• Início
  • Dicas
  • 107 Melhores Cidades e Pontos Turísticos Para Visitar no Brasil
Conteúdo ocultar
1 107 Melhores Cidades e Pontos Turísticos Para Visitar no Brasil
1.18 18 — Canela (RS)

107 Melhores Cidades e Pontos Turísticos Para Visitar no Brasil

Que tal em 2019 conhecer as mais lindas cidades e pontos turísticos que o nosso país oferece? Pois é, nesta lista completa e que ainda não está fechada secionamos 107 lugares que você precisa conhecer.

Nesta lista de 107 cidades e pontos turísticos, do litoral ao interior, para você conhecer o país de uma vez por todas a partir do próximo ano. Então, prepare as malas e embarque nessa viagem com a gente.

1 — Chapada Diamantina (BA)

Se você gosta de beleza natural, esse é um dos lugares para viajar que é ponto de parada certa. A Chapada fica dentro de um parque nacional, em uma área serrana e engloba 24 municípios.

Pontos turísticos
Chapada Diamantina (BA) – Pontos turísticos

O local possui cachoeiras, cavernas, trilhas e uma vista que sempre encanta os visitantes.

2 — Bonito (PE)

A cidade de Bonito fica no interior de Pernambuco, distante um pouco mais de 100 quilômetros da capital.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Bonito (PE) – Pontos turísticos

O lugar é conhecido pela sua beleza natural e por suas cachoeiras, sendo a Véu de Noiva a principal delas. Entre as atividades é possível fazer rapel, trekking e arborismo.

3 — Salvador (BA)

Capital do estado da Bahia, Salvador tem muitos atrativos turísticos. O principal deles, claro, é o Pelourinho.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Salvador (BA) – Pontos turísticos

O local apresenta um retrato dos tempos coloniais, com seus prédios históricos que datam do século XVII. Outros pontos conhecidos da cidade são: Farol da Barra, Elevador Lacerda e as praias, como Itapuã e do Porto da Barra.

4 — Olinda (PE)

Quem gosta de carnaval, comida e história vai adorar conhecer Olinda. A cidade litorânea fica ao lado de Recife, capital do estado. Ela possui prédios históricos, restaurantes à beira-mar e uma das maiores festas de carnaval de rua do mundo. Durante o evento é possível ver os famosos Bonecos Gigantes de Olinda.

5 — Gramado (RS)

A serra gaúcha tem seus encantos. O clima frio e as construções que remetem ao estilo europeu dão a Gramado um charme especial.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Gramado (RS) – Pontos turísticos

O local possui forte influência alemã e italiana, sendo um dos lugares para viajar mais procurados durante o período natalino. O motivo é o Natal Luz, evento todo especial que faz a cidade inteira ficar decorada.

6 — Rio de Janeiro (RJ)

A paisagem que mistura a vista do mar com as montanhas do Corcovado e Pão de Açúcar faz da cidade um local marcante. Tanto que ela é conhecida internacionalmente e recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco.

7 — Foz do Iguaçu (PR)

Situada no Paraná, a cidade tem dois atrativos turísticos principais. Um deles é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.

O outro e mais conhecido é o Parque Nacional do Iguaçu, onde está o conjunto de quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. O local é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

8 — Pantanal (MT/MS)

A região do Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como os territórios da Bolívia e Paraguai.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Pantanal (MT/MS) – Pontos turísticos

A área é tida pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e tem uma fauna rica com jacarés, capivaras, onça-pintada, tuiuiús, cervos, entre outros.

9 — Fernando de Noronha (PE)

O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas e tem uma beleza encantadora.

Ele é está em uma área de preservação ambiental e é Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco). Entre suas praias mais famosas estão Baía dos Porcos e Baía do Sancho.

10 — Ilha de Marajó (PA)

Situada a cerca de três horas da capital Belém, a Ilha de Marajó fica em uma região que mistura mar e rio.

Ela é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo e oferece ao visitante belas praias, comida variada e a prática de esportes radicais.

11 — Manaus (AM)

A capital do Amazonas é um grande centro turístico, principalmente para os interessados no ecoturismo.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Manaus (AM) – Pontos turísticos

Entre seus atrativos de destaque está o Teatro Amazonas, construído em 1896 e Patrimônio Histórico Nacional. O fenômeno natural do Encontro das Águas também é apreciado e marca a união entre os rios Solimões e Negro.

12 — Vale do Catimbau (PE)

É o segundo maior parque nacional do Brasil e oferece registros de arte rupestre que remontam a seis mil anos atrás.

Além disso, a presença de cavernas, cânions e chapadões encantam os visitantes durante as trilhas. O Vale do Catimbau abrange quatro municípios do interior de Pernambuco, sendo Buíque o principal deles.

13 — Ouro Preto (MG)

Um símbolo da história do Brasil, a cidade de Ouro Preto é Patrimônio da Humanidade (Unesco). Ela possui construções de diferentes épocas, com destaque para a arquitetura do período Barroco.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Ouro Preto (MG) – Pontos turísticos

No passeio, você ainda pode aproveitar as cachoeiras e as trilhas por dentro da mata.

14 — Maragogi (AL)

A cidade litorânea fica na divisa com o estado de Pernambuco e tem belas praias.

O destaque do lugar é a região das galés. Essa é uma área de piscinas naturais e está situada a seis quilômetros da costa.

15 — Monte Roraima (RR)

Famoso na novela global Império (2014/2015), o Monte Roraima é uma formação natural que abrange três países: Brasil, Venezuela e Guiana.

Com quase três mil metros de altura, a região tem uma beleza impressionante. Tanto que inspirou a criação do livro O Mundo Perdido, de sir Arthur Conan Doyle, mesmo autor de Sherlock Holmes.

16 — Nobres (MT)

O destaque da cidade de Nobres é a beleza natural. Esse é um dos lugares para viajar se você gosta de ecoturismo.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Nobres (MT) – Pontos turísticos

O local possui cachoeiras, cavernas, passeios de rio e piscinas naturais. Entre os destaques estão: Aquário Encantado, Lagoa das Araras e Rio Estivado.

17 — Tamandaré (PE)

A cidade de Tamandaré está localizada a cerca de 100 quilômetros da capital pernambucana, sendo um local procurado por suas águas cristalinas e areia branca. O destaque é a Praia de Carneiros.

18 — Canela (RS)

O município da Serra Gaúcha atrai muitos visitantes. Suas construções em estilo europeu, os passeios de bondinho, o parque Vale dos Dinossauros e a vista da queda d’água Cascata do Caracol são alguns dos seus atrativos.

19 — Camocim (CE)

No município de Camocim, o destaque fica com a Praia Barra dos Remédios. O local paradisíaco fica entre dunas de areia e marca o encontro do mar com o Rio Remédios.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Camocim (CE) – Pontos turísticos

As águas têm um tom de azul e a região ainda é deserta, o que é ótimo para quem quer relaxar.

20 — Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão fica nos estados de Mateiros e São Félix do Tocantins, interior do estado.

Com grandes belezas naturais, o local possui cachoeiras, passeios de rio, trilhas e uma estrutura completa para quem gosta de turismo de aventura.

21 — Península de Maraú (BA)

Conhecida por suas praias de águas cristalinas, a Península do Maraú fica a quase 300 quilômetros de Salvador. O destaque do lugar é a Praia Taipu de Fora.

22 — Pedra Azul (ES)

A região de Pedra Azul fica no município de Domingos Martins e é um roteiro certo para quem gosta de contato com a natureza.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Pedra Azul (ES) – pontos turísticos

No local você encontra trilhas, zoológico, grutas e vários hotéis fazenda.

23 — Porto de Galinhas (PE)

Eleita por várias vezes a praia mais bonita do Brasil, Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, a pouco mais de 40 quilômetros da capital.

O lugar é conhecido por sua badalação e piscinas naturais.

24 — Lençóis Maranhenses (MA)

A paisagem dos Lençóis Maranhenses encanta os visitantes. Aqui você encontra dunas de areia que chegam a 40 metros de altura e vários lagos de água doce. O local fica dentro de um parque nacional e abrange quatro municípios.

25 — Cânion do Xingó (SE)

O Cânion do Xingó tem uma beleza singular. O local tem paredões altos formados pela erosão com as águas do Rio São Francisco e o passeio até ele é feito de barco.

A saída é da cidade de Canindé, a cerca de 200 quilômetros da capital. Você ainda consegue mergulhar nas águas esverdeadas do lugar.

26 — Chapada dos Veadeiros (GO)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica distribuído nos municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

A região atrai visitantes de todo o país. Entre os principais atrativos está o Vale da Lua — formação rochosa que lembra a superfície lunar —, as visitas a cachoeiras e atividades de rapel.

27 — Uiramutã (RR)

O município é conhecido pela Cachoeira do Uracá, uma queda d’água de 20 metros que forma um lago de águas cristalinas.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Uiramutã (RR)- Pontos turísticos

Distante a cerca de 300 quilômetros da capital Boa Vista, Uiramutã é também o local com a maior porcentagem de índios no Brasil.

28 — Praia de Tambaba (PB)

A primeira praia de nudismo oficial do nordeste. Tambaba fica a pouco mais de 20 quilômetros da capital e tem piscinas naturais, assim como um paredão de falésias. Ela é dividida em duas áreas:

Uma delas funciona de forma tradicional e a outra é exclusiva para quem quiser tirar a roupa.

29 — Chapada dos Guimarães (MT)

O destaque desse município mato-grossense é a caverna Aroe Jari. O local é considerado a maior gruta de arenito do Brasil e ainda possui diversas pinturas rupestres.

Situado a pouco mais de 60 quilômetros da capital, a Chapada dos Guimarães ainda possui trilhas e cachoeiras que atraem os visitantes.

30 — Barra de São Miguel (AL)

O município de Barra de São Miguel é perfeito para quem gosta de sol e mar. De águas cristalinas e areia branca, o local é ponto de turismo certo e o destaque vai para a Praia do Gunga.

31 — Ilha de Maiandeua (PA)

A Ilha de Maiandeua ou Ilha de Algodoal fica na cidade de Maracanã, distante cerca de 160 quilômetros da capital paraense. O destaque da região são as suas praias e a badalação noturna. Ainda é possível fazer trilhas, passeios de canoa e pesca esportiva.

32 — Jericoacoara (CE)

Jijoca de Jericoacoara é uma cidade conhecida por suas belas praias e está a quase 400 quilômetros de Fortaleza.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Jericoacoara (CE) – pontos turísticos

Caso você faça uma visita à região não se esqueça de conhecer a Lagoa do Paraíso e aproveitar as suas águas verdes e cristalinas.

33 — Riachão (MA)

O município de Riachão tem como destaque o complexo do Poço Azul. A mais de 900 quilômetros da capital maranhense, o lugar tem cachoeiras e águas cristalinas onde é possível nadar e observar os peixes.

34 — Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Se você gosta de locais pré-históricos precisa conhecer a Serra da Capivara. A região possui cerca de 400 sítios arqueológicos e é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O parque engloba quatro municípios, sendo ideal para a prática de trilhas.

35 — Praia de Canoa Quebrada (CE)

Essa é uma das praias mais conhecidas do Ceará. Ela está situada em uma cidade chamada Aracati, no interior do estado. Com areias brancas e águas claras, Canoa Quebrada oferece agitação noturna e o relaxamento do mar durante o dia.

36 — Dunas de Genipabu (RN)

No município de Extremoz está as Dunas de Genipabu, um parque turístico que engloba praia, lagoa e grandes aglomerados de areia. Entre as atrações está a prática de esquibunda, os passeios de buggy e o banho de mar.

37 — Serra do Cipó (MG)

O Parque Nacional da Serra do Cipó fica em uma área da Serra do Espinhaço, complexo montanhoso que vai da Bahia até Minas Gerais. Um dos destaques da região é a Cachoeira do Tabuleiro. Ela tem 273 metros de altura e está a cerca de 180 quilômetros de Belo Horizonte.

38 — Cáceres (MT)

No município de Cáceres está a Dolina da Água Milagrosa, uma área natural formada por uma gruta de 200 metros de altura e um lago de águas cristalinas. O local é ideal para mergulhos e atrai visitantes pela sua beleza e pelos rumores das águas terem propriedades medicinais.

39 — Praia da Joaquina (SC)

Localizada em Florianópolis, a Praia da Joaquina é ideal para a prática de surf. Ela, inclusive, já foi sede de vários campeonatos, como o Fecasurf, realizado em 2018. Além do mar, os visitantes também podem surfar na areia, em meio às dunas da região.

40 — Praia do Espelho (BA)

No município de Porto Seguro está a Praia do Espelho. A área com piscinas naturais é um dos melhores lugares para viajar se você está em busca de tranquilidade e quer aproveitar o mar.

41 — Praia do Patacho (AL)

A Praia do Patacho é praticamente deserta e piscinas naturais são formadas durante o período da maré baixa. O lugar fica na cidade de Porto das Pedras, interior do estado.

42 — Ilha do Mel (PR)

A Ilha do Mel possui várias praias e está situada na cidade de Paranaguá. Para acessar a área é preciso fazer uma travessia de barco. Chegando ao local é impossível não se apaixonar pela calmaria e estrutura mais rústica. Como forma de preservação, as visitas diárias são limitadas a cinco mil pessoas.

43 — Caravelas (BA)

Na cidade de Caravelas está o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O local tem cinco ilhas vulcânicas e águas cristalinas ideais para a prática de mergulho. A visibilidade dentro do mar chega a 20 metros de profundidade.

44 — Pedra Furada (SC)

Paisagens naturais sempre encantam os visitantes e na cidade de Urubici, interior catarinense, não é diferente. O principal atrativo turístico da região é a Pedra Furada, formação rochosa que recebe esse nome em virtude da abertura com cerca de 30 metros de circunferência que possui.

Ela está situada a mais de 1800 metros de altura, no Morro da Igreja, dentro de uma área militar. O passeio exige uma trilha e autorização da Aeronáutica.

45 — Ilha de Boipeba (BA)

A cidade de Cairu, a quase 300 quilômetros de Salvador, é reduto da Ilha de Boipeba. Eleita pelo Tripadvisor a segunda mais bonita da América do Sul, o local possui várias praias paradisíacas.

As formações de piscinas naturais encantam os visitantes e o destaque fica com a Praia de Moreré, onde é possível nadar com os peixes.

46 — Campos do Jordão (SP)

O município está a 1.600 metros de altura, sendo considerado o mais alto do Brasil. Pelo clima frio, ele é chamado de “Suíça brasileira” e está a cerca de 170 quilômetros da capital paulista.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Campos do Jordão (SP) – pontos turísticos

O público que visita Campos do Jordão pode aproveitar os chocolates artesanais, visitar o Museu do Chocolate e ainda degustar cervejas e chopes.

47 — Pomerode (SC)

Se você for a Pomerode saiba que ela é a cidade mais alemã do Brasil. A fama é resultado da imigração. O que atrai os visitantes para a região são as festas típicas, como a Pomerana (janeiro) e a Osterfest (Páscoa).

48 — Mariana (MG)

O centro histórico de Mariana faz você voltar ao passado. As construções, típicas do século XVIII, reúnem museus, igrejas e todo um casario de anos atrás. Um passeio imperdível é visitar o Museu de Arte Sacra, que possui obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde, dois importantes artistas barrocos.

49 — Gruta do Maquiné (MG)

Quer contato com a natureza? Então não deixe de visitar a Gruta do Maquiné. Situada na cidade de Cordisburgo, interior mineiro, ela foi descoberta no século XIX. O local tem 650 metros de comprimento e sete câmaras — uma delas, inclusive, foi usada nas gravações da novela global Império (2014/2015).

50 — Sengês (PR)

O município de Sengês está a 147 quilômetros da capital paranaense. Ele é o cenário perfeito se você gosta de cachoeiras, trilhas e passeios de rio. Uma queda d’água famosa é a Véu da Noiva ou Cachoeira do Sobradinho. Outro atrativo é o Poço Encantado, uma nascente de água em tom esverdeado.

51 — Praia do Francês (AL)

Um local de águas azuis e com piscinas naturais, essa é a Praia do Francês. Situada no município de Marechal Deodoro, a menos de 50 quilômetros da capital, a praia é ideal para quem quer relaxar ou renovar as energias.

52 — Ilha Grande (RJ)

Em Angra dos Reis está a bela Ilha Grande. Sendo a sexta maior ilha marítima do Brasil, o local possui várias praias de águas límpidas.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Ilha Grande (RJ) – Pontos turísticos

Entre os destaques estão: Praia da Feiticeira e Lagoa Azul, ambas com piscinas naturais.

53 — Morro de São Paulo (BA)

O Morro de São Paulo é uma vila no interior da Bahia formada por sete belas praias. Todas elas possuem piscinas naturais e areia branca. Ainda é possível desfrutar de uma estrutura de pousadas e restaurantes, bem como se aventurar em uma tirolesa de 70 metros de altura. O local está no município de Cairu.

54 — Ilha de Santo Aleixo (PE)

Um destino pouco conhecido dos turistas e, inclusive, dos moradores locais. A Ilha de Santo Aleixo está no município de Sirinhaém, distante cerca de 80 km da capital. Para chegar ao lugar, que está a dois quilômetros da costa, você precisa pegar um barco com pescadores ou uma lancha.

Chegando ao local é só deslumbramento. A parte sul da área é protegida por rochedos e a água apresenta piscinas naturais com águas mornas ideais para a prática de mergulho livre.

55 — Cânion do Poti (PI)

O local está situado na Serra da Ibiapaba, uma região montanhosa que abrange os estados do Piauí e Ceará. A parte do Cânion do Poti é uma paisagem de grande beleza, com altos paredões ao longo da extensão do rio de nome homônimo. O passeio é feito de barco e você ainda consegue observar pinturas rupestres nas encostas.

56 — Barra de Santo Antônio (AL)

Barra de Santo Antônio é um daqueles lugares para viajar ideais se você quer aproveitar o sol e o mar. O destaque do município alagoano é a Praia do Carro Quebrado, que possui falésias multicoloridas, areia branca e mar esverdeado.

57 — Capitólio (MG)

Para os turistas que estão em busca de ecoturismo, a cidade de Capitólio é o destino certo. No interior de Minas Gerais, o local possui cachoeiras, piscinas naturais e muitos ambientes de vegetação.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Capitólio (MG) – Pontos turísticos

Você pode fazer trilhas e também conhecer o Lago de Furnas, considerado o mar da região.

58 — Bombinha (SC)

O município de Bombinhas está no interior de Santa Catarina e é tido como a capital do mergulho ecológico. O local possui diferentes praias, quase todas com águas claras e faixas de areia branca.

59 — Maracajaú (RN)

A bela paisagem dessa comunidade costeira encanta os visitantes por causa de suas piscinas naturais, situadas a alguns quilômetros da costa. Maracajaú está no município de Maxaranguape, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal.

60 — Ilha do Campeche (SC)

Na capital de Santa Catarina está a Ilha do Campeche, um local que une história e belezas naturais. Considerada Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, a ilha possui águas cristalinas para quem quer relaxar e há ainda trilhas por dentro da mata com o objetivo de observar inscrições rupestres de milhares de anos atrás.

61 — Parque Nacional Pico da Neblina (AM)

Um lugar para quem está em busca de aventura. O parque está situado na divisa com a Venezuela e abrange dois municípios do Amazonas. Duas das principais atrações da região é a visita à Serra do Imeri e uma trilha de cinco dias até o Pico da Neblina.

62 — Praia de Alter do Chão (PA)

Localizada na cidade de Santarém, essa praia de águas doces já foi eleita a mais bonita do mundo pelo jornal The Guardian. O lugar fica às margens do rio Tapajós e atrai visitantes de diversos locais com suas águas claras.

63 — Foz do Rio São Francisco (AL)

Já pensou em ver o encontro do rio São Francisco com o mar? Esse é um espetáculo que vale a pena ser visitado e no município de Piaçabuçu, interior alagoano, isso é possível.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Foz do Rio São Francisco (AL) – Pontos turísticos

O passeio precisa ser feito de barco, seguindo por alguns quilômetros rio acima. Na região ainda é possível aproveitar as dunas e tomar banho no Velho Chico.

64 — Porto Seguro (BA)

O município de Porto Seguro é conhecido por sua badalação, suas belas praias e por suas construções antigas. Atualmente, o local tem áreas tombadas como Patrimônio Histórico pelo Iphan. Dentre os lugares para conhecer estão Trancoso, Arraial d’Ajuda, Praia de Itacimirim e Ilha dos Aquários.

65 — Praia do Sossego (PE)

O lugar ideal se você busca tranquilidade. A Praia do Sossego faz jus ao nome e tem pouco movimento, sendo uma ótima opção para renovar as energias. Ela fica na Ilha de Itamaracá, um município a cerca de 50 quilômetros da capital, e possui águas claras e areia branca.

66 — Caruaru (PE)

A cidade de Caruaru está no interior pernambucano e possui uma das maiores festas de São João do país, reunindo artistas nacionais e da região. Conhecer o local durante esse período é destino certo de diversão. Em outras épocas do ano, o destaque fica com a Feira de Caruaru, que tem diversas opções de artesanato local.

67 — Balneário Camboriú (SC)

O município a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis tem algumas das festas mais badaladas do Brasil. Além disso, o local possui belas praias, incluindo a de Pinho, que é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil.

68 — São Miguel das Missões (RS)

O município no interior do Rio Grande do Sul é um dos melhores lugares para viajar se você está em busca de cultura histórica. Nele encontram-se as ruínas da antiga catedral de São Miguel Arcanjo, datada do século XVII, e parte das missões jesuítas.

O local é considerado um sítio arqueológico e está muito bem conservado, tendo sido tombado como patrimônio mundial pela Unesco.

69 — Parque Gruta da Onça (ES)

No centro de Vitória está um reduto de mata preservada, fontes e riachos de águas limpas. Esse é o Parque Gruta da Onça, um ótimo lugar para relaxar do clima corrido da cidade e entrar em contato com a natureza.

70 — Floresta da Tijuca (RJ)

A Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional da Tijuca que está situado no município do Rio de Janeiro. O lugar é ideal para fazer trilhas, praticar ciclismo ou apenas descansar com a família. Dentro do espaço você ainda consegue ver cachoeiras e lagos.

71 — Paraty (RJ)

A cidade de Paraty, situada no interior do Rio de Janeiro, é um local para voltar no tempo e reviver os séculos XVIII e XIX. Seu centro histórico tem construções típicas do período e é tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.

Outros atrativos da região são suas praias e os eventos, como a Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip.

72 — Petrópolis (RJ)

Petrópolis é vista como a Cidade Imperial. O título vem por causa das suas construções históricas características do século XIX.

Museus, palácios e catedrais são algumas das atrações que você pode visitar. Além da questão histórica, a cidade se destaca por suas festas, dentre elas a Bauernfest, um dos maiores festivais da cultura alemã no Brasil.

73 — Praia de Calhetas (PE)

A pequena Praia de Calhetas pode passar despercebida caso você não tenha olhos atentos, mas se mostra encantadora para quem a encontra. Situada na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, ela é cercada por dois morros e possui águas límpidas de tom esverdeado.

74 — Coroa do Avião (PE)

Um local de sol e mar. A Coroa do Avião é uma ilhota com menos de um quilômetro de extensão. Para chegar até ela é preciso pegar uma jangada, mas se a maré estiver seca consegue-se ir a pé. O lugar está no município de Igarassu, a pouco mais de 20 quilômetros da capital.

75 — Praia da Graciosa (TO)

Na cidade de Palmas está a Praia da Graciosa, que é na verdade é um tipo de lago integrante da Usina Hidrelétrica de Lajedo.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Praia da Graciosa (TO) – Pontos turísticos

O local é bem estruturado e a orla conta com bares, restaurantes, playground e quadras de esportes. Ideal para você se divertir e ver o pôr do sol.

76 — Aldeia do Formoso (MT)

Uma aldeia indígena localizada na cidade de Tangará da Serra, interior mato-grossense. Para conhecer a região é necessário pedir autorização, porém o passeio é imperdível. Você pode conhecer mais dos costumes indígenas, adquirir artesanato e ainda visitar a Cachoeira do Formoso, uma queda d’água com cerca de 40 metros de altura.

77 — Gruta do Lago Azul (MS)

O local é uma caverna inundada e considerada uma das maiores do mundo. De beleza rara, a Gruta do Lago Azul fica na cidade de Bonito e é um destino obrigatório para quem está na região.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Gruta do Lago Azul (MS) – Pontos turísticos

Além do tom de água de um azul vibrante, na área já foram encontrados fósseis de mamíferos pré-históricos, como o tigre dente de sabre.

78 — Gruta Azul (BA)

Localizada na Bahia, a Gruta Azul fica na região da Chapada Diamantina e é um dos locais mais visitados por turistas.

O tom da água deve-se à refração da luz do sol e fica mais intenso no outono e inverno. Quem quiser pode mergulhar no lugar cuja profundidade fica em torno de 70 metros.

79 — Cachoeira do Buracão (BA)

Também situada na Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão é um verdadeiro cenário de filmes. O acesso ao local precisa ser feito com o acompanhamento de um guia e por meio de trilha.

A cachoeira fica em um vão de pedra com altos paredões e para chegar até ela você pode nadar ou fazer a travessia caminhando nas laterais do cânion.

80 — Vila Velha (PE)

Uma pequena vila histórica habitada por menos de mil pessoas. Esse é o cenário de Vila Velha, que fica no município da Ilha de Itamaracá.

De acordo com estudos arqueológicos, o local começou a ser habitado no início do século XVI e tem como destaque a Igreja de Nossa Senhora de Conceição, construída entre 1524 e 1529.

81 — Praia do Jacaré (PB)

A Praia do Jacaré fica no município de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, e é ideal para relaxar e aproveitar o pôr do sol. Quando você fizer esse passeio não deixe de ver o Bolero de Ravel, um espetáculo musical executado pelo saxofonista Jurandy do Sax. Ele toca, diariamente, em um barco na orla da praia.

82 — Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PB)

Também em Cabedelo está esse parque cujo destaque é a Ilha de Areia Vermelha. Ela é um banco de areia que sempre aparece na maré baixa, formando piscinas naturais em tons esverdeados. Um local ótimo para quem gosta de sol e mar.

83 — Lagoa Azul (PE)

A Lagoa Azul é um dos pontos turísticos que fica na cidade de Jaboatão do Guararapes, junto da capital pernambucana.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Lagoa Azul (PE)

Nela é possível fazer atividades de rapel e tirolesa, além de aproveitar a água de um tom azul esverdeado. O local fica em uma antiga pedreira desativada, que acabou inundada depois da perfuração de um lençol freático.

84 — Vale dos Vinhedos (RS)

A região está na Serra Gaúcha e é formada pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Esses são lugares para viajar se você for amante de vinhos, afinal, as maiores produtoras do país estão aqui. No roteiro turístico é possível conhecer os vinhedos locais, fazer degustações e aproveitar a gastronomia.

85 — São Paulo (SP)

Uma das maiores metrópoles do mundo, a cidade de São Paulo tem diversos atrativos culturais e da área de entretenimento. Um local icônico para conhecer é a Avenida Paulista, a principal da cidade e onde são realizados shows, manifestações e eventos em geral.

86 — Recife (PE)

Considerada a “Veneza brasileira”, a capital pernambucana chama atenção por suas pontes e prédios históricos. Um dos seus atrativos é a Praia de Boa Viagem, localizada na área urbana e ideal para um passeio pela orla. Há também o bairro do Recife Antigo, que tem museus e apresenta um retrato do período da colonização holandesa.

Ainda merece destaque o período do carnaval com o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo.

87 — Ilha do Bananal (TO)

A Ilha do Bananal abrange cinco municípios e está dividida em duas áreas, sendo uma delas parque nacional e a outra aldeia indígena. Ela é considerada a maior ilha fluvial do mundo e atrai visitantes de todo o Brasil que estão em busca do contato com a natureza.

88 — Praia do Amor (PB)

Com esse nome romântico, a Praia do Amor atrai muitos casais apaixonados. O local está no município de Conde, perto da capital paraibana. Além das águas claras e da região tranquila, a praia tem uma rocha vulcânica com uma abertura central. De acordo com os moradores locais, se um casal passa por dentro dela garante uma vida feliz.

89 — Tibau do Sul (RN)

A cidade de Timbau do Sul abriga belas praias e é o destino para os amantes do sol. Ela fica no interior do Rio Grande do Norte e sua principal atração é a Praia de Pipa, conhecida nacionalmente por sua beleza e badalação.

90 — Praia do Rosa (SC)

A Praia do Rosa fica no litoral catarinense, cercada por montanhas e muita vegetação. Os visitantes são atraídos pela tranquilidade do lugar e por suas ondas fortes, ideais para a prática de surf. A praia está a cerca de 70 quilômetros de Florianópolis, em um município chamado Imbituba.

91 — Cabaceiras (PB)

Essa é a “Roliúde nordestina”. O município no interior da Paraíba ficou conhecido por ser cenário de diversas produções cinematográficas. Ao todo são mais de 30 filmes e documentários, entre eles O Auto da Compadecida e Canta Maria.

Um ponto turístico bem visitado no lugar é o Lajedo de Pai Mateus, uma área com grandes pedras arredondadas.

92 — Pedra do Arpoador (RJ)

Local muito conhecido da cidade do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos a Pedra do Arpoador fica na praia de nome homônimo. De beleza natural e na área urbana do município, o lugar atrai diversos surfistas que não deixam de aproveitar as grandes ondas na água.

93 — Nascente Areia Que Canta (SP)

Situada no município de Brotas, interior paulista, a área é uma nascente fluvial com milhões de anos de existência. A cada hora são gerados cerca de 70 litros de água, em uma temperatura média de 19 graus.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Nascente Areia Que Canta (SP) – Pontos turísticos

As águas são cristalinas e surgem em meio a uma areia branca composta por grãos de quartzo. Esse sedimento quando friccionado produz um som alto, que lembra uma cuíca. Daí surgiu o nome Areia que Canta.

94 — Tracunhaém (PE)

Caso você goste de esculturas de barro, fazer uma visita para a cidade de Tracunhaém é destino obrigatório. O local fica a cerca de 50 quilômetros da capital e é reduto de vários artesões que enfeitam praças, estações e vários espaços públicos. O turista pode, inclusive, conhecer o processo de produção das peças cerâmicas direto com os artistas.

95 — Petrolina (PE)

Situada no interior pernambucano, a cidade de Petrolina fica no Vale do São Francisco e tem várias opções de roteiros para os visitantes. Entre elas: os passeios pelo Velho Chico, a visita à Cachoeira do Salitre e o enoturismo, voltado para conhecer as vinícolas da região.

96 — Brasília (DF)

Se você gosta de arquitetura é imprescindível viajar para Brasília. A cidade, além de capital do país, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco por causa de suas obras arquitetônicas.

Os destaques ficam com as áreas do Eixo Monumental, cujo projeto paisagístico é de Burle Marx, e as obras de Oscar Niemeyer, como o Palácio da Alvorada.

97 — Tiradentes (MG)

A cidade de Tiradentes guarda um pedaço da história brasileira. Situada a cerca de 200 quilômetros da capital mineira, ela tem casinhas coloridas, ruas de pedras e um ritmo que remete à tranquilidade.

Entre os principais pontos turísticos está a Praça Largo das Forras, Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu da Liturgia, além, claro, dos restaurantes locais.

98 — Pedra do Baú (SP)

O local fica no município de São Bento de Sapucaí, interior paulista, especificamente na região da Serra da Mantiqueira.

Ele é uma área que abriga um conjunto de rochas formadas por sedimentação e o ponto mais alto é a Pedra do Baú, com mais de 300 metros. O passeio é ideal para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza.

99 — Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

O Parque Nacional de Sete Cidades abriga mais de 40 sítios arqueológicos que possuem milhões de anos. Essa região fica localizada entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, sendo uma ótima opção de viagem de aventura. Em uma área com grandes paredões, o lugar é ideal para fazer trilhas e estar em contato com a natureza.

100 — Praia de São Bento (AL)

Vizinha da famosa Praia de Maragogi, São Bento é o local perfeito para relaxar. Na maré baixa, as águas são calmas e cristalinas.

107 melhores cidades e pontos turísticos para visitar no brasil
Praia de São Bento (AL) – Pontos turísticos

O que torna o lugar ideal para as crianças e quem gosta de caminhada, pois é possível andar vários metros mar adentro. O fluxo turístico é baixo, mas a vila é bem equipada com mercadinhos e restaurantes.

101 — Praia do Futuro (CE)

A praia fica no centro de Fortaleza e é bastante badalada. Ela tem ondas fortes e um tom azulado que encanta os visitantes e moradores. Na orla é possível se deliciar com comidas típicas vendidas em vários restaurantes e bares.

102 — Cânion de Itaimbezinho (RS/SC)

O Cânion de Itaimbezinho fica no sul do país e está localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra.

O lugar tem milhões de anos e mais de cinco quilômetros de extensão. Ele é um desfiladeiro com cerca de 700 metros de profundidade e atrai visitantes de todo o Brasil.

103 — Caldas Novas (GO)

A cidade de Caldas Novas é conhecida por suas águas termais, que brotam do chão em temperaturas de até 70 graus. Na verdade, o lugar é considerado o maior manancial hidrotermal do mundo.

104 — Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)

Se você gosta de cavernas precisa visitar esse parque nacional. Ele está em uma região de mata atlântica com diversas grutas e cavernas espalhadas por seus mais de 56 mil hectares. Entre os destaques está a Gruta do Janelão e a Lapa do Rezar. As pinturas rupestres também chamam, afinal, são mais de 80 sítios arqueológicos no local.

As Cavernas do Peruaçu abrangem três municípios mineiros: Januária, Itacarambi e São João das Missões.

105 — Parque Nacional do Jaú (AM)

O lugar tem formações geológicas de até 500 milhões de anos atrás, estando entre as opções de lugares para viajar se você se interessa pela pré-história. Com uma grande variedade de fauna e flora, o Jaú fica em plena floresta Amazônica, em uma área de quatro municípios.

106 — Lagoa Misteriosa (MS)

A água de um azul intenso chama atenção em meio ao verde da mata. A Lagoa Misteriosa é mais um dos pontos turísticos que fica na cidade de Bonito e recebe esse nome porque até hoje não se sabe qual a sua profundidade total. O valor máximo já medido por mergulhadores foi de 220 metros.

107 — Itaúnas (ES)

Um local que mistura praia, badalação e um intenso contato com a natureza, esse é o distrito de Itaúnas, localizado na cidade de Conceição da Barra. A área oferece passeios de buggy e canoa, festas de forró e praias de areia branca, além de manguezais. No verão, você ainda consegue ver a desova das tartarugas marinhas.

Perguntas frequentes sobre esse respetivos pontos turísticos

Quando ir Vale dos Vinhedos?

Dá para u003cstrongu003eiru003c/strongu003e ao u003cstrongu003eVale dos Vinhedosu003c/strongu003e em qualquer época do ano, mas há um período mais interessante: durante a vindima, a colheita das uvas, que ocorre entre os meses de janeiro e março. 

Quais os melhores lugares de visitar em Bombinha (SC)?

-Morro do Macaco;u003cbru003e-Praia de Bombinhas;u003cbru003e-Praia de Mariscal;u003cbru003e-Praia De Quatro Ilhas;u003cbru003e-Praia da Lagoinha (Trapiche).

O que fazer em Olinda(PE)?

-Museu de Arte Sacra de Pernambuco;u003cbru003e-Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda;u003cbru003e-Igreja da Misericórdia (mirante);u003cbru003e-Casa de Noca.

Para ver mais sobre turismo clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20