Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Uso da Língua Materna” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Uso da Língua Materna mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Uso da Língua Materna

Estudar sobre a língua materna faz ampliar as discussões sobre cultura, problematizando estratégias e mecanismos de justificação de uma hegemonia político-cultural.

Assim ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.

Noção da Variação Linguística

Na língua materna pode ocorrer uma grande variação linguística pelo fato de lugares diferentes falarem de forma diferente.

Resultado de imagem para Revisão das Ideias Básica linguistica

No caso do Brasil várias regiões tem um sotaque bem diferente fazendo que as crianças desde quando comecem a falar desenvolvem esse sotaque, que ao falar já se sabem em que região a pessoa nasceu.

Social Histórica e geopolítica

Variação Histórica – Aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “Você”, que antes era vosmecê e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas VC. O mesmo acontece com as palavras escritas com PH, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia, e muita das vezes o modo de falar também muda.

Vídeo Sobre a Noção da Variação Linguística:

Noção de Formação de Norma

Chama-se norma um determinado agrupamento de variantes linguísticas de uma mesma língua, sendo que a norma estabelece uma determinada forma de falar e escrever.

Imagem relacionada

A língua portuguesa é composta por uma norma culta que envolve os padrões estabelecidos de uma pelo conjunto de palavras certas.

Conceito de Padrão

É a variedade linguística ensinada na escola, contida na maior parte dos livros, revistas, textos científicos e em alguns programas de televisão. As demais variantes, como a regional, a gíria, o jargão de grupos ou profissões (a linguagem dos policiais, dos jogadores de futebol, dos metaleiros, dos surfistas), chamam-se, genericamente, de dialeto popular ou linguagem popular.

Vídeo Sobre a Noção de Formação de Norma:

Competência Linguística

A competência traduz não só um conhecimento interiorizado e enraizado culturalmente, mas também indica a intuição do falante para se poder pronunciar sobre a validade dos enunciados produzidos numa dada língua, pelo que a competência é também gramatical.

Resultado de imagem para Revisão das Ideias Básica linguistica

À competência opõe Chomsky a performance (termo de tradução difícil, que significa literalmente “desempenho”, “realização”, “aplicamos esse conhecimento linguístico, geralmente traduzido em atos de linguagem ou de fala.

Performance Linguística

Performance afigura-se-lhe preferível às designações algo imprecisas adotadas pelos seus antecessores, em particular V. Propp e E. Souriau, como eram os casos de «prova», «teste» ou «tarefa difícil». Isto não significa que ele rejeite o carácter polêmico das transformações operadas pelo sujeito e que são inerentes à evolução da própria narrativa.

Vídeo Sobre a Competência e “Performance”:

Revisão das Ideias Básica

A revisão de uma linguística maternal são as reflexões produzidas pelos autores que se baseia em frases e em textos. Pelas característica de gêneros e dos suportes, os textos podem variar em extensão.

Resultado de imagem para Revisão das Ideias Básica linguistica

Sendo que a revisão linguística assentoa-se no levantamento de dificuldades e problemas do uso da norma e na fundamentação das propostas de revisão com base em diversos instrumentos de normalização linguística.

Sugestões de Aplicação do Conhecimento

Para a aplicação no conhecimento requer dos revisores um vasto conhecimento em diferentes áreas do saber, bem como no uso da norma e requer ainda que o revisor reconheça as suas próprias limitações na intervenção no texto. Podem ser feitas atividades com crianças para estudar o seu falar e escrever, com base na revisão.

Vídeo Sobre a Revisão das Ideias Básica:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Uso da Língua Materna com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.