Que tal em 2019 conhecer as mais lindas cidades e pontos turísticos que o nosso país oferece? Pois é, nesta lista completa e que ainda não está fechada secionamos 107 lugares que você precisa conhecer.
Nesta lista de 107 cidades e pontos turísticos, do litoral ao interior, para você conhecer o país de uma vez por todas a partir do próximo ano. Então, prepare as malas e embarque nessa viagem com a gente.
Se você gosta de beleza natural, esse é um dos lugares para viajar que é ponto de parada certa. A Chapada fica dentro de um parque nacional, em uma área serrana e engloba 24 municípios.
O local possui cachoeiras, cavernas, trilhas e uma vista que sempre encanta os visitantes.
A cidade de Bonito fica no interior de Pernambuco, distante um pouco mais de 100 quilômetros da capital.
O lugar é conhecido pela sua beleza natural e por suas cachoeiras, sendo a Véu de Noiva a principal delas. Entre as atividades é possível fazer rapel, trekking e arborismo.
Capital do estado da Bahia, Salvador tem muitos atrativos turísticos. O principal deles, claro, é o Pelourinho.
O local apresenta um retrato dos tempos coloniais, com seus prédios históricos que datam do século XVII. Outros pontos conhecidos da cidade são: Farol da Barra, Elevador Lacerda e as praias, como Itapuã e do Porto da Barra.
Quem gosta de carnaval, comida e história vai adorar conhecer Olinda. A cidade litorânea fica ao lado de Recife, capital do estado. Ela possui prédios históricos, restaurantes à beira-mar e uma das maiores festas de carnaval de rua do mundo. Durante o evento é possível ver os famosos Bonecos Gigantes de Olinda.
A serra gaúcha tem seus encantos. O clima frio e as construções que remetem ao estilo europeu dão a Gramado um charme especial.
O local possui forte influência alemã e italiana, sendo um dos lugares para viajar mais procurados durante o período natalino. O motivo é o Natal Luz, evento todo especial que faz a cidade inteira ficar decorada.
A paisagem que mistura a vista do mar com as montanhas do Corcovado e Pão de Açúcar faz da cidade um local marcante. Tanto que ela é conhecida internacionalmente e recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco.
Situada no Paraná, a cidade tem dois atrativos turísticos principais. Um deles é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.
O outro e mais conhecido é o Parque Nacional do Iguaçu, onde está o conjunto de quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. O local é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A região do Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como os territórios da Bolívia e Paraguai.
A área é tida pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e tem uma fauna rica com jacarés, capivaras, onça-pintada, tuiuiús, cervos, entre outros.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas e tem uma beleza encantadora.
Ele é está em uma área de preservação ambiental e é Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco). Entre suas praias mais famosas estão Baía dos Porcos e Baía do Sancho.
Situada a cerca de três horas da capital Belém, a Ilha de Marajó fica em uma região que mistura mar e rio.
Ela é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo e oferece ao visitante belas praias, comida variada e a prática de esportes radicais.
A capital do Amazonas é um grande centro turístico, principalmente para os interessados no ecoturismo.
Entre seus atrativos de destaque está o Teatro Amazonas, construído em 1896 e Patrimônio Histórico Nacional. O fenômeno natural do Encontro das Águas também é apreciado e marca a união entre os rios Solimões e Negro.
É o segundo maior parque nacional do Brasil e oferece registros de arte rupestre que remontam a seis mil anos atrás.
Além disso, a presença de cavernas, cânions e chapadões encantam os visitantes durante as trilhas. O Vale do Catimbau abrange quatro municípios do interior de Pernambuco, sendo Buíque o principal deles.
Um símbolo da história do Brasil, a cidade de Ouro Preto é Patrimônio da Humanidade (Unesco). Ela possui construções de diferentes épocas, com destaque para a arquitetura do período Barroco.
No passeio, você ainda pode aproveitar as cachoeiras e as trilhas por dentro da mata.
A cidade litorânea fica na divisa com o estado de Pernambuco e tem belas praias.
O destaque do lugar é a região das galés. Essa é uma área de piscinas naturais e está situada a seis quilômetros da costa.
Famoso na novela global Império (2014/2015), o Monte Roraima é uma formação natural que abrange três países: Brasil, Venezuela e Guiana.
Com quase três mil metros de altura, a região tem uma beleza impressionante. Tanto que inspirou a criação do livro O Mundo Perdido, de sir Arthur Conan Doyle, mesmo autor de Sherlock Holmes.
O destaque da cidade de Nobres é a beleza natural. Esse é um dos lugares para viajar se você gosta de ecoturismo.
O local possui cachoeiras, cavernas, passeios de rio e piscinas naturais. Entre os destaques estão: Aquário Encantado, Lagoa das Araras e Rio Estivado.
A cidade de Tamandaré está localizada a cerca de 100 quilômetros da capital pernambucana, sendo um local procurado por suas águas cristalinas e areia branca. O destaque é a Praia de Carneiros.
O município da Serra Gaúcha atrai muitos visitantes. Suas construções em estilo europeu, os passeios de bondinho, o parque Vale dos Dinossauros e a vista da queda d’água Cascata do Caracol são alguns dos seus atrativos.
No município de Camocim, o destaque fica com a Praia Barra dos Remédios. O local paradisíaco fica entre dunas de areia e marca o encontro do mar com o Rio Remédios.
As águas têm um tom de azul e a região ainda é deserta, o que é ótimo para quem quer relaxar.
O Parque Estadual do Jalapão fica nos estados de Mateiros e São Félix do Tocantins, interior do estado.
Com grandes belezas naturais, o local possui cachoeiras, passeios de rio, trilhas e uma estrutura completa para quem gosta de turismo de aventura.
Conhecida por suas praias de águas cristalinas, a Península do Maraú fica a quase 300 quilômetros de Salvador. O destaque do lugar é a Praia Taipu de Fora.
A região de Pedra Azul fica no município de Domingos Martins e é um roteiro certo para quem gosta de contato com a natureza.
No local você encontra trilhas, zoológico, grutas e vários hotéis fazenda.
Eleita por várias vezes a praia mais bonita do Brasil, Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, a pouco mais de 40 quilômetros da capital.
O lugar é conhecido por sua badalação e piscinas naturais.
A paisagem dos Lençóis Maranhenses encanta os visitantes. Aqui você encontra dunas de areia que chegam a 40 metros de altura e vários lagos de água doce. O local fica dentro de um parque nacional e abrange quatro municípios.
O Cânion do Xingó tem uma beleza singular. O local tem paredões altos formados pela erosão com as águas do Rio São Francisco e o passeio até ele é feito de barco.
A saída é da cidade de Canindé, a cerca de 200 quilômetros da capital. Você ainda consegue mergulhar nas águas esverdeadas do lugar.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica distribuído nos municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.
A região atrai visitantes de todo o país. Entre os principais atrativos está o Vale da Lua — formação rochosa que lembra a superfície lunar —, as visitas a cachoeiras e atividades de rapel.
O município é conhecido pela Cachoeira do Uracá, uma queda d’água de 20 metros que forma um lago de águas cristalinas.
Distante a cerca de 300 quilômetros da capital Boa Vista, Uiramutã é também o local com a maior porcentagem de índios no Brasil.
A primeira praia de nudismo oficial do nordeste. Tambaba fica a pouco mais de 20 quilômetros da capital e tem piscinas naturais, assim como um paredão de falésias. Ela é dividida em duas áreas:
Uma delas funciona de forma tradicional e a outra é exclusiva para quem quiser tirar a roupa.
O destaque desse município mato-grossense é a caverna Aroe Jari. O local é considerado a maior gruta de arenito do Brasil e ainda possui diversas pinturas rupestres.
Situado a pouco mais de 60 quilômetros da capital, a Chapada dos Guimarães ainda possui trilhas e cachoeiras que atraem os visitantes.
O município de Barra de São Miguel é perfeito para quem gosta de sol e mar. De águas cristalinas e areia branca, o local é ponto de turismo certo e o destaque vai para a Praia do Gunga.
A Ilha de Maiandeua ou Ilha de Algodoal fica na cidade de Maracanã, distante cerca de 160 quilômetros da capital paraense. O destaque da região são as suas praias e a badalação noturna. Ainda é possível fazer trilhas, passeios de canoa e pesca esportiva.
Jijoca de Jericoacoara é uma cidade conhecida por suas belas praias e está a quase 400 quilômetros de Fortaleza.
Caso você faça uma visita à região não se esqueça de conhecer a Lagoa do Paraíso e aproveitar as suas águas verdes e cristalinas.
O município de Riachão tem como destaque o complexo do Poço Azul. A mais de 900 quilômetros da capital maranhense, o lugar tem cachoeiras e águas cristalinas onde é possível nadar e observar os peixes.
Se você gosta de locais pré-históricos precisa conhecer a Serra da Capivara. A região possui cerca de 400 sítios arqueológicos e é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O parque engloba quatro municípios, sendo ideal para a prática de trilhas.
Essa é uma das praias mais conhecidas do Ceará. Ela está situada em uma cidade chamada Aracati, no interior do estado. Com areias brancas e águas claras, Canoa Quebrada oferece agitação noturna e o relaxamento do mar durante o dia.
No município de Extremoz está as Dunas de Genipabu, um parque turístico que engloba praia, lagoa e grandes aglomerados de areia. Entre as atrações está a prática de esquibunda, os passeios de buggy e o banho de mar.
O Parque Nacional da Serra do Cipó fica em uma área da Serra do Espinhaço, complexo montanhoso que vai da Bahia até Minas Gerais. Um dos destaques da região é a Cachoeira do Tabuleiro. Ela tem 273 metros de altura e está a cerca de 180 quilômetros de Belo Horizonte.
No município de Cáceres está a Dolina da Água Milagrosa, uma área natural formada por uma gruta de 200 metros de altura e um lago de águas cristalinas. O local é ideal para mergulhos e atrai visitantes pela sua beleza e pelos rumores das águas terem propriedades medicinais.
Localizada em Florianópolis, a Praia da Joaquina é ideal para a prática de surf. Ela, inclusive, já foi sede de vários campeonatos, como o Fecasurf, realizado em 2018. Além do mar, os visitantes também podem surfar na areia, em meio às dunas da região.
No município de Porto Seguro está a Praia do Espelho. A área com piscinas naturais é um dos melhores lugares para viajar se você está em busca de tranquilidade e quer aproveitar o mar.
A Praia do Patacho é praticamente deserta e piscinas naturais são formadas durante o período da maré baixa. O lugar fica na cidade de Porto das Pedras, interior do estado.
A Ilha do Mel possui várias praias e está situada na cidade de Paranaguá. Para acessar a área é preciso fazer uma travessia de barco. Chegando ao local é impossível não se apaixonar pela calmaria e estrutura mais rústica. Como forma de preservação, as visitas diárias são limitadas a cinco mil pessoas.
Na cidade de Caravelas está o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O local tem cinco ilhas vulcânicas e águas cristalinas ideais para a prática de mergulho. A visibilidade dentro do mar chega a 20 metros de profundidade.
Paisagens naturais sempre encantam os visitantes e na cidade de Urubici, interior catarinense, não é diferente. O principal atrativo turístico da região é a Pedra Furada, formação rochosa que recebe esse nome em virtude da abertura com cerca de 30 metros de circunferência que possui.
Ela está situada a mais de 1800 metros de altura, no Morro da Igreja, dentro de uma área militar. O passeio exige uma trilha e autorização da Aeronáutica.
A cidade de Cairu, a quase 300 quilômetros de Salvador, é reduto da Ilha de Boipeba. Eleita pelo Tripadvisor a segunda mais bonita da América do Sul, o local possui várias praias paradisíacas.
As formações de piscinas naturais encantam os visitantes e o destaque fica com a Praia de Moreré, onde é possível nadar com os peixes.
O município está a 1.600 metros de altura, sendo considerado o mais alto do Brasil. Pelo clima frio, ele é chamado de “Suíça brasileira” e está a cerca de 170 quilômetros da capital paulista.
O público que visita Campos do Jordão pode aproveitar os chocolates artesanais, visitar o Museu do Chocolate e ainda degustar cervejas e chopes.
Se você for a Pomerode saiba que ela é a cidade mais alemã do Brasil. A fama é resultado da imigração. O que atrai os visitantes para a região são as festas típicas, como a Pomerana (janeiro) e a Osterfest (Páscoa).
O centro histórico de Mariana faz você voltar ao passado. As construções, típicas do século XVIII, reúnem museus, igrejas e todo um casario de anos atrás. Um passeio imperdível é visitar o Museu de Arte Sacra, que possui obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde, dois importantes artistas barrocos.
Quer contato com a natureza? Então não deixe de visitar a Gruta do Maquiné. Situada na cidade de Cordisburgo, interior mineiro, ela foi descoberta no século XIX. O local tem 650 metros de comprimento e sete câmaras — uma delas, inclusive, foi usada nas gravações da novela global Império (2014/2015).
O município de Sengês está a 147 quilômetros da capital paranaense. Ele é o cenário perfeito se você gosta de cachoeiras, trilhas e passeios de rio. Uma queda d’água famosa é a Véu da Noiva ou Cachoeira do Sobradinho. Outro atrativo é o Poço Encantado, uma nascente de água em tom esverdeado.
Um local de águas azuis e com piscinas naturais, essa é a Praia do Francês. Situada no município de Marechal Deodoro, a menos de 50 quilômetros da capital, a praia é ideal para quem quer relaxar ou renovar as energias.
Em Angra dos Reis está a bela Ilha Grande. Sendo a sexta maior ilha marítima do Brasil, o local possui várias praias de águas límpidas.
Entre os destaques estão: Praia da Feiticeira e Lagoa Azul, ambas com piscinas naturais.
O Morro de São Paulo é uma vila no interior da Bahia formada por sete belas praias. Todas elas possuem piscinas naturais e areia branca. Ainda é possível desfrutar de uma estrutura de pousadas e restaurantes, bem como se aventurar em uma tirolesa de 70 metros de altura. O local está no município de Cairu.
Um destino pouco conhecido dos turistas e, inclusive, dos moradores locais. A Ilha de Santo Aleixo está no município de Sirinhaém, distante cerca de 80 km da capital. Para chegar ao lugar, que está a dois quilômetros da costa, você precisa pegar um barco com pescadores ou uma lancha.
Chegando ao local é só deslumbramento. A parte sul da área é protegida por rochedos e a água apresenta piscinas naturais com águas mornas ideais para a prática de mergulho livre.
O local está situado na Serra da Ibiapaba, uma região montanhosa que abrange os estados do Piauí e Ceará. A parte do Cânion do Poti é uma paisagem de grande beleza, com altos paredões ao longo da extensão do rio de nome homônimo. O passeio é feito de barco e você ainda consegue observar pinturas rupestres nas encostas.
Barra de Santo Antônio é um daqueles lugares para viajar ideais se você quer aproveitar o sol e o mar. O destaque do município alagoano é a Praia do Carro Quebrado, que possui falésias multicoloridas, areia branca e mar esverdeado.
Para os turistas que estão em busca de ecoturismo, a cidade de Capitólio é o destino certo. No interior de Minas Gerais, o local possui cachoeiras, piscinas naturais e muitos ambientes de vegetação.
Você pode fazer trilhas e também conhecer o Lago de Furnas, considerado o mar da região.
O município de Bombinhas está no interior de Santa Catarina e é tido como a capital do mergulho ecológico. O local possui diferentes praias, quase todas com águas claras e faixas de areia branca.
A bela paisagem dessa comunidade costeira encanta os visitantes por causa de suas piscinas naturais, situadas a alguns quilômetros da costa. Maracajaú está no município de Maxaranguape, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal.
Na capital de Santa Catarina está a Ilha do Campeche, um local que une história e belezas naturais. Considerada Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, a ilha possui águas cristalinas para quem quer relaxar e há ainda trilhas por dentro da mata com o objetivo de observar inscrições rupestres de milhares de anos atrás.
Um lugar para quem está em busca de aventura. O parque está situado na divisa com a Venezuela e abrange dois municípios do Amazonas. Duas das principais atrações da região é a visita à Serra do Imeri e uma trilha de cinco dias até o Pico da Neblina.
Localizada na cidade de Santarém, essa praia de águas doces já foi eleita a mais bonita do mundo pelo jornal The Guardian. O lugar fica às margens do rio Tapajós e atrai visitantes de diversos locais com suas águas claras.
Já pensou em ver o encontro do rio São Francisco com o mar? Esse é um espetáculo que vale a pena ser visitado e no município de Piaçabuçu, interior alagoano, isso é possível.
O passeio precisa ser feito de barco, seguindo por alguns quilômetros rio acima. Na região ainda é possível aproveitar as dunas e tomar banho no Velho Chico.
O município de Porto Seguro é conhecido por sua badalação, suas belas praias e por suas construções antigas. Atualmente, o local tem áreas tombadas como Patrimônio Histórico pelo Iphan. Dentre os lugares para conhecer estão Trancoso, Arraial d’Ajuda, Praia de Itacimirim e Ilha dos Aquários.
O lugar ideal se você busca tranquilidade. A Praia do Sossego faz jus ao nome e tem pouco movimento, sendo uma ótima opção para renovar as energias. Ela fica na Ilha de Itamaracá, um município a cerca de 50 quilômetros da capital, e possui águas claras e areia branca.
A cidade de Caruaru está no interior pernambucano e possui uma das maiores festas de São João do país, reunindo artistas nacionais e da região. Conhecer o local durante esse período é destino certo de diversão. Em outras épocas do ano, o destaque fica com a Feira de Caruaru, que tem diversas opções de artesanato local.
O município a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis tem algumas das festas mais badaladas do Brasil. Além disso, o local possui belas praias, incluindo a de Pinho, que é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil.
O município no interior do Rio Grande do Sul é um dos melhores lugares para viajar se você está em busca de cultura histórica. Nele encontram-se as ruínas da antiga catedral de São Miguel Arcanjo, datada do século XVII, e parte das missões jesuítas.
O local é considerado um sítio arqueológico e está muito bem conservado, tendo sido tombado como patrimônio mundial pela Unesco.
No centro de Vitória está um reduto de mata preservada, fontes e riachos de águas limpas. Esse é o Parque Gruta da Onça, um ótimo lugar para relaxar do clima corrido da cidade e entrar em contato com a natureza.
A Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional da Tijuca que está situado no município do Rio de Janeiro. O lugar é ideal para fazer trilhas, praticar ciclismo ou apenas descansar com a família. Dentro do espaço você ainda consegue ver cachoeiras e lagos.
A cidade de Paraty, situada no interior do Rio de Janeiro, é um local para voltar no tempo e reviver os séculos XVIII e XIX. Seu centro histórico tem construções típicas do período e é tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.
Outros atrativos da região são suas praias e os eventos, como a Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip.
Petrópolis é vista como a Cidade Imperial. O título vem por causa das suas construções históricas características do século XIX.
Museus, palácios e catedrais são algumas das atrações que você pode visitar. Além da questão histórica, a cidade se destaca por suas festas, dentre elas a Bauernfest, um dos maiores festivais da cultura alemã no Brasil.
A pequena Praia de Calhetas pode passar despercebida caso você não tenha olhos atentos, mas se mostra encantadora para quem a encontra. Situada na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, ela é cercada por dois morros e possui águas límpidas de tom esverdeado.
Um local de sol e mar. A Coroa do Avião é uma ilhota com menos de um quilômetro de extensão. Para chegar até ela é preciso pegar uma jangada, mas se a maré estiver seca consegue-se ir a pé. O lugar está no município de Igarassu, a pouco mais de 20 quilômetros da capital.
Na cidade de Palmas está a Praia da Graciosa, que é na verdade é um tipo de lago integrante da Usina Hidrelétrica de Lajedo.
O local é bem estruturado e a orla conta com bares, restaurantes, playground e quadras de esportes. Ideal para você se divertir e ver o pôr do sol.
Uma aldeia indígena localizada na cidade de Tangará da Serra, interior mato-grossense. Para conhecer a região é necessário pedir autorização, porém o passeio é imperdível. Você pode conhecer mais dos costumes indígenas, adquirir artesanato e ainda visitar a Cachoeira do Formoso, uma queda d’água com cerca de 40 metros de altura.
O local é uma caverna inundada e considerada uma das maiores do mundo. De beleza rara, a Gruta do Lago Azul fica na cidade de Bonito e é um destino obrigatório para quem está na região.
Além do tom de água de um azul vibrante, na área já foram encontrados fósseis de mamíferos pré-históricos, como o tigre dente de sabre.
Localizada na Bahia, a Gruta Azul fica na região da Chapada Diamantina e é um dos locais mais visitados por turistas.
O tom da água deve-se à refração da luz do sol e fica mais intenso no outono e inverno. Quem quiser pode mergulhar no lugar cuja profundidade fica em torno de 70 metros.
Também situada na Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão é um verdadeiro cenário de filmes. O acesso ao local precisa ser feito com o acompanhamento de um guia e por meio de trilha.
A cachoeira fica em um vão de pedra com altos paredões e para chegar até ela você pode nadar ou fazer a travessia caminhando nas laterais do cânion.
Uma pequena vila histórica habitada por menos de mil pessoas. Esse é o cenário de Vila Velha, que fica no município da Ilha de Itamaracá.
De acordo com estudos arqueológicos, o local começou a ser habitado no início do século XVI e tem como destaque a Igreja de Nossa Senhora de Conceição, construída entre 1524 e 1529.
A Praia do Jacaré fica no município de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, e é ideal para relaxar e aproveitar o pôr do sol. Quando você fizer esse passeio não deixe de ver o Bolero de Ravel, um espetáculo musical executado pelo saxofonista Jurandy do Sax. Ele toca, diariamente, em um barco na orla da praia.
Também em Cabedelo está esse parque cujo destaque é a Ilha de Areia Vermelha. Ela é um banco de areia que sempre aparece na maré baixa, formando piscinas naturais em tons esverdeados. Um local ótimo para quem gosta de sol e mar.
A Lagoa Azul é um dos pontos turísticos que fica na cidade de Jaboatão do Guararapes, junto da capital pernambucana.
Nela é possível fazer atividades de rapel e tirolesa, além de aproveitar a água de um tom azul esverdeado. O local fica em uma antiga pedreira desativada, que acabou inundada depois da perfuração de um lençol freático.
A região está na Serra Gaúcha e é formada pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Esses são lugares para viajar se você for amante de vinhos, afinal, as maiores produtoras do país estão aqui. No roteiro turístico é possível conhecer os vinhedos locais, fazer degustações e aproveitar a gastronomia.
Uma das maiores metrópoles do mundo, a cidade de São Paulo tem diversos atrativos culturais e da área de entretenimento. Um local icônico para conhecer é a Avenida Paulista, a principal da cidade e onde são realizados shows, manifestações e eventos em geral.
Considerada a “Veneza brasileira”, a capital pernambucana chama atenção por suas pontes e prédios históricos. Um dos seus atrativos é a Praia de Boa Viagem, localizada na área urbana e ideal para um passeio pela orla. Há também o bairro do Recife Antigo, que tem museus e apresenta um retrato do período da colonização holandesa.
Ainda merece destaque o período do carnaval com o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo.
A Ilha do Bananal abrange cinco municípios e está dividida em duas áreas, sendo uma delas parque nacional e a outra aldeia indígena. Ela é considerada a maior ilha fluvial do mundo e atrai visitantes de todo o Brasil que estão em busca do contato com a natureza.
Com esse nome romântico, a Praia do Amor atrai muitos casais apaixonados. O local está no município de Conde, perto da capital paraibana. Além das águas claras e da região tranquila, a praia tem uma rocha vulcânica com uma abertura central. De acordo com os moradores locais, se um casal passa por dentro dela garante uma vida feliz.
A cidade de Timbau do Sul abriga belas praias e é o destino para os amantes do sol. Ela fica no interior do Rio Grande do Norte e sua principal atração é a Praia de Pipa, conhecida nacionalmente por sua beleza e badalação.
A Praia do Rosa fica no litoral catarinense, cercada por montanhas e muita vegetação. Os visitantes são atraídos pela tranquilidade do lugar e por suas ondas fortes, ideais para a prática de surf. A praia está a cerca de 70 quilômetros de Florianópolis, em um município chamado Imbituba.
Essa é a “Roliúde nordestina”. O município no interior da Paraíba ficou conhecido por ser cenário de diversas produções cinematográficas. Ao todo são mais de 30 filmes e documentários, entre eles O Auto da Compadecida e Canta Maria.
Um ponto turístico bem visitado no lugar é o Lajedo de Pai Mateus, uma área com grandes pedras arredondadas.
Local muito conhecido da cidade do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos a Pedra do Arpoador fica na praia de nome homônimo. De beleza natural e na área urbana do município, o lugar atrai diversos surfistas que não deixam de aproveitar as grandes ondas na água.
Situada no município de Brotas, interior paulista, a área é uma nascente fluvial com milhões de anos de existência. A cada hora são gerados cerca de 70 litros de água, em uma temperatura média de 19 graus.
As águas são cristalinas e surgem em meio a uma areia branca composta por grãos de quartzo. Esse sedimento quando friccionado produz um som alto, que lembra uma cuíca. Daí surgiu o nome Areia que Canta.
Caso você goste de esculturas de barro, fazer uma visita para a cidade de Tracunhaém é destino obrigatório. O local fica a cerca de 50 quilômetros da capital e é reduto de vários artesões que enfeitam praças, estações e vários espaços públicos. O turista pode, inclusive, conhecer o processo de produção das peças cerâmicas direto com os artistas.
Situada no interior pernambucano, a cidade de Petrolina fica no Vale do São Francisco e tem várias opções de roteiros para os visitantes. Entre elas: os passeios pelo Velho Chico, a visita à Cachoeira do Salitre e o enoturismo, voltado para conhecer as vinícolas da região.
Se você gosta de arquitetura é imprescindível viajar para Brasília. A cidade, além de capital do país, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco por causa de suas obras arquitetônicas.
Os destaques ficam com as áreas do Eixo Monumental, cujo projeto paisagístico é de Burle Marx, e as obras de Oscar Niemeyer, como o Palácio da Alvorada.
A cidade de Tiradentes guarda um pedaço da história brasileira. Situada a cerca de 200 quilômetros da capital mineira, ela tem casinhas coloridas, ruas de pedras e um ritmo que remete à tranquilidade.
Entre os principais pontos turísticos está a Praça Largo das Forras, Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu da Liturgia, além, claro, dos restaurantes locais.
O local fica no município de São Bento de Sapucaí, interior paulista, especificamente na região da Serra da Mantiqueira.
Ele é uma área que abriga um conjunto de rochas formadas por sedimentação e o ponto mais alto é a Pedra do Baú, com mais de 300 metros. O passeio é ideal para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza.
O Parque Nacional de Sete Cidades abriga mais de 40 sítios arqueológicos que possuem milhões de anos. Essa região fica localizada entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, sendo uma ótima opção de viagem de aventura. Em uma área com grandes paredões, o lugar é ideal para fazer trilhas e estar em contato com a natureza.
Vizinha da famosa Praia de Maragogi, São Bento é o local perfeito para relaxar. Na maré baixa, as águas são calmas e cristalinas.
O que torna o lugar ideal para as crianças e quem gosta de caminhada, pois é possível andar vários metros mar adentro. O fluxo turístico é baixo, mas a vila é bem equipada com mercadinhos e restaurantes.
A praia fica no centro de Fortaleza e é bastante badalada. Ela tem ondas fortes e um tom azulado que encanta os visitantes e moradores. Na orla é possível se deliciar com comidas típicas vendidas em vários restaurantes e bares.
O Cânion de Itaimbezinho fica no sul do país e está localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra.
O lugar tem milhões de anos e mais de cinco quilômetros de extensão. Ele é um desfiladeiro com cerca de 700 metros de profundidade e atrai visitantes de todo o Brasil.
A cidade de Caldas Novas é conhecida por suas águas termais, que brotam do chão em temperaturas de até 70 graus. Na verdade, o lugar é considerado o maior manancial hidrotermal do mundo.
Se você gosta de cavernas precisa visitar esse parque nacional. Ele está em uma região de mata atlântica com diversas grutas e cavernas espalhadas por seus mais de 56 mil hectares. Entre os destaques está a Gruta do Janelão e a Lapa do Rezar. As pinturas rupestres também chamam, afinal, são mais de 80 sítios arqueológicos no local.
As Cavernas do Peruaçu abrangem três municípios mineiros: Januária, Itacarambi e São João das Missões.
O lugar tem formações geológicas de até 500 milhões de anos atrás, estando entre as opções de lugares para viajar se você se interessa pela pré-história. Com uma grande variedade de fauna e flora, o Jaú fica em plena floresta Amazônica, em uma área de quatro municípios.
A água de um azul intenso chama atenção em meio ao verde da mata. A Lagoa Misteriosa é mais um dos pontos turísticos que fica na cidade de Bonito e recebe esse nome porque até hoje não se sabe qual a sua profundidade total. O valor máximo já medido por mergulhadores foi de 220 metros.
Um local que mistura praia, badalação e um intenso contato com a natureza, esse é o distrito de Itaúnas, localizado na cidade de Conceição da Barra. A área oferece passeios de buggy e canoa, festas de forró e praias de areia branca, além de manguezais. No verão, você ainda consegue ver a desova das tartarugas marinhas.
Dá para u003cstrongu003eiru003c/strongu003e ao u003cstrongu003eVale dos Vinhedosu003c/strongu003e em qualquer época do ano, mas há um período mais interessante: durante a vindima, a colheita das uvas, que ocorre entre os meses de janeiro e março.
-Morro do Macaco;u003cbru003e-Praia de Bombinhas;u003cbru003e-Praia de Mariscal;u003cbru003e-Praia De Quatro Ilhas;u003cbru003e-Praia da Lagoinha (Trapiche).
-Museu de Arte Sacra de Pernambuco;u003cbru003e-Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda;u003cbru003e-Igreja da Misericórdia (mirante);u003cbru003e-Casa de Noca.
Para ver mais sobre turismo clique aqui.