O parque do Iguaçu é um dos parques mais visitados por estrangeiros do mundo todo, a beleza natural dele é realmente incrível.
O Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida no Brasil e é do grupo de Reserva Natural. Ela está na região do Extremo Oeste Paranaense, cerca de dezessete km do centro de Foz do Iguaçu e a apenas cinco km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
É também uma das poucas unidades de conservação da Mata Atlântica: a área da antiga área protegida era de mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, mas agora está reduzida para 7,3% do total.
Dentro do Bioma Mata Atlântica, o parque mantém uma das maiores vegetações originais da Zona Ecológica da Mata Atlântica do Alto Paraná, que agora foi reduzida a menos de 5% da cobertura original do Brasil.
Resíduos foram encontrados em pequenos locais remotos, incluindo as chamadas unidades de proteção. Até a década de 1950, a região oeste do Paraná mantinha uma boa proteção ambiental, desde então o processo mais intenso de destruição foi o isolamento do Parque Nacional do Iguaçu.
Em 17 de Novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO, de Patrimônio Natural da Humanidade.
O parque teve seu primeiro Plano de Manejo elaborado em 1981, tendo sido revisado somente no ano de 1999.
O parque protege toda a bacia do rio Floriano, um dos afluentes do Rio Iguaçu, uma raridade na Região Sul do Brasil pela qualidade da água, cujas nascentes ficam próximas à rodovia BR-277, entre Céu Azul e Santa Terezinha de Itaipu.
Em 1542, Alvar Nuñez, um espanhol nomeado governador do Paraguai, enfrentou a magnífica paisagem das Cataratas do Iguaçu e se dirigiu à cidade de Assunção.
Ele foi o primeiro europeu a conhecer a área, e apenas índios Tupiguarani viviam na época. Em 1876, o engenheiro André Rebouças fez ao Imperador D. Pedro II a primeira proposta de criação de um parque nacional.
Em 1916, Santos Dumont visitou as Cataratas do Rio Iguaçu (Cataratas do Rio Iguaçu), e sua beleza deixou uma profunda impressão nas pessoas, de modo que ele usou seu prestígio para o então governador do Paraná. Afonso Camargo pressionou e montou um parque nacional ali.
O Parque Nacional do Iguaçu preserva a densa vegetação da selva subtropical que cerca a área da cachoeira: 2.000 espécies de plantas e 400 espécies de pássaros. Possui dois circuitos básicos denominados “estágio inferior” e “estágio superior”.
No anel viário inferior, a passarela de pedestres levará você para ver a cachoeira de baixo, enquanto o anel viário superior o levará por cima da cachoeira.
Os visitantes também contam com elevadores panorâmicos. Você também pode sobrevoar as Cataratas do Iguaçu do helicóptero da Helisul e viajar de barco a motor no rio.
Além das movimentadas cachoeiras e arco-íris, você também pode descobrir outros motivos interessantes:
Centro de Visitantes, Linha Martins, Avenida Park, Trilha do Pocopreto, Salto Makuco, Trilha do Banana, Rafting, Cachoeirismo, Santos O Dumont Plaza e a estátua, em homenagem ao “Pai da Aviação” da VASP.
Que usou todo o seu prestígio no governo do estado do Paraná para transformar a área das Cataratas do Iguaçu em um parque nacional. Em seguida, declare locais privados como locais públicos.
A proteção do parque requer medidas de conscientização e educação ambiental, além de fiscalizações rigorosas por parte dos órgãos competentes e a formulação de legislações cabíveis.
A caça predatória e secreta, a extração ilegal de palmito juçara (violeta comestível), o corte de madeira e lenha, o uso de agrotóxicos próximo aos rios que entram no parque e o desmatamento das matas ciliares afetam profundamente o equilíbrio geral do ecossistema.
Além do Parque Nacional do Iguaçu na Argentina, este patrimônio natural da humanidade também inclui florestas subtropicais e animais protegidos com uma área total de cerca de 250.000 hectares. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos do Brasil
O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Existem quase 400 espécies de pássaros, 158 espécies de mamíferos, 175 espécies de peixes, mais de 2.000 espécies de plantas e mais de 750 espécies de borboletas em seus 185.000 hectares de terra.
Em 1986, Panadu Iguazu foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.
A temperatura do ano lá é bem variável. A mínima pode chegar até 9,5 graus e a máxima pode chegar até 37 graus.
Não, também tem muitas outras coisas para te deixar de queixo caído como um museu e uma hidroelétrica que por acaso é uma das maiores do mundo.( Tem mais coisas lindas como o parque das Aves e muito mais, mas não quero estragara as surpresas, então boa viagem)
Sim existe, é um dia de conscientização da conservação desse parque nacional do Iguaçu.
É lindo não é? Esperamos que tenha gostado de ver esse pedaço do paraíso. Para ver mais formações sobre turismo, acesse nosso site clicando aqui.