Olá amigos, o post de hoje vai ser sobre volta as aulas e a transição do ensino médio para médio em tempo integral.

Imagem por - pexels-photo-207658
Volta as aulas – pexels

Volta as aulas – Transição de ensino médio para médio em tempo integral

Neste post irei falar quais são as minhas perspectivas, planos e opinião sobre o ensino médio em tempo integral.

Hoje 19/02 as aulas se iniciam nas escolas estaduais e também na primeira escola de Macaíba a aderir o ensino médio em tempo integral.

Como espero ser minhas voltas as aulas na transição do ensino médio para o médio em tempo integral? Penso que vai ser uma mudança bem impactante na minha rotina e educação.

Sou aluno da escola a 5 anos , estou no 2º ano do ensino médio, fui um dos favoráveis ao projeto, tudo pelas propostas de melhorias que foram ditas que irão ser feitas na escola.

Também pela melhor qualidade de estudos que eu, meus amigos, irmãos, Primos, e também dos alunos do fundamental que tiveram que sair da escola.

Sei que no inicio não vai ser as mil maravilhas como alguns falam, pois ainda precisa de muita coisa para ser uma boa escola em tempo integral.

Falo de coisas materiais e melhorias estruturais, pois na gestão escolar, pelo meu ver, não tem muitos defeitos, muito pelo contrario é uma maravilhosa gestão escolar com professores é funcionários realmente incríveis.

Sobre a escola

A Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho foi a primeira escola do município de Macaíba que aderiu o tempo integral, isso por ter uma boa estrutura e outros fatores.

Foi uma escolha difícil pois a escola teve que desabrigar mais de 200 alunos do ensino fundamental e transferi-los para outras escolas da região.

O projeto foi bem acolhido pelos alunos, pais, professores e gestão escolar. Alguns foram contra a proposta, deram a sua opinião e falaram qual era o seu ponto de vista.

Toda a comunidade escolar foi ouvida, mas a grande maioria escolheram aderirem a escola em tempo integral.

Escola com professores ótimos e funcionários bem legais. Porem é dona de uma má fama, pois à um tempo atrás essa escola foi considerada uma das piores do município de Macaíba, por ser um local sem ordens, era apedrejada por alunos da própria escola.

Os alunos recusavam a escola e os pais não queriam que seus filhos estudassem lá, era sempre a última opção de todos.

De alguns anos para cá isso mudou, a escola passou a ter ordem e regras, veio melhorando muito. Passaram a vê-las com outros olhos.

Mesmo depois de tanta mudança, a escola ainda é alvo de criticas, mas na maioria das vezes essas pessoas que criticam, na maioria das vezes nunca passaram um dia na escola ou se quer puseram os pés lá.

Como toda escola o Alfredo Mesquita Filho tem seus defeitos, mas tirando isso é um ótimo lugar para se aprender.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Volta as aulas – Ensino médio em tempo integral

Comprei meu material escolar a um bom tempo, já pensando como iria ser o ano letivo e principalmente o volta as aulas.

Muitos planos foram feitos, muita coisa ainda ta no papel, sabemos que a reforma da escola não vai ta pronta esse ano, talvez dure o tempo que eu ainda vou estudar lá.

Até pensei em reprovar esse ano, só para passar mais um tempo lá e ver a reforma concluída, mas não tenho coragem de fazer isso, então vamos torcer para que tudo seja o mais rápido e interessante possível.

Afinal, também vai ser ótimo participar da construção desse projeto.

As aulas da escola começam hoje, mas as minhas aulas especificamente das turmas de 2° ano, só vão começar na quarta-feira.

Isso porque os gestores da escola junto com os professores e alunos de outras escolas também em tempo integral, vão fazer um tipo de acolhimento conosco.

Na minha opinião a ideia da semana de acolhimento, foi bem bolada, pois assim os alunos terão mais tempo e oportunidade para conhecer os professores os colegas de classe e a escola no caso dos alunos novatos.

Mesmo sendo uma ideia muito bacana por esses pontos positivos, eu não to muito contente com essa semana de acolhimento, porque ela vai aumentar a minha ansiedade de ir para a escola e saber como vai ser, e isso com certeza não é bom.

Planos e metas

Fiz muitos planos para esse ano, a escola em tempo integral vai me ajudar muito nas provas que vem por aí como o Enem, é  primeira vez que vou fazer e pretendo tirar uma boa nota.

A volta as aulas em tempo integral com certeza vão ser bem eletrizantes, tenho em mente que esse vai ser um ano muito desafiador e ótimo para criar mais expectativas e obter mais perspectivas.

Vai ser algo novo que vai mudar muito minha rotina, pois normalmente eu passo a tarde sem fazer nada em casa.

Ano passado, participei de um projeto na mesma escola com alguns amigos, a monitoria de inglês, isso acaba ajudando um pouco na mudança de rotina, a diferença é que na monitoria eu só ia três vezes na semana e agora são todos os dias.

Um dos meus objetivos esse ano é participar de tudo que tiver em meu alcance, projetos escolares, eventos, me candidatar ao grêmio estudantil e ao cargo de representante dos alunos no concelho escolar.

Sou um pouco ambicioso? Sim, mas de uma forma boa.

Minhas expectativas

Assim que a proposta de ensino médio em tempo integral chegou aos meus ouvidos, logo pensei que isso seria algo incrivelmente maravilhoso, já comecei a fazer meus planos, e olha que de tudo por soube por um boato.

Minhas expectativas são as melhores, mesmo sabendo que não se deve confiar 100% no governo.

O que espero é que o que foi proposto para a escola, entre realmente em vigor, principalmente a reforma da escola que é o que mais me preocupa.

Muita coisa foi prometida para este ano inicial como as salas de descanso, refeitório e a reforma dos banheiros que é a preocupação de muitos dos alunos.

Além das salas ambiente para cada professor, os cursos, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde que segundo eles iriam passar de 35 centavos por aluno, para 4 reais, um aumento muito bom.

Meu ponto de vista

Em meu ponto de vista, o ensino em tempo integral nos trará muitos benefícios, aumentará a capacidade de aprendizado de cada um dos alunos, vai influenciar no crescimento do nosso rendimento escolar e futuramente ajudar a preencher nosso curriculum.

Tendo mais tempo na escola, Alunos como eu por exemplo, irão passar mais tempo na escola o que vai ocasionar numa melhor interação social com os outros alunos e também com os professores.

Ao contrário de muitos, eu enxergo a escola em tempo integral como um upgrade na educação do Brasil, e sim, eu quero muito essa mudança na minha.

Penso que o único ponto ruim do ensino médio em tempo integral, foram os meus amigos que vinham comigo desde o sexto ano, que tiveram que sair da escola. O que acabou como nosso plano de ter uma super festa de formatura.

Tirando isso vai ser uma boa experiência, e espero que seja bastante divertido. XD

Obrigado por ler até aqui!

Espero que tenham gostado do post, comente o que achou do post sobre voltas as aulas e deixem sua opinião sobre o ensino médio em tempo integral, como são a volta as aulas para vocês?, comente aí em baixo.

Continuem acompanhando o Demonstre, vou fazer posts semanalmente sobre a rotina da escola em tempo integral, o que ta saindo como planejado e as desilusões sobre o projeto.

4 COMMENTS

  1. Acredito em uma escola pública de qualidade e que, neste novo formato, teremos condições de contribuir com uma experiência transformadora e libertadora em educação para vocês. Suas expectativas também são as nossas.

  2. Olá João Victor!
    Gostei muito de ler o teu texto sobre as expectativas com o início do ano letivo. Você fala sobre os pontos positivos e os possíveis problemas que enfrentaremos de modo ponderado.
    De fato, não será um ano fácil, pois teremos muitas mudanças em nossa rotina escolar, mas todas elas contribuirão para um melhor aprendizado dos alunos. Teremos um ano repleto de desafios que tornarão nossa rotina mais instigante e desafiadora.
    Eu tenho muitas expectativas boas para este ano e estou feliz em participar desse projeto.

  3. Obrigado a todos pelos comentários! S2
    Com certeza esse vai ser um ano bastante cansativo e desafiador para todos nós da comunidade escolar, Professores, coordenadores, alunos. Espero que possamos nos divertir muito e acima de tudo absorver um melhor aprendizado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.