Pontos turísticos do Maranhão

O grande estado do Maranhão tem belas praias, é a única cidade que foi fundada por franceses no Brasil, tem o maior acervo de azulejos portugueses da América Latina e é famoso pelo evento do bumba-meu-boi. Baseado nessas coisas, é óbvio que o Maranhão tem vários lugares bem legais para conhecer, fique nesse Post até o final e descubra quais são pontos turísticos do Maranhão preferidos pelos viajantes.

Pontos turísticos do Maranhão: Parque Nacional dos lençóis maranhenses

Para quem é aventureiro e gosta de curtir a natureza, o destino certo é esse. O Parque Nacional dos lençóis maranhenses tem aproximadamente 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.

A lagoa de água doce entre as dunas de areia forma um cenário único em todo o mundo. Quando você chega ao topo da montanha e vê o grande ímpeto dos Lençóis Maranhenses, não consegue parar de se mover. O bom é que cada vez que há água nova entre as dunas, a sensação de paraíso reaparece. Melhor ainda, sabemos que são centenas de lagoas, com o azul e o verde ao fundo, o que pode deixar qualquer viajante feliz.

Pontos turísticos do Maranhão
Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses estão situados no noroeste do Maranhão, a 250 quilômetros da capital São Luís. Atrai turistas de todo o mundo em busca do fenômeno único da lagoa entre as lagoas à beira-mar. Porém, é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno da lagoa no meio das dunas.

A alta temporada dos Lençóis Maranhenses ocorre durante e logo após as chuvas, principalmente entre abril e agosto. No pico da seca (de outubro a dezembro), quase todas as lagoas desapareceram, e a paisagem aquosa se transforma em um imenso deserto. Mas o fato é que os Lençóis Maranhenses são bonitos o ano todo, com ou sem lagoa completa, então em qualquer época que você for, vai gostar com certeza.

Pontos turísticos do Maranhão: Lagoa azul

A Lagoa azul é outro ponto turístico do Maranhão muito bem visitado e que frequentemente recebe elogios. A bela trilha de caminhada e várias lagoas formam o circuito da Lagoa Azul, que é uma expressão encantadora da natureza.

Lagoa azul

O circuito da Lagoa Azul é um dos circuitos mais famosos dos Lençóis Maranhenses. O roteiro sai de Barreirinhas e dura meio-dia. Quando se fala em Lagoa Azul, não é necessário incluir a mesma lagoa. Os roteiros mais comuns incluem visitar a Lagoa da Preguiça, a Lagoa da Esmeralda, a Lagoa da Paz, a Lagoa do Peixe e, claro, a Lagoa Azul. Porém, vale ressaltar que este trajeto não é obrigatório.

O passeio continua em direção à área onde se encontra a Lagoa Azul, em muitos lugares o guia poderá mudar o roteiro de acordo com a estação da lagoa. Se a parte desconhecida da água é mais bonita que o roteiro clássico, o guia pode mudar o roteiro.

E como a lagoa é diferente a cada ano, não há garantia de que a mesma situação ocorrerá por dois anos consecutivos. o que acontece é que a paisagem muda sempre, então as fotos nem sempre representam tudo o que você verá durante a sua visita, mas não se preocupe a cada mudança que ocorre ela só fica cada vez mais linda.

Pontos turísticos do Maranhão: Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais atrativos turísticos do Maranhão, que fica no sul do estado.

Pontos turísticos do Maranhão: Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é um destino para os apaixonados pela natureza, cachoeiras e trilhas. A área do parque abrange os territórios pertencentes às cidades de Estreito, Carolina e Riachão.

Pontos turísticos do Maranhão: Centro histórico de São Luís

Um dos principais atrativos turísticos de São Luís do Maranhão é o seu centro histórico. Apesar de ter sofrido graves danos devido ao tempo e negligência, e uma parte considerável do edifício necessitar desesperadamente de uma renovação, ainda vale a pena passear pelas ruas da zona e visitar alguns museus. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lista milhares de bens.

O Centro histórico de São Luís é um dos mais importantes Pontos turísticos do Maranhão

Como a localização é no centro da cidade, uma dica interessante é visitar durante a semana e durante o dia, pois as ruas ficam mais movimentadas e menos perigosas.

Outra coisa importante é: observe que a maioria das casas da região estão em ruínas, o que é muito triste, mas é possível considerar isso como um encanto, mas as principais atrações continuam revitalizadas e há projetos para estender essas obras a outros lugares. Só nos resta torcer para que realmente haja melhorias.

Qual a melhor época para conhecer a chapada das mesas no Maranhão?

Entre maio e setembro, que são os meses que chove pouco. Vale lembrar que apesar da queda de temperatura nessa época, as águas de da Chapada das mesas costumavam ser mais quentes do que as águas de outros planaltos do Brasil.

Quais hotéis ficam próximos ao Centro histórico de São Luís?

Hotel Pousada Ludovicense, Pousada Ludovicense, Hotel Pousada Primavera,  Hotel São Francisco e Casa Lavínia 

Quais os principais pontos turísticos do Maranhão?

Lençóis Maranhenses, São Luís do Maranhão,  Delta do Parnaíba, Centro histórico de São Luís e Chapada das Mesas são alguns deles.

Se gostou de nosso conteúdo, continue em nosso site para que sua viagem seja ainda melhor com nossas dicas. Clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20