades do Parque Araucano:

O Parque Araucano é uma grande região verde no meio da cidade, lugar super bonito e agradável para passear. Existem diferentes áreas para diversas atividades como: pista de bicicleta, jardins de rosas, aviário, quadras de tênis e basquete, área para skate e um playground para crianças.

Como Chegar no Parque Araucano:

O Parque Araucano também é uma das paradas do ônibus turístico da Turistik, mas dá para chegar lá de metrô, ônibus ou táxi também.

Museo Interactivo Mirador

Aclamado por quem viaja com crianças, esse Museo Interactivo Mirador também é bastante interessante para os curiosos em ciência.

museu-em-santiago-do-chile-3321512-9039985-8216896

Como o nome já diz, é um museu onde você interage com todas as engenhocas, podendo tocar em praticamente tudo!

O que Fazer no Museo Interactivo Mirador:

São 11 salas com exposições de robótica, geográfica, mineração, química, luminotécnica, física, sistema solar e energia. Um dos destaque é o Túnel do Universo, a maior exibição interativa de astronomia da América Latina.

Curiosidades do Museo Interactivo Mirador:

Museu de ciências com muitas exposições interativas para crianças e adultos, além de um teatro em 3D.

Como Chegar no Museo Interactivo Mirador:

O ingresso custa 3.900 pesos para adultos e crianças e idosos pagam 2.700. O espaço geral funciona de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, e algumas áreas, como a de jogos, somente a partir das 11h. Há cafeteria, restaurante self-service, lanchonete, loja e estacionamento gratuito.

Perguntas frequentes

Qual a melhor época do ano para visitar Santiago – chile?

Dezembro e janeiro são os dias mais quentes do ano, com temperaturas noturnas mais baixas.

Quais os melhores lugares para ir em Santiago – chile com crianças ?

Vamos destacar 5 lugares muito visitados:u003cbru003eCerro San Cristóbal;u003cbru003eParque Bicentenário;u003cbru003eFantasilandia;u003cbru003eParque Farellones;u003cbru003eMuseo Interactivo Mirador.

Precisa de visto para visitar Chile?

Não é preciso nem de visto, nem de passaporte para entrar no país.

Esperamos que tenha gostado dessa matéria sobre Santigo – Chile, para saber mais sobre o Brasil e mundo clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20