Yoast SEO: um tutorial sobre o modo de uso e suas funções

Existem diversas ferramentas que prometem alavancar o seu blog. Hoje aprenderemos, por meio de um tutorial, as principais funções e o modo de uso de um dos plugins mais utilizados quando se fala em garantir o sucesso de um blog: Yoast SEO!

Yoast SEO

Yoast SEO é um dos plugins mais populares entre os criadores de blogs. Sua função é otimizar o conteúdo do site, sempre alertando na hora da produção do post alguns aspectos que devem melhorados ou reformulados.

Alguns desses melhoramentos indicados pelo plugin auxiliam a melhorar o ranqueamento dos sites nos motores de busca. Muitos utilizam essa ferramenta justamente para efetuar esses melhoramentos, que são basicamente atributos de SEO on-page, ou seja, ajustes dentro do próprio site.

Em usuários de primeira viagem, há sempre dúvidas pertinentes ao uso do Yoast SEO, tais como:

  • Só posso postar quando todas as bolinhas estão verdes?
  • O Yoast vai me penalizar se eu fizer X ou Y?
  • Preciso aumentar a densidade da minha palavra-chave!

Pensando nessas dúvidas, resolvemos criar este tutorial para te ajudar a entender como o Yoast SEO funciona.

Tutorial: Considerações iniciais – Yoast SEO

Começaremos com conceituações básicas acerca desse plugin.

O que é o Yoast SEO?

Yoast SEO é uma ferramenta que tem como função “julgar” a qualidade do seu texto. Essa ferramenta utilizará como critérios os atributos de SEO on-page para avaliar o seu texto em ótimo, bom e ok. Essa avaliação fica visível na barra de ferramentas desse plugin com as respectivas colorações: verde, amarelo e vermelho.

SEO e Readability

As três possíveis avaliações do Yoast SEO são : Verde, laranja (ou amarelo) e vermelho, aparentando um sinal de trânsito.

  • Verde: siga em frente, poste!
  • Amarelo: dá para melhorar
  • Vermelho: PARE!

Dessa forma, o SEO vai ser uma junção de cada avaliação dada pleo Yoast SEO, que trata-se de uma simulação de como seria o julgamento do motor de busca diante do texto. Portanto, se observamos as cores amarelo ou vermelho em algum setor do Yoast significa que existe muitos erros durante o texto.

Desse modo, essas colorações que possuem um valor negativo indicam que boa parte das práticas de melhorariam o ranqueamento do seu site por meio do SEO on-page estão sendo ignoradas.

Já a Readability trata-se de um  escaneamento do texto e auxilia o leitos na hora da leitura. Portanto, tem como função mostrar ao escritor se os parágrafos, as sessões, os títulos, os subtítulos e as frases estão muito grande.

Além da avaliação do conteúdo em si, outros aspectos como título e meta descrição são avaliados no Yoast SEO. Esses atributos, título e meta descrição, serão comentados a seguir.

Tendo em vista isso, vamos agora começar a utilização desse plugin. Primeiro é necessário a sua instalação. Portanto, vá até a parte de plugins, e clique em adicionar novo.

Em seguida, você será redirecionado a uma página de destaques de plugins. Nela, basta buscar pelo plugin desejado, no motor de busca desta página, e por fim clicar em instalar.

E está feita a instalação no seu blog.

Configuração do seu plugin – Yoast SEO

Encontre a opção SEO na barra lateral do seu WordPress, e em seguida selecione Geral

Após isso, você será redirecionado a essa página:

As configurações serão realizadas em cada aba. Dessa forma, em cada sessão você irá fazer:

  • Geral: nela você poderá restaurar as configurações iniciais, e fazer um tour de introdução a ferramenta.
  • Suas informações: lá você poderá colocar o nome do site, e um nome alternativo para o seu blog. Bem como, você poderá indicar se esse blog é algo pessoal ou refere-se a uma empresa.
  • Ferramentas para Webmaster: aqui você sinalizará para qual ferramenta, se para  Google Search Console, Alexa, Ferramentas de Webmaster do Bing ou Yandex, você configurará seu blog.
  • Segurança: Se você for dono de um site com apenas um autor você não tem muito com o que se preocupar nesse momento e não precisa marcar a opção. Entretanto, se seu site tem diversos autores que podem postar, adicionar conteúdos e acessar o site, essa sessão pode ser de grande ajuda.

Se a opção acima estiver desmarcada algumas seções mais avançadas de configurações, como redirects, podem ficar visíveis para todos os autores do blog.

Tutorial título de metadados- Yoast SEO

Abaixo de geral, na lateral esquerda da tela de administrador do site, você encontrar na seção de Yoast SEO a opção de Títulos e metadados. Essa parte irá se dividir em:

  • Geral: aqui você poderá definir a forma que o seu título aparecerá nas SERPs. Por exemplo “nome do site | entre em contato” ou “nome do blog – entre em contato”.
  • Página inicial: nessa parte você poderá alterar os títulos da página inicial do seu blog.
  • Tipos de Posts: aqui será possível criar templates para post (título e meta descrição). Essa configuração pode ser padronizada ou diferente para cada post. Já o meta robot é necessário marcar a opção index, pois isso permitirá que os motores de busca te avaliem.
  • Taxonomias:essa parte é destinada a blogs que possuem variadas categorias ou tags para organizar os posts.
  • Arquivo:Aqui você poderá criar uma forma de organizar seus posts e escolher se irá indexá-los ou não.

Social

Nesta categoria você irá configurar em quais redes sociais você gostaria de compartilhar seu conteúdo.

Essa parte é uma das mais intuitivas do Yoast SEO, onde você só precisa colocar os links das suas redes sociais.

Site maps

Nessa opção você irá configurar os sitemaps de forma simples e prática.

No Yoast o seu sitemap é confeccionado automaticamente, e tudo que você precisa fazer é atualizá-lo adicionando um novo comentário, e a partir disso, os motores de busca serão comunicados notifica os buscadores quando você adiciona novos conteúdos.

Avançado

Essa seção é dividida em 3 categorias:

  • Breadcrumbs: é uma opção na categoria de avançados, que quando é habilitada permite mostrar, logo abaixo do título do texto, no motor de busca, os caminhos que seguidos dentro do site permitem o acesso ao texto.
  • Links permanentes: essa opção do Yoas SEO é destinada a tornar as URL mais amigáveis
  • RSS: essa seção é destinada a procurar na internet outros locais que o seu texto pode ter sido postado sem sua permissão.

Consolo de busca

Essa última configuração diz respeito aos blogs que utilizam o Google Search Console. Para utilizar corretamente essa opção você precisará de um código de autorização para se conectar ao Search Console

Após isso, você verá uma lista com erros em suas páginas, e a partir disso poderá organizá-los direto do seu dashboard.

Em seguida basta usar o Yoast SEO em seus post. Deixamos aqui uma dica de texto para você entender mais como é o Yoast na prática

Obrigado por querer aprender Yoast SEO

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido Yoast SEO.

Add Comment