• Início
  • Dicas
  • Parque Nacional do Iguaçu – uma das 7 maravilhas da natureza

Parque Nacional do Iguaçu – uma das 7 maravilhas da natureza

O parque do Iguaçu é um dos parques mais visitados por estrangeiros do mundo todo, a beleza natural dele é realmente incrível.

Parque do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida no Brasil e é do grupo de Reserva Natural. Ela está na região do Extremo Oeste Paranaense, cerca de dezessete km do centro de Foz do Iguaçu e a apenas cinco km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

É também uma das poucas unidades de conservação da Mata Atlântica: a área da antiga área protegida era de mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, mas agora está reduzida para 7,3% do total.

iguacu

Dentro do Bioma Mata Atlântica, o parque mantém uma das maiores vegetações originais da Zona Ecológica da Mata Atlântica do Alto Paraná, que agora foi reduzida a menos de 5% da cobertura original do Brasil.

Resíduos foram encontrados em pequenos locais remotos, incluindo as chamadas unidades de proteção. Até a década de 1950, a região oeste do Paraná mantinha uma boa proteção ambiental, desde então o processo mais intenso de destruição foi o isolamento do Parque Nacional do Iguaçu.

Em 17 de Novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO, de Patrimônio Natural da Humanidade.

O parque teve seu primeiro Plano de Manejo elaborado em 1981, tendo sido revisado somente no ano de 1999.

O parque protege toda a bacia do rio Floriano, um dos afluentes do Rio Iguaçu, uma raridade na Região Sul do Brasil pela qualidade da água, cujas nascentes ficam próximas à rodovia BR-277, entre Céu Azul e Santa Terezinha de Itaipu. 

História

Em 1542, Alvar Nuñez, um espanhol nomeado governador do Paraguai, enfrentou a magnífica paisagem das Cataratas do Iguaçu e se dirigiu à cidade de Assunção.

iguacu2

Ele foi o primeiro europeu a conhecer a área, e apenas índios Tupiguarani viviam na época. Em 1876, o engenheiro André Rebouças fez ao Imperador D. Pedro II a primeira proposta de criação de um parque nacional.

Em 1916, Santos Dumont visitou as Cataratas do Rio Iguaçu (Cataratas do Rio Iguaçu), e sua beleza deixou uma profunda impressão nas pessoas, de modo que ele usou seu prestígio para o então governador do Paraná. Afonso Camargo pressionou e montou um parque nacional ali.

Curiosidades turísticas

O Parque Nacional do Iguaçu preserva a densa vegetação da selva subtropical que cerca a área da cachoeira: 2.000 espécies de plantas e 400 espécies de pássaros. Possui dois circuitos básicos denominados “estágio inferior” e “estágio superior”.

No anel viário inferior, a passarela de pedestres levará você para ver a cachoeira de baixo, enquanto o anel viário superior o levará por cima da cachoeira.

iguacu3

Os visitantes também contam com elevadores panorâmicos. Você também pode sobrevoar as Cataratas do Iguaçu do helicóptero da Helisul e viajar de barco a motor no rio.

Além das movimentadas cachoeiras e arco-íris, você também pode descobrir outros motivos interessantes:

Centro de Visitantes, Linha Martins, Avenida Park, Trilha do Pocopreto, Salto Makuco, Trilha do Banana, Rafting, Cachoeirismo, Santos O Dumont Plaza e a estátua, em homenagem ao “Pai da Aviação” da VASP.

Que usou todo o seu prestígio no governo do estado do Paraná para transformar a área das Cataratas do Iguaçu em um parque nacional. Em seguida, declare locais privados como locais públicos.

Cuidados

A proteção do parque requer medidas de conscientização e educação ambiental, além de fiscalizações rigorosas por parte dos órgãos competentes e a formulação de legislações cabíveis.

A caça predatória e secreta, a extração ilegal de palmito juçara (violeta comestível), o corte de madeira e lenha, o uso de agrotóxicos próximo aos rios que entram no parque e o desmatamento das matas ciliares afetam profundamente o equilíbrio geral do ecossistema.

Iguaçu

Além do Parque Nacional do Iguaçu na Argentina, este patrimônio natural da humanidade também inclui florestas subtropicais e animais protegidos com uma área total de cerca de 250.000 hectares. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos do Brasil

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Existem quase 400 espécies de pássaros, 158 espécies de mamíferos, 175 espécies de peixes, mais de 2.000 espécies de plantas e mais de 750 espécies de borboletas em seus 185.000 hectares de terra.

Em 1986, Panadu Iguazu foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.

Perguntas frequentes

É muito quente no parque do iguaçu?

A temperatura do ano lá é bem variável. A mínima pode chegar até 9,5 graus e a máxima pode chegar até 37 graus.

Lá no parque só tem de bonito as quedas d’água?

Não, também tem muitas outras coisas para te deixar de queixo caído como um museu e uma hidroelétrica que por acaso é uma das maiores do mundo.( Tem mais coisas lindas como o parque das Aves e muito mais, mas não quero estragara as surpresas, então boa viagem)

Existe o cataratasday??

Sim existe, é um dia de conscientização da conservação desse parque nacional do Iguaçu.

É lindo não é? Esperamos que tenha gostado de ver esse pedaço do paraíso. Para ver mais formações sobre turismo, acesse nosso site clicando aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20