Olá pessoas, hoje vamos falar mais um pouco sobre a volta as aulas em tempo integral e como foi a calorosa semana do acolhimento. Vamos ao post!

Como prometido, estou trazendo mais um post comentando sobre a volta as aulas em tempo integral no Alfredo Mesquita Filho.

Volta as aulas em tempo integral – Semana do acolhimento

O volta as aulas em tempo integral foi bem do jeito que eu imaginava, Divertido, entusiasmante e bastante cansativo. Tirando essa última parte foi um dia maravilhoso, e cheio de diversão.

Neste post vou falar sobre a semana do acolhimento na volta as aulas em tempo integral e também sobre os jovens protagonistas que foram os nossos acolhedores nesse volta as aulas. Vale a pena conferir!

Jovens protagonistas

Na volta as aulas em tempo integral, a Escola Estadual em T.I. Alfredo Mesquita Filho, contou com a presença de um grupo de ex-estudantes de escolas em tempo integral. Os jovens protagonistas.

Esse grupo de alunos, foram os estudantes da primeira escola pública em tempo integral do Brasil, lá em Pernambuco.

jovens protagonistas

Juntos à esses jovens e ao corpo docente da escola, nós, alunos, tivemos uma semana com atividades, dinâmicas e brincadeiras que abordaram os temas de tempo integral, protagonismo e os 4 pilares da educação.

Muitos desses jovens tiveram problemas quando eram estudantes, sendo eles pessoais, familiar ou financeiros.

Mesmo por terem passado por momentos de dificuldade eles mostraram que conseguiram alcançar seus sonhos, sendo protagonistas da própria vida e se esforçando para conseguir ser o melhor.

O que é ser um jovem protagonista?

Ser jovem protagonista, é tentar dá o melhor de si em tudo que faz. Fazer por onde ser o personagem principal de sua história, participar de projetos sociais e escolares, clubes. Isso lhe torna um jovem protagonista.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Semana do acolhimento

A semana do acolhimento foi de uma super importância para conhecermos mais sobre o projeto do tempo integral e também ter uma maior oportunidade para conhecermos os professores e colegas que iremos ter que lidar e conviver durante todo o ano letivo.

Foi uma incrível oportunidade para aprendermos mais sobre nos mesmos, nossos defeitos e qualidades, além de aprender um pouco sobre o outro. As atividades, dinâmicas e brincadeiras propostas neste volta as aulas, nós permitiram refletir mais sobre quem somos e quem queremos ser em um futuro próximo.

Além de tudo isso, nos fez conhecer as maravilhosas oportunidades que teremos este ano, com a escola em tempo integral. Cabendo a cada um de nós, saber qual é a melhor forma de aproveitara-las.

Assim que chegamos na escola, fomos divididos em grupos. O grupo laranja e o grupo verde.

Foi feito um contrato de convivência, em que todos nós, assinamos. Neste contrato foram propostas regras que teremos que cumprir durante todo o ano, assim a escola se tornara um lugar harmônico e feliz.

No fim, Depois de aprender tudo sobre os 4 pilares da educação, protagonismo e ensino em tempo integral. Tivemos o dever de preparar uma culminância que foi apresentada para as outras turmas.

A minha teve a ideia de criar um jornal, no qual teve previsão do tempo, reportagem, convidados especiais e claro os apresentadores. Além de um poema que também fizemos.

No decorrer deste ano será necessário, aprender a conviver com bastante harmonia e tranquilidade, lembrando sempre dos 4 pilares da educação.

Quais são os 4 pilares da educação?

Os 4 pilares da educação são: Ser, Conhecer, Conviver e Fazer. Todos eles estão ligados um no outro, mas cada um deles possui o seu valor, se pelo menos um desses quatro pilares for destruído os outros três não vão conseguir suportar o verdadeiro peso da educação.

Para termos uma boa educação é preciso aprender cada um desses quatro pilares.

Ser – Este é o pilar que integra todos os outros, aprender a ser é conhecer quem você é, Ter em mente um sentido ético, desenvolver pensamento critico, independente e adquirir ferramentas para aguçar conhecimento. Isso é aprender a ser.

Conhecer – Construir o conhecimento, aprender coisas novas, compreender tudo e todos. São um dos critérios para aprender a conhecer. É sempre bom buscar aprimorar os seus conhecimentos.

Conviver – Para aprender a conviver, basta ter respeito por todos, fazer sem pedir nada em troca, ser capaz de fazer trabalhos em grupo, saber dividir, participar de projetos simples, aprender a compreender o próximo. Essas coisas são ideais para ter uma boa convivência.

Fazer – Aprender a fazer, é ir além do seu conhecimento teórico, é preciso por em prática tudo aquilo que você aprendeu durante sua vida. esse pilar é essencial para vivermos em sociedade.

Obrigado por acompanhar até aqui!

Bem pessoal, este foi o post sobre o volta as aulas em tempo integral, espero que tenham gostado, comentem o que acharam do post.

Espero que esse seja um ano bastante produtivo para todos, Repleto de novas oportunidades. Sou muito feliz por fazer parte, e ser um protagonista dessa história! Tudo de bom para vocês.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.