Walt Disney - Melhores filmes 13

Quem nunca ouviu falar de Walt Disney? Esse fantástico artista e criador de um império de diversões que é sucesso até os dias de hoje? Falar dele é um prazer , e portanto, o assunto do momento.

Índice: hide

Walt Disney – Melhores filmes

Desejamos  apresentar alguns filmes criados e produzidos por esse ícone. Dentre eles estão os filmes de Mickey e pato Donald, que ainda hoje encanta a garotada. Prontos para a viagem? Então vamos nesse barco!

Quem foi  Walt Disney

Walter Elias Disney foi um gênio! Produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald.

Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia ( Quem nunca desejou conhecer?) além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company.

Walt Disney passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri. Foi um período muito difícil para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai, Elias Disney (1859-1941), homem bastante severo. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a ideia de que era filho adotivo. Esse fato iria influenciar algumas de suas atitudes posteriormente.

Adolescência  e juventude de Walt Disney

Ao completar 16 anos, começou a estudar arte. Como não possuía a maioridade, foi-lhe recusada permissão quando procurou alistar-se no Exército durante a Primeira Guerra Mundial.Prontamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, foi enviado para França, onde passou um ano a dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha.

De volta aos Estados Unidos, matriculou-se na “Kansas City Arts School”. Em seguida, trabalhou em algumas agências publicitárias. A seguir, entrou para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes.

Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora “Laugh-O-Gram”, que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles.

Deslanchando na carreira

Em Hollywood, Walt Disney contratou a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender. Wrinklers não só aceitou a oferta como também aceitou pagar 1500 dólares por cada filme.

Depois de angariar dinheiro, adquirir material, contratar pessoal, Walt começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma moça convivia com personagens de cenário animado. Foi durante este tempo de imenso trabalho em que Walt conheceu sua futura esposa, Lillian Bounds Disney.

Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, também conhecido em português como Coelho Osvaldo, um grande sucesso que levou ao aumento dos preços de seus filmes

 Do Golpe sofrido, ao salto para o sucesso

Em Nova Iorque, Disney foi apanhado de surpresa. O executivo para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou as personagens, a equipe de desenhistas e as encomendas, porque as mesmas não haviam sido assinadas no nome de Walt Disney.

Walt então enviou um telegrama ao irmão dizendo que tudo estava certo e para não se preocupar, pois ele já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse.

Para superar a fase difícil e contornar os prejuízos, Ub Iwerks criou para Walt Disney o Mickey Mouse em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney.

Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.

Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer de pulmão. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.

1 –  Filme: A dança dos esqueletos – Walt Disney

Muito interessante engraçado, esse filme de Walt Disney, e seu musical se tornaram rapidamente um fenômeno de alcance mundial

Sinopse do filme a dança dos esqueletos:  de Walt Disney

Em uma noite assustadora, quando os relâmpagos e o vento uivam. Um ramo de árvore na forma de uma garra aparece. Surge também, uma coruja com medo. Neste momento portanto, o relógio na torre da igreja bate meia-noite, enviando os morcegos que voam para fora do campanário. Dois gatos em lápides lutam puxando e esticando narizes uns dos outros.

Um esqueleto acaba saindo por trás de uma lápide, assustando os gatos. Mas, após o pio de uma coruja, o esqueleto assusta, e revida jogando seu crânio nela, e arrancando fora suas penas. É hora de os esqueletos dançarem e executar passos como eles não poderiam se estivessem vivos.

Curiosidades do filme a dança dos esqueletos:

  • O curta foi animado por Ub Iwerks, Carl W. Stalling surgiu com a idéia de produzir “novidades musicais” (que mais tarde se tornaria “Silly Symphonies”). Ele veio com o conceito dos esqueletos dançantes para o primeiro da série.
  • A dança se tornou icônica e em 1994, o curta foi votado como 18º dos 50 Greatest Cartoons de todos os tempos pelos membros do campo da animação.

Ficha técnica do filme de Walt Disney: A dança dos esqueletos

Título: A Dança dos Esqueletos
Título Original: The Skeleton Dance
Ano: 1929
Direção: Walt Disney
Gênero: Animação/Curta
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme: A Dança dos esqueletos de Walt Disney

Diversão a vontade estarão lhe esperando junto com a dança do esqueleto, aproveitem! Assistam o filme e se divirtam com o amontoado de ossos.

2 –  Filme: A loja de relógios – Walt Disney

Nesse filme, não são as caveiras que dançam, mas os relógios de uma loja. já presenciou isso?

Sinopse do filme: A loja de relógios  de Walt Disney

Os vários relógios e despertadores de uma loja, dos mais diferentes tamanhos e formatos, alarmam, dançam e duelam entre si

Curiosidades do filme: A loja de relógios

  • Faz parte da série animada Silly Symphonies

Ficha técnica do filme: A loja de relógios de Walt Disney

Título: A Loja de Relógios
Título Original: The Clock Store
Ano: 1931
Direção: Wilfred Jackson
Gênero: Animação/Curta
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme: A loja de relógios de Walt Disney

O motivo, é o fato de ser animadíssimo, além de estimular o movimento também de nosso corpo. Venha logo assistir.

3 –  Filme: A branca de neve e os sete anões – Walt Disney

Não precisa nem de apresentação! Esse clássico embala gerações no momento de dormir, e faz toda menina sonhar com seu príncipe encantado! Um filme no qual Walt Disney acertou de cheio, e você poderá vê-lo em nosso canal em alta qualidade! Que tal?

Sinopse do filme:A branca de neve e os sete anões –  Walt Disney

Uma rainha muito bela, porém má e invejosa, resolve mandar matar sua enteada, Branca de Neve, uma princesa bastante bela e bondosa. Isto porque, segundo seu espelho mágico, ela era a mais bela de todas. Mas o carrasco contratado pela rainha que deveria assassiná-la, a deixa partir. Durante a fuga pela floresta, Branca de Neve encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina, e que passam a protegê-la contra todos os perigos.

Prêmios:

  • Branca de Neve e os Sete Anões foi indicado ao prêmio Oscar de melhor trilha sonora.
  • Em 1939, para comemorar o primeiro filme inteiramente animado do cinema norte-americano, o criador de Branca de Neve, Walt Disney, foi homenageado com um Oscar honorário feito sob medida: uma das estatuetas era de tamanho normal, mas fazia conjunto com outras sete pequeninas
  • Ganhou o Grand Biennale Art Trophy, no Festival de Veneza.

Curiosidades do filme: A branca de Neve e os sete anões

  • Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem animado da Disney. Colocando o estúdio a frente de todos os seus rivais.
  • O orçamento inicial de Branca de Neve e os Sete Anões era de 150 mil dólares, mas o filme acabou custando a Walt Disney a quantia de 1,5 milhão de dólares, um valor astronômico para a época. O filme levou três anos e meio para ser concluído.
  • Os movimentos da Branca de Neve foram feitos tendo como base os movimentos da dançarina Marge Champion.
  • No Brasil, a única vez que o filme foi exibido na televisão aberta foi na Sessão de Sábado, da Rede Globo no dia 25 de Dezembro de 2010 (72 anos depois de sua estreia nos cinemas brasileiros). O filme foi exibido como um especial de fim de ano da emissora.
  • Como os Irmãos Grimm eram alemães e levando-se em conta as roupas usadas pelos personagens do filme, especula-se que a história se passe na Alemanha do século 15, sendo que nesta época a Alemanha ainda não era um país unificado e era dividida em vários reinos.

Ficha técnica do filme de Walt Disney: A branca de  Neve e os sete anões

Título: Branca de Neve e os Sete Anões
Título Original: Snow White and the Seven Dwarfs
Ano: 1937
Direção: David Hand
Roteiro: Ted Sears, Richard Creedon, Otto Englander, Dorothy Ann Blank, Dick Rickard, Earl Hurd, Merrill De Maris
Gênero: Animação/Fantasia/Musical
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme de Walt Disney: A branca de neve e os sete anões.

Quem nunca ouviu ou leu essa história, nunca foi criança de verdade! Portanto, consideramos esse clássico, que ganhou diversas adaptações durante séculos, mas, nunca deixou de apaixonar crianças em todos os idiomas, um fenômeno!

Ver uma versão original, certamente será bastante curioso, principalmente para avaliar, a forma de se comunicar naquela época e como embora passe por adaptações, a mensagem permanece a mesma.

4 –  Filme Pinóquio – Walt Disney

Sinopse do filme Pinóquio:  de Walt Disney

O dono da loja de brinquedos, o velho Gepeto constrói Pinóquio, um boneco de madeira, o qual passa a tratar como filho, e que deseja se tornar gente. Numa noite estrelada, uma fada azul dá vida a Pinóquio, começando então uma fantástica aventura que vai testar a coragem, a lealdade e a honestidade do boneco, virtudes que ele tem que aprender para se tornar um menino de verdade.

Prêmios:

  • Indicado para o Oscar de 1940 nas categorias de melhor trilha sonora e melhor canção, por “When You Wish upon a Star”.

Curiosidades do filme: Pinóquio

  • O filme é baseado no livro As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi.
  • Walt Disney participou de todos os aspectos da produção, especialmente a história. Um problema enfrentado durante a produção foi que os personagens de Pinóquio não tinham o mesmo charme e carisma dos personagens de Branca de Neve e os sete anões, e que o protagonista não era forte o bastante para carregar a história.
  • Depois de seis meses, Disney resolveu parar a produção para resolver o problema, pois ele percebeu que novos elementos tinham que ser adicionados. Como resultado, surgiu o Grilo Falante, a consciência de Pinóquio que ajudaria a guiar o filme ao lado do boneco de madeira.
  • Em 1992 o filme foi digitalmente restaurado eliminando distorções na trilha sonora e revitalizando as cores. O filme foi lançado quatro vezes em vídeo, três vezes em DVD e teve um lançamento em Blu-Ray, o primeiro lançamento em VHS

Ficha técnica do filme: Pinóquio, de Walt Disney

Título: Pinóquio
Título Original: Pinocchio
Ano: 1940
Direção: Hamilton Luske, Ben Sharpsteen
Roteiro: Carlo Collodi, Ted Sears, Otto Englander, Webb Smith, William Cottrell, Joseph Sabo, Erdman Penner
Gênero: Animação, Aventura
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme: Pinóquio de Walt Disney

Esse filme é forte aliado de educadores, principalmente para ensinarem as crianças pequenas a não mentirem. ótimo filme para educação, portanto, vale a pena assisti-lo

5 –  Filme Fantasia – Walt Disney

A idéia inicial de Walt Disney era que Fantasia fosse relançado nos cinemas anualmente, sempre com um episódio novo, mas esta ideia se mostrou arrojada e cara demais para ser implementada.Após uma desastrosa performance comercial na época em que foi lançado, Fantasia foi encurtado para uma versão de 83 minutos.

 

Sinopse do filme : Fantasia de Walt Disney

O filme consiste de oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas conduzidas por Leopold Stokowski, sete deles foram apresentados pela Orquestra de Filadélfia. O compositor musical e crítico americano Deems Taylor introduz cada segmento.

Curiosidades do filme : Fantasia

  • Ganhou 2 Óscares honorários, em virtude do trabalho inovador feito no filme.
  • Prêmio Especial do festival New York Film Critics Circle Awards 1940 (EUA)
  • Durante a produção de Fantasia os animadores não receberam quaisquer instruções sobre as cores que deveriam utilizar no filme, com Disney instruindo-os a usar as cores
  • O nome do feiticeiro do episódio “O Aprendiz de Feiticeiro” é Yen Sid, que é o nome Disney escrito ao contrário.
  • Fantasia é o primeiro filme em que Mickey Mouse possui olhos com pupilas.

Ficha técnica do filme: Fantasia de Walt Disney

Título: Fantasia
Título Original: Fantasia
Ano: 1940
Direção: James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe, Norman Ferguson, Wilfred Jackson, Bill Roberts, Hamilton Luske
Roteiro: Lee Blair, Graham Heid, Carl Fallberg, Otto Englander, Phil Dike, Joe Grant, Dick Huemer
Gênero: Animação/Fantasia/Musical
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme Fantasia de Walt Disney

Muito bom para que gosta de musical, e estuda os movimentos e equilíbrio do corpo

6 –  Filme: Dumbo – Walt Disney

Muito fofa, a história de Dumbo, encanta a todos e qualquer que a leia

Sinopse do filme Dumbo:  de Walt Disney

Curiosidades do filme Dumbo:

Ficha técnica do filme Dumbo de Walt Disney

Elenco do filme

Motivos para ver o filme: Dumbo de Walt Disney

Muito fofo e interessante, esse filme de certa forma pode ser usado para treinar a as crianças, com respeito à superação e conquistas.

7 –  Filme: Alô amigos – Walt Disney

Amigavelmente esse filme mostra como americanos e brasileiros, podem se dar bem. Os brasileiros por exemplo, são receptivos e amáveis com pessoas de outros países. Brasileiro sempre terá coração quente!

Sinopse do filme: Alô amigos de Walt Disney

Membros da Disney saem por uma turnê na América do Sul e gravam as suas impressões em desenhos animados. Estes seguem em quatro seções: “Lago Titicaca” descreve os problemas do turista Pato Donald com uma lhama teimosa;

“Pedro” narra as aventuras de um avião de correio que voa sobre os traiçoeiros Andes; “El Gaucho Goofy” leva um cowboy americano aos pampas argentinos; e em “Aquarela do Brasil”, aonde ninguém menos que José Carioca, em sua primeira aparição, mostra ao pato Donald as belas vistas e sons do Rio de Janeiro.

Prêmios:

  • Recebeu três indicações ao Oscar de 1943, nas categorias de melhor trilha sonora de filme musical, melhor som, e melhor canção original, pela canção homômima.

 

Curiosidades do filme:

  •  E o sexto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e teve sua premiere no Rio de Janeiro em 24 de Agosto de 1942, nos EUA o filme foi lançado em 6 de Fevereiro de 1943.
  • A música Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, é cantada por Aloysio de Oliveira. Depois deste filme ela se tornou um sucesso internacional, sendo uma das músicas brasileiras mais conhecidas mundialmente até os dias de hoje.
  • Walt Disney estava interessado em expandir suas relações com os países da América do Sul e com o filme quis fazer uma grande homenagem aos povos sul-americanos, e em particular.

Ficha técnica do filme; Alô amigos de Walt Disney

Título: Alô, Amigos
Título Original: Saludos Amigos
Ano: 1942
Direção: Wilfred Jackson, Jack Kinney, Hamilton Luske, Bill Roberts
Roteiro: Homer Brightman, Ralph Wright, Roy Williams, Harry Reeves, Dick Huemer, Joe Grant
Gênero: Animação/Musical
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme: Alô amigos de Walt Disney

É um super aprendizado sobre diferenças culturais, mostrando também que é possível sermos unidos.

8 –  Filme: Aquarela do Brasil – Walt Disney

Um super filme que mostra a a paixão que os norte americanos, sentem pelo povo brasileiro, e confirma a riqueza desse país maravilhoso.

 

Sinopse do filme: Aquarela do Brasil, de Walt Disney

O Curta faz parte do quarto e último segmento de Saludos Amigos, e mostra, pela primeira vez, o personagem do papagaio Zé Carioca, criado especificamente para este filme. O desenho mostra Zé Carioca apresentando o samba – através das canções “Aquarela do Brasil” e “Tico-Tico no Fubá” – e a cachaça ao Pato Donald na visita deste ao Brasil.

Curiosidades do filme:

  • O filme marca a primeira aparição de Zé Carioca.
  • Para desenvolver o curta, os desenhistas da Disney, incluindo o próprio Walt Disney, viajaram até o Rio de Janeiro.
  • A produção do desenho está relacionada com os esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945),
  • O nome “Zé Carioca” surgiu da concepção de que Joe (José) é um nome comum entre países sul- americanos, e “Carioca” como conseqüência de sua vinda ao Rio de Janeiro. No Brasil, tornou-se apenas “Zé Carioca”; nos Estados Unidos e França o personagem se chama “Joe Carioca”, na Espanha e América Espanhola ele se chama “Pepe Carioca” e,
  • Apenas na Itália é que seu nome é “José Carioca”. Mas Zé Carioca tornou-se realmente famoso mais tarde, com o filme The Three Caballeros, no qual convida o Pato Donald a visitar o Brasil.
  • José Oliveira, dublador original do Zé Carioca no filme, serviu de inspiração à Disney na composição do papagaio. Ele era um músico paulista que tinha jeito de malandro, típico do brasileiro na época

Ficha técnica do filme Aquarela do Brasil de Walt Disney

Título: Aquarela do Brasil
Título Original: Watercolor of Brazil
Ano: 1942
Direção: Wilfred Jackson
Roteiro: Wilfred Jackson, Walt Disney
Gênero: Animação/Músical/Curta
Nacionalidade: Estados Unidos

Motivos para ver o filme: Aquarela do Brasil de Walt Disney

Os motivos variam, por ser um filme sensacional, assistindo-o aprende-se diferenças culturais, e muitos outros ensinos importantes para o dia a dia. Vale a pena assistir.

Fim

Aqui terminamos um incrível catálogo com Walt Disney e alguns seus melhores filmes. Para ver mais listas assim, se mantenha conectado conosco!

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.