Pontos turísticos da Bahia

A Bahia é um estado enorme e cheio de cultura, muito conhecido pelo seu incrível e famoso Carnaval, mas o único motivo para visitar esse belo lugar não é só esse. Veja agora os principais pontos turísticos da Bahia que você deve visitar ao menos uma vez na vida.

Pontos turísticos da Bahia: Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é o lugar mais que perfeito para os amantes do ecoturismo e das viagens de aventura. O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui muitas atrações e atividades. Além do cenário natural da Chapada Diamantina, você não se entediará em nenhum momento pois tem belas cachoeiras, poços transparentes, formações raras e trilhas repletas de paisagens magníficas. Como se isso fosse pouca coisa, temos ainda a bela cidade histórica, comida cuidadosamente preparada e gente bastante hospitaleira e alegre.

Pontos turísticos da Bahia
Pontos turísticos da Bahia

A Chapada Diamantina é muito mais do que Lençóis. Possui também 2 cachoeiras incríveis: dois belos exemplos são a Cachoeira da Fumaça no Vale do Capão e a Cachoeira do Buracão em Ibicoara. Para contornar a Chapada Diamantina, embora não seja necessário um carro 4×4, é necessário um carro alto e paciência suficiente para atravessar a estrada de terra que leva a alguns pontos principais desse belo destino.

Pontos turísticos da Bahia: Elevador Lacerda

O elevador Lacerda é o símbolo da cidade de Salvador e um dos pontos turísticos mais famosos da Bahia. Embora secular, é um complexo moderno que foi renovado várias vezes ao longo dos anos. É o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público e também é o mais alto. Foi Inaugurado em 8 de dezembro de 1873.

800px Elevador Lacerda Salvador Bahia
O Elevador Lacerda é um dos mais procurados Pontos turísticos da Bahia:

Pontos turísticos da Bahia: Cachoeira da Fumaça

A vista da Cachoeira da Fumaça é uma das mais belas da Chapada Diamantina. A cascata com cerca de 340 metros está rodeada por espetaculares paredões rochosos, que formam um ambiente incrível no Vale do Capão.

Cachoeira da Fumaca ES
A Cachoeira da Fumaça é um dos Pontos turísticos da Bahia mais agradáveis para conhecer

A Cachoeira da Fumaça pode ser visitada abaixo e acima. A caminhada mais popular e fácil até a cachoeira é por cima. Mas isso não significa que seja super fácil. A trilha da Cachoeira da Fumaça é uma das caminhadas mais completas da Chapada Diamantina. Ao todo são 12 km de trilha, ida e volta, e a primeira subida, de 2 km, exige muita respiração e preparação física dos visitantes.

Terminada a fase inicial, o resto da viagem é muito mais fácil e agradável. Apesar de ser um passeio de dificuldade média, o visual da Cachoeira da Fumaça ao final vale bem a pena. O objetivo da viagem é chegar aos mirantes de onde se avista a impressionante cachoeira. Existem várias opções de locais para assistir ao espetáculo da água que se transforma em fumaça ao cair. Daí a explicação do nome.

Pontos turísticos da Bahia: Praia Porto da Barra

É uma praia pequena mas muito bonita. Cercada por arrecifes onde proporcionam águas calmas e límpidas com piscinas naturais. Possui uma bela vista da baía de Todos os Santos em Salvador.

Praia do Porto da Barra 1
A Praia Porto da Barra é um dos menores e mais atrativos Pontos turísticos da Bahia

Esta praia é perfeita tanto para o banho como para a prática de desportos náuticos e mergulho, bem como outros desportos de areia como o voleibol e o frescobol. É um dos destinos turísticos preferidos devido à sua localização, junto aos fortes de Santa Maria e São Diogo, a Igreja de Santo Antônio da barra, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória. São 600 metros de praia, com apenas uma barraca de praia para bebidas e comidas e alguns vendedores ambulantes.

Pontos turísticos da Bahia: Farol da Barra

Conhecer o Farol da Barra é um passeio muito prático, pois já se conhece o Forte de Santo Antônio da Barra (onde fica o Farol) e também o Museu Náutico da Bahia.

farol da barra 942172 1280
Farol da Barra

Subindo 82 degraus, é possível ter uma vista ainda mais bonita da Baía de Todos os Santos, do alto do farol. A visita também proporciona conhecer a exposição com temática marítima, que mostra alguns detalhes da história do Brasil a partir do mar. O forte tem um café para lanches e uma loja de presentinhos. Tire muitas fotos para ficar de recordação desse incrível passeio.

Onde fica a chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina está localizada no estado da Bahia, 420 km à oeste de Salvador.

Qual é a maior cachoeira do Brasil?

É a cachoeira da fumaça, que faz parte do Parque da Chapada Diamantina, na Bahia. Ela possui 380 metros de altura.

Onde fica a praia do Porto da Barra?

A praia do Porto da Barra está situada no bairro da Barra, banhada pela Baía de Todos os Santos, em Salvador, Bahia.

Se gostou de nosso conteúdo, continue em nosso Site e veja mais assuntos relacionados a esse para agregar mais ainda à sua próxima viagem. Clique aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Turismo
Um blog falando sobre Turismo.
Este é um site do grupo B20